10 ideias de lanches para comer antes do treino na hora do almoço

comer antes do treino na hora do almoço

A rotina é intensa, as horas passam depressa e quando nos damos conta, não conseguimos realizar o treino do dia. Daí, passa-se mais uma semana, mais um mês e nada de exercícios! Puxa! Quem nunca já passou por isso? Algumas pessoas encontraram uma solução para esse problema: treinar no horário do almoço. MAS, surge a dúvida… o que comer antes do treino na hora do almoço?

Muita gente treina durante o horário do almoço porque este é o único horário disponível, porém, por causa da rotina corrida, é muito comum se esquecerem de comer alguma coisa antes. Às vezes a última refeição foi às 06h00 no café da manhã ou até mesmo a pessoa nem comeu nada ainda no dia e vai fazer exercícios de jejum (perigo, perigo!!).

Por que preciso comer antes do treino na hora do almoço?

A refeição que antecede os exercícios (pré-treino) é fundamental para fornecer energia ao nosso corpo durante a realização dos exercícios, ajudando a prevenir a hipoglicemia e contribui para melhor sensação de saciedade pós-treino, evitando aquela vontade de comer um monte de comida depois!

Recomenda-se priorizar antes do treino a ingestão de alimentos de fácil digestão, como os carboidratos com índice glicêmico baixo (absorção lenta dos carboidratos).

Nutri, ajuda aí com umas ideias do que comer antes do treino na hora do almoço!

Confira essas dicas e receitinhas deliciosas. Não tem desculpa para não comer bem e saudável antes dos exercícios, heim!!

▶︎ Ideia 1

Banana com aveia e canela (opcional)

▶︎ Ideia 2

Pão integral com queijo branco

▶︎ Ideia 3

Pão integral com pasta de amendoim sem açúcar

▶︎ Ideia 4

Salada de frutas + 1 col. Sopa de mix de fibras (farelo de aveia e farinha de linhaça)

▶︎ Ideia 5

1 iogurte desnatado sem açúcar + 2 col. Sopa de granola sem açúcar (pode ser aveia também)

▶︎ Ideia 6

Biscoito de arroz integral com geleia sem açúcar

▶︎ Ideia 7

Crepioca com queijo branco

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 col. Sopa de goma de tapioca
  • 1 col. Sopa de chia
  • Recheio: 1 fatia de queijo branco

Modo de preparo

Misturar o ovo, a goma de tapioca e a chia e mexer bem com a ajuda de um fuet ou garfo. Temperar à gosto e levar à frigideira antiaderente até dourar os dois lados. Acrescentar o queijo branco.

▶︎ Ideia 8

Aveioca com pasta de amendoim sem açúcar

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 col. Sopa de farelo de aveia
  • 1 col. Sobremesa de chia
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

Misturar o ovo, o farelo de aveia, a chia e o orégano e mexer bem com a ajuda de um fuet ou garfo. Temperar à gosto e levar à frigideira antiaderente até dourar os dois lados. Acrescentar a pasta de amendoim sem açúcar.

▶︎ Ideia 9

Batata doce assada com alecrim

Ingredientes       

  • 1 batata doce grande bem lavada picada em rodelas (não descascar)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • Alecrim
  • Azeite

Modo de preparo

Cortar a batata doce com casca em rodelas (é importante lavar bem a batata). Disponha-a em uma forma grande. Temperar com sal e pimenta. Colocar alecrim por cima. Regar com um fio de azeite por toda a batata. Assar em forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos ou até que as batatas estejam bem douradas.

                                                                                                              

▶︎ Ideia 10

Bolinhos crocantes

Ingredientes

  • 100 g de peito de frango desfiado
  • 50 g de batata doce cozida
  • Temperos a gosto (cebola, orégano, pimenta, sal)
  • Tomate (opcional)
  • Cenoura ralada (opcional)

Modo de preparo

No mixer ou no liquidificador, bater 50 g batata doce cozida, acrescentando água aos poucos até que a mistura vire uma massa com consistência um pouco mais rala que um purê. Misturar essa massa ao frango desfiado e os temperos escolhidos.

A mistura do frango com a batata doce terá uma consistência suficiente para fazer bolinhos com uma colher de sopa. Distribuir os bolinhos em uma forma antiaderente, e levar ao forno baixo / médio por cerca de 30 a 40 min.

▶︎ Ideia 11 Extra! 😉

Experimente a receita do bolinho crocante usando a mandioca no lugar da batata doce, também fica sensacional! 

E aí, gostou dessas ideias de lanches para comer antes do treino na hora do almoço?

Vale lembrar que a quantidade precisa ser ajustada de acordo com as suas necessidades nutricionais e objetivo, então na dúvida, procure um nutricionista!

Depois de comer alguma dessas receitinhas e treinar, você certamente vai voltar para o trabalho com muito mais pique, já que o corpo libera neurotransmissores, como a endorfina, que deixam qualquer pessoa mais disposta.

Agora ficou fácil treinar na hora do almoço, não é!? Alimente-se bem e bons treinos!

Você quer mais receitinhas do que comer antes do treino? Confira esse artigo com 10 receitas incríveis para comer antes do treino!

Referências

CRUZAT, VF et al., Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação. Rev Bras Med Esporte, v. 13, n. 5, p. 336-342, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n5/11.pdf>

Natue. Pré-treino. Disponível em: https://www.natue.com.br/natuelife/receitas/pre-treinos/. Data de acesso: 18/08/2017.

(SBME), Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev 4 Bras Med Esporte, São Paulo, v. 15, n. 3, p.3-12, 2009.

Mirelli Dantas Andrade

Nutricionista | CRN 3-41051

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2013, especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada AVM desde 2015 e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Possui aprimoramento profissional em nutrição clínica pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atua como consultora de Nutrição, oferecendo hábitos mais saudáveis para que a qualidade de vida e produtividade seja prioridade para empresários.

Veja todos os posts de Mirelli Dantas Andrade