Abra os olhos e descubra 19 nomes disfarçados para o açúcar no rótulo

Abra os olhos para os 19 nomes disfarçados do açúcar no rótulo

Que o açúcar está presente em grandes quantidades nos alimentos industrializados não é novidade! Mas se você tem o costume de ver a lista de ingredientes e procura apenas pela palavra açúcar no rótulo, tenho uma má notícia: Esse produto pode ser mais açucarado do que você imagina! Isso porque existem vários outros nomes para esse mesmo ingrediente. Você sabe quais são eles?

Açúcar no rótulo não é só identificado com o nome açúcar

Infelizmente, ainda não é obrigatória a informação da quantidade de açúcar na tabela nutricional. Ele vai estar incluso na parte de carboidratos!

Então o jeito de você saber se esse alimento tem muito açúcar é vendo a LISTA DE INGREDIENTES do produto.

Dá uma olhadinha na lista abaixo e veja quais são os diferentes nomes que o açúcar pode ter!

Diferentes nomes para o açúcar no rótulo dos alimentos

  • Açúcar
  • Açúcar demerara
  • Açúcar cristal
  • Açúcar mascavo
  • Mel
  • Melaço/melado
  • Maltodextrina
  • Dextrose
  • Frutose
  • Açúcar orgânico
  • Concentrado de frutas/néctar
  • Xarope de milho
  • Xarope de malte
  • Xarope de glicose
  • Glicose
  • Glucose
  • Açúcar invertido
  • Sacarose
  • Lactose
  • Amido modificado

Alguns têm nomes conhecidos, mas outros você nem desconfiava que fossem açúcar né? Mas todos são!

E por que é tão importante eu saber identificar o açúcar no rótulo dos alimentos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um consumo de açúcar 50% ACIMA do que deveria!

Por isso, a nova diretriz recomenda uma redução do consumo de açúcar de 10% para 5% do total das calorias diárias.

Isso significa 25 gramas de açúcar por dia – equivalente a cerca de 5 colheres rasas de chá.

Nesse momento você já pode estar pensando: “Mas eu não adiciono açúcar em quase nada durante o dia e fujo das prateleiras de biscoitos recheados, chocolates, etc. no supermercado”.

E é exatamente aí que muitas pessoas se enganam!

Os açúcares não estão presentes apenas nos alimentos doces, eles podem ser encontrados onde menos esperamos: nos alimentos salgados!

Molho de tomate, pães, catchup, biscoitos salgados…Sim! Eles podem, e na grande maioria das vezes, TEM AÇÚCAR!

Então não vale ler só o rótulo dos alimentos doces, tá?

Vamos começar a fazer esse exercício e identificar a quantidade de açúcar que tem nos alimentos que você costuma comprar?

Pegue alguns alimentos que você tem aí no seu armário e dá uma olhadinha em quantos tipos de açúcar você encontra. Repare também em que lugar da lista de ingredientes que eles aparecem!

Você vai se surpreender com a quantidade de açúcar que vai encontrar em alguns alimentos, inclusive em alguns considerados saudáveis, como a barra de cereal.

No começo pode ser um exercício bem trabalhoso, mas só assim você saberá que tipo de alimento você está levando para dentro da sua casa!

E garanto que sua saúde vai agradecer muito essa redução de açúcar!

Vale a pena tentar!

Referências

Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Guia da OMS recomenda redução no açúcar. Disponível em: www.asbran.org.br. Acesso em 08 de abril de 2018.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). O açúcar que você não vê. Disponível em: www.idec.org.br. Acesso em 08 de abril de 2018.

Sophie Deram. Excesso de açúcar – você sabe o que está consumindo? Disponível em: www.sophiederam.com. Acesso em 08 de abril de 2018.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

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