26 . dez . 2017 Datas Comemorativas  Natal  

7 dicas para uma alimentação leve após a ceia de Natal

alimentação leve após a ceia de Natal

“Então é Natal e o que você fez?” Ihhh… Dei aquela jacada nutri! O que eu faço agora? Calma, não se preocupe, vou te dar dicas para você ter uma alimentação leve após a ceia de Natal! Ainda bem que o Natal é só uma vez por ano, né!?

Durante o Natal, na maioria das vezes, cometemos excessos tanto com a comida quanto com a bebida, sobrecarregando nosso corpo. Por isso, os dias após a ceia de Natal são um momento de repor as energias e nos prepararmos para o réveillon. Por isso, é importante que você tenha uma alimentação leve para que ajude o organismo a retornar ao seu equilíbrio!

Vem conferir 7 dicas para você ter uma alimentação leve após a ceia de Natal!

Dica 1: Hidrate-se!

É muito importante que nosso corpo esteja bem hidratado! Lembre-se, em média, 65% do nosso corpo é constituído de água! E, além disso, a água é fundamental para o funcionamento adequado do corpo!

Dica 2: Dê preferências as frutas, verduras e legumes!

Além de serem alimentos saborosos, são ricos em vitaminas e minerais essenciais para que seu corpo retorne ao equilíbrio! E ainda são alimentos de fácil digestão!

Dica 3: Inclua oleaginosas no seu cardápio!

Nozes, castanhas, avelã e pistache são ótimas fontes de gorduras insaturadas e são ricas em antioxidantes!

Dica 4: Evite alimentos gordurosos!

Seu organismo já está sobrecarregado pelo excesso de comida e/ou bebida da noite anterior, então evite carnes gordurosas e frituras! Prefira os alimentos assados, grelhados ou cozidos!

Dica 5: Evite açúcares!

O excesso de açúcar é prejudicial em qualquer ocasião, mais ainda quando seu fígado está sobrecarregado desintoxicando o seu corpo! O excesso de açúcar é metabolizado no fígado, por isso evite-o após a ceia de Natal!

Dica 6: Invista em fibras!

Elas dão saciedade, melhoram o trânsito intestinal e ajudam a recuperar a flora intestinal! Coma cereais integrais, aveia, linhaça, chia, frutas, verduras e legumes!

Dica 7: Coma proteínas de fácil digestão!

Após a ceia de Natal, prefira proteínas que são digeridas mais facilmente, como ovos, peixe e frango, pois elas são de excelente qualidade alimentar e ainda possuem menos gorduras, facilitando a digestão!

Viu só? Dá para se recuperar da jacada do Natal e chegar no réveillon bem novamente, plena!

E para a alegria de todos nós: “… o ano termina e nasce outra vez!”

Referências

Guia alimentar para a população brasileira. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

Priscila Tomaz Nutricionista

Priscila Tomaz

Nutricionista | CRN 9-12812

Apaixonada pela nutrição. Tem um brilho no olhar em poder ajudar as pessoas a melhorar a qualidade de vida e a alcançar seus objetivos. Tem para si que alimentar-se é mais que nutrir o corpo. É, também, relacionar-se com o emocional e o comportamental. Tem como objetivo mostrar que a nutrição não é um conjunto de regras com vários tabus e sim uma ciência que leva em consideração a pessoa como um todo, sua individualidade, sua personalidade, sua cultura. Que alimentar-se bem é simples e deve ser um prazer e não uma tortura ou terrorismo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa desde 2012 e pós-graduada em “Nutrição e exercícios aplicados à prevenção e ao tratamento de doenças” pela Universidade Estácio de Sá desde 2014.

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