Vai fazer intercâmbio? 9 dicas para você manter uma alimentação saudável morando no exterior

alimentação saudável morando no exterior

O intercâmbio é uma prática muito comum hoje em dia. É uma maneira de agregar conhecimento científico, aprender novos idiomas, novas culturas e até quem sabe novos hábitos, sejam eles culturais ou alimentares. Mas você vai pra um país diferente, onde você não conhece nada e, muita das vezes, não conhece ninguém. Então o que vou fazer? O que vou comer? Como vou manter uma alimentação saudável morando no exterior?

Muita calma nessa hora! Não se desespere que a nutri vai te dar algumas dicas!

9 dicas para você manter uma alimentação saudável morando no exterior

1ª Conheça os hábitos do país que vai fazer o intercâmbio

  • Pesquise sobre a cultura do país!
  • O que eles têm o hábito de fazer e comer?
  • Qual o horário que as lojas funcionam e que eles dormem?
  • Se eles fazem refeições completas ou se fazem mais lanches?
  • Quais são as comidas típicas, se frutas, verduras e legumes são de fácil acesso?

Conhecer um pouco a cultura do país é o primeiro passo para você se organizar e ter uma alimentação saudável morando no exterior.

2ª Crie uma rotina e se organize

  • Que horas você vai estudar?
  • Que horas vais se alimentar?
  • Quantas refeições irá fazer?
  • Que horas vai fazer compras?
  • Que horas vai conhecer os postos turísticos?

Programe-se! Separe um horário para ir ao supermercado e ao sacolão e um horário para cozinhar, coloque horários para suas refeições e não deixe para fazer tudo em cima da hora. Dessa maneira, além de se alimentar melhor, você aproveita melhor seu dia!

3ª Cozinhe

Cozinhe! Isso mesmo: cozinhe! Além de ser prazeroso e uma terapia, quando você cozinha é garantido que sua refeição será de qualidade e saborosa! Utilize alimentos in natura ou minimamente processados, pois são mais saudáveis. Utilize temperos naturais que além de saborosos, são ricos em antioxidantes e vitaminas! E se o seu tempo for curto, prepare todas as refeições da semana e congele as porções, assim você não terá desculpas para não se alimentar bem!

4ª Prepare seus lanches

Quando for sair, seja para estudar ou conhecer a cidade, leve com você seus lanches! Eles devem ser preparados de acordo com suas necessidades: eles podem ser desde uma fruta e oleaginosas a uma refeição completa! Isso evita que você cai em tentação e coma alimentos ricos em açúcares, sódio e gorduras!

5º Pesquise os restaurantes locais

Faça uma pesquisa na região em que você vai morar para saber quais restaurantes e lanchonetes existem próximo da sua casa e dos pontos turísticos. Procure se informar o que eles servem, quais têm opções mais saudáveis, qual o custo das refeições! Dessa forma, quando você sair para comer fora já sabe para onde ir!

6ª Dê preferências a alimentos in natura: frutas, verduras e legumes

Prefira alimentos in natura: frutas, verduras e legumes! E se possível compre-os em feiras locais, pois não terão agrotóxicos (além de você poder conhecer os moradores locais)! Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais e permitem, ainda, que sejam preparados de diversas maneiras, proporcionando a você diferentes aventuras gastronômicas!

7ª Evite enlatados e congelados

Alimentos enlatados e congelados, em sua maioria, são alimentos ultraprocessados com alto teor de sódio, açúcares e gorduras! São alimentos que devem ser evitados ao máximo! Por mais que eles sejam mais práticos, não caia nesse golpe!

8ª Experimente novos sabores: alimentos e comidas típicas!

Você estará em um país diferente, com uma cultura diferente, então aproveite! Descubra quais são os alimentos (frutas, bebidas, hortaliças) e pratos típicos da região e experimente! Experimente independente se eles são saudáveis ou não! Temos que conhecer novos sabores, ter novas experiências! Lembre-se: comida também é cultura!

9ª Faça exercícios físicos

Essa não é uma dica relacionada à alimentação, mas sim a saúde! Não deixe de praticar atividade física quando estiver fazendo seu intercâmbio! Faça atividades ao ar livre, aproveite os parques e praças da cidade, porque além de se exercitar, você estará conhecendo novos lugares!

No mais, aproveite seu tempo nesse novo país da melhor forma possível!

Priscila Tomaz Nutricionista

Priscila Tomaz

Nutricionista | CRN 9-12812

Apaixonada pela nutrição. Tem um brilho no olhar em poder ajudar as pessoas a melhorar a qualidade de vida e a alcançar seus objetivos. Tem para si que alimentar-se é mais que nutrir o corpo. É, também, relacionar-se com o emocional e o comportamental. Tem como objetivo mostrar que a nutrição não é um conjunto de regras com vários tabus e sim uma ciência que leva em consideração a pessoa como um todo, sua individualidade, sua personalidade, sua cultura. Que alimentar-se bem é simples e deve ser um prazer e não uma tortura ou terrorismo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa desde 2012 e pós-graduada em “Nutrição e exercícios aplicados à prevenção e ao tratamento de doenças” pela Universidade Estácio de Sá desde 2014.

Veja todos os posts de Priscila Tomaz