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14 . fev . 2017 Bem Estar  Mudança de Hábitos  

Acelerar o metabolismo: desvendamos 4 mitos e verdades!

acelerar o metabolismo

É muito comum ouvirmos as frases “Tenho metabolismo lento”, ou “fulana come de tudo e não engorda – o metabolismo dela é bom”, ou “Como pouco e mesmo assim engordo”.

Mas, o que é o metabolismo afinal?

Metabolismo, é o processo pelo qual nosso organismo converte os alimentos que ingerimos na energia que precisamos para sobreviver, ou seja, nosso corpo funciona como uma máquina, digerindo alimentos, absorvendo nutrientes e enviando-os para fornecer energia para todas nossas células. É certo que o metabolismo está relacionado com a manutenção e ou ganho e perda de peso, mas existem diferenças no metabolismo de cada pessoa e existem diversas maneiras de apoiar o metabolismo e auxiliar no processo saudável de perda de peso sem restrições e radicalismo.

E será que é possível acelerar o metabolismo?

A Academy of Nutrition and Dietetics publicou um artigo que aborda mitos e verdades sobre o metabolismo. Confira:

MITO 1: Nossa taxa de metabolismo não pode mudar

A verdade: O termo metabolismo basal, ou taxa metabólica basal (TMB) se refere à quantidade mínima de energia (calorias) que o nosso corpo precisa para manter nossas funções vitais no repouso, ou seja, é o nosso combustível para podermos respirar, ter batimentos cardíacos e trabalho cerebral. A massa muscular magra, por sua vez, interfere no quão nosso metabolismo é acelerado ou não, pois o músculo queima mais calorias por hora do que a gordura.

Portanto, embora seja verdade que a genética ajuda a determinar a nossa TMB, nós podemos acelerar o metabolismo aumentando a massa muscular magra. Busque orientação de um profissional para realização dos exercícios adequados.

Dica de leitura: Nós falamos mais sobre como funciona o nosso metabolismo nessa matéria: Metabolismo: Descubra como ele funciona e atinja seus objetivos!

MITO 2: Ingerir grandes quantidades de chá verde e pimenta pode acelerar o metabolismo

A verdade: A ingestão de um único alimento ou até mesmo de um suplemento por si só não vai otimizar o funcionamento do metabolismo. Não existem alimentos mágicos nem milagrosos.

De fato, alguns estudos comprovam o efeito termogênico destes e de outros alimentos que podem auxiliar no processo de emagrecimento, mas veja, a palavra auxiliar já diz tudo. É preciso ter uma alimentação saudável e equilibrada como um todo, bem como estilo de vida saudável. Não adianta tomar 1 litro de chá verde e na janta comer um fast food. Portanto, se você tem hábitos alimentares saudáveis e realiza escolhas assertivas, ao inserir alimentos como chá verde, pimenta e outros termogênicos (desde que os tolere bem) poderá ter resultados mais positivos e metabolismo mais acelerado.

Dica de leitura: Confira 9 Alimentos Termogênicos para acelerar seu metabolismo

MITO 3: Comer a noite retarda nosso metabolismo

A verdade: O excesso e a qualidade do que você que interferem no funcionamento do metabolismo a noite.

Realmente, nosso metabolismo fica mais lento durante a noite, já que gastamos menos energia, pois diminuímos nossas atividades e dormimos, mas são as calorias extras que retardam o metabolismo e não o horário que nos alimentamos. Se não comer no período da noite, há possibilidades de até perder peso, mas será uma perda de massa magra e como já vimos anteriormente, vai influenciar de forma negativa no metabolismo. Então tudo bem comer a noite, mas coma coisas leves e saudáveis, evite sempre os produtos industrializados.

Dica de leitura: Falamos mais sobre o assunto na matéria Comer a noite engorda?

MITO 4: Dietas com restrição calórica e pular refeições contribuem para perda de peso

A verdade: Quando pensamos em perda de peso, precisamos lembrar que é necessário ingerirmos menos calorias do que gastamos, porém uma grande restrição pode promover uma desaceleração do nosso metabolismo, pois toda dieta radical e restritiva leva a uma perda de massa magra.

Por outro lado, nosso corpo funciona como uma máquina, precisamos de combustível a todo instante para nos mantermos vivos, se ficamos grandes períodos de jejum, nosso organismo já começa a utilizar o músculo como fonte energética. Portanto, dietas restritivas e muito tempo em jejum não contribuem para uma perda de peso saudável e sustentável.

Dica de leitura: Na matéria Fazer dieta desacelera o metabolismo e engorda! falamos muito mais sobre o efeito negativo da privação calórica e dietas restritivas!

Referências

Leite. P. O que é Metabolismo e Como Afeta seu Peso. Disponível em: < http://noticias.r7.com/saude/mundo-boa-forma/o-que-e-metabolismo-e-como-afeta-seu-peso-02022016>. Acesso em: 06/02/2017.

Wolfram T. 4 Metabolism Myths and Facts. Academy of Nutrition and Dietetics. Jan, 2017. Disponível em: <http://www.eatright.org/resource/health/weight-loss/tips-for-weight-loss/metabolism-myths-and-facts>. Acesso em: 06/02/2017.

Mirelli Dantas Andrade

Nutricionista | CRN 3-41051

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2013, especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada AVM desde 2015 e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Possui aprimoramento profissional em nutrição clínica pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atua como consultora de Nutrição, oferecendo hábitos mais saudáveis para que a qualidade de vida e produtividade seja prioridade para empresários.

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