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Achocolatado: Qual o mais saudável?

opção saudável de achocolatado

Os achocolatados em pó são frequentemente incluídos na alimentação de crianças e até mesmo de adultos para dar sabor ao leite, sendo muitas vezes utilizados em grandes quantidades diárias.

O que muitos não sabem é que a quantidade de açúcar adicionado a esse achocolatado chega a ser 10 vezes maior do que a de cacau, fazendo com que o produto seja composto por aproximadamente 70% de açúcar. Portanto, é importante ficar de olho no que você está dando para seu filho, pois o consumo excessivo desse produto, por conter muito açúcar, pode causar diversos problemas como obesidade e cárie.

Para lhe ajudar a entender um pouquinho do que são feitos esses achocolatados, segue abaixo a comparação de 4 marcas encontradas no mercado:

MARCA 1

achocol-01 Ingredientes

Açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais, vitaminas, emulsificante lecitina de soja, antioxidante ácido ascórbico e aromatizantes. Contém glúten. Contém traços de leite.

  • Açúcar é o ingrediente em maior quantidade no alimento (1º na lista de ingredientes);
  • Maltodextrina (3º ingrediente em maior quantidade) – Carboidrato que é rapidamente transformado em glicose no sangue;
  • 20g do produto contém 15g de açúcar;
  • Pote de 400g contém no total 300g de açúcar.

CONCLUSÃO Marca 1: 75% DO PRODUTO É AÇÚCAR!!!

MARCA 2

achocol-02 Ingredientes

Açúcar, cacau em pó, Extrato de malte, Sal cloreto de sódio, soro de leite em pó, Leite desnatado em pó, vitamina C, vitamina B3, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B1, vitamina A, Vitamina D, lecitina de soja, aromatizante. Contém glúten.

  • Açúcar é o principal ingrediente;
  • Porção de 20g contém 18g de açúcar;
  • Pote de 400g contém 360g de açúcar;

CONCLUSÃO Marca 2: 90% DO PRODUTO É AÇÚCAR!!!

MARCA 3

achocol-03 Ingredientes

Açúcar, extrato de cereal (cevada e malte), glucose, cacau em pó, soro de leite em pó, Leite em pó integral, ovo em pó, sal, vitaminas (niacina, E, ácido pantotênico, B1, B6, B2, A, ácido fólico, D e B12), minerais (cálcio, ferro, zinco, manganês, iodo), canela em pó, regulador de acidez carbonato de sódio, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. Contém glúten.

  • A informação nutricional não especifica a quantidade de açúcares, porém o mesmo continua em 1º lugar na lista de ingredientes;
  • O terceiro ingrediente em maior quantidade é a glucose, outro tipo de açúcar;
  • O cacau em pó aparece apenas em 4º lugar na lista de ingredientes.

MARCA 4

achocol-04 Ingredientes

Cacau em pó solúvel, açúcar e aromatizante. Não contém glúten.

  • O cacau é o principal ingrediente;
  • A informação nutricional não especifica a quantidade de açúcares, porém apesar de conter esse ingrediente, ele não é o principal, aparecendo apenas em 2º lugar na lista;
  • Pode ser utilizado por pacientes celíacos, pois não possui glúten;
  • Não possui sódio;
  • Possui fibra alimentar.

Mas e o achocolatado na versão light, é melhor?

Quando comparamos as versões originais acima com as suas versões light percebemos uns valores bem diferentes de açúcares e calorias, nos dando a impressão que houve uma redução de aproximadamente 50% desses ingredientes, porém o que ocorre é uma redução na porção, nem sempre nos ingredientes.

Marca 1

Nesse caso, a informação nutricional do produto tradicional é referente a uma porção de 20g do produto e a da versão light referente a 9,5g. Quando transformamos os valores da versão tradicional para 9,5g do produto podemos então fazer a comparação correta dos dois produtos:

energie_achoc-comp1

  • Redução de apenas 0,8g de açúcar da versão tradicional para a versão light, por porção;
  • Mesmo na versão light o produto continua possuindo mais de 50% do conteúdo de açúcar.

Marca 2

Ocorre o mesmo processo da marca anterior, onde na versão tradicional a porção é de 20g e na versão light de 10g. energie_achoc-comp2

  • Redução de 1,8g de açúcar da versão tradicional para a versão light, por porção;
  • A versão light ainda apresenta 72% do seu conteúdo sendo açúcar.

Marca 3 e 4

Não apresentam a versão light!

E o achocolatado DIET?

Os achocolatados diet não tem adição de açúcar, por isso acabam tendo uma redução na quantidade de calorias. Porém, a maioria dos achocolatados desse tipo acabam adicionando uma grande quantidade de adoçantes artificiais, como acessulfame-K, ciclamato de sódio, aspartame, entre outros, que em excesso podem causar danos para a nossa saúde.

Como substituir o achocolatado na sua refeição ou do seu filho?

O cacau em pó 100% sem açúcar é uma ótima opção, pois ele tem ação antioxidante, vasodilatadora, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, ajuda a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e ainda melhora a concentração e proporciona energia.

Porém, como o sabor do cacau é mais amargo, seu filho pode estranhar no início por estar acostumado com o sabor mais adocicado dos achocolatados, portanto, para iniciar você pode começar adicionando um pouco de açúcar mascavo na mistura e ir reduzindo durante os dias até seu filho ir acostumando com o sabor mais forte do cacau.

Outra dica legal é bater o leite com morango e outras frutas, assim cada dia o leite terá uma cor e um sabor diferente, além de uma variedade de nutrientes e fibras.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

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