05 . out . 2017 Maternidade  Prevenção e Saúde  

Planejando engravidar? Saiba como a alimentação influencia na fertilidade

alimentação influencia na fertilidade

Se você está planejando engravidar precisa saber que a alimentação e o estilo de vida têm grande influência na fertilidade, seja ela na mulher, ou no homem!

Primeiramente vamos começar falando do principal motivo que leva à infertilidade feminina: o peso.

Estudos mostram que o baixo peso, o sobrepeso e a obesidade são condições que aumentam a infertilidade e os desfechos gestacionais indesejados, por levar a alterações no funcionamento do sistema reprodutor e interferir negativamente na saúde reprodutiva do ser humano. Distúrbios hormonais, desequilíbrios entre nutrientes, resistência à insulina, dificuldade ou ausência de ovulação e alteração da quantidade ou qualidade dos espermatozoides são algumas das consequências do estado nutricional inadequado que podem aumentar o tempo ou impedir que uma gestação ocorra de forma natural.

Endometriose e a Fertilidade

Outro risco de infertilidade que algumas mulheres apresentam é quando está associado à endometriose, uma doença em que acontece uma “menstruarão retrógada”, caracterizada por uma menstruação que acontece fora do útero e atinge outros órgãos.

Por esse motivo, foi estudado dois suplementos alimentares chamados L-carnitina e N-acetilcisiteína, a fim de amenizar os riscos de infertilidade na endometriose. Depois de muita análise e investigação, o estudo constatou que a L-carnitina se mostrou eficiente, mas ainda faltam maiores evidências para ser realmente prescrito.

Cuidado com as embalagens plásticas

Outro estudo relacionou a infertilidade com o consumo de Bisfenol A (BPA), produto utilizado na produção de plásticos policarbonatos e resinas epóxi. O consumo desse produto vem da transferência dele em embalagens plásticas de alimentos, revestimentos enlatados, garrafas de água mineral e mamadeira, e é liberado em maior quantidade quando esses produtos são congelados ou aquecidos.

Esse composto tóxico é capaz de induzir a endometriose, afetar o transporte embrionário, o desenvolvimento embrionário pré-implantação e receptividade uterina. Na hora de comprar potinhos plásticos, verifique se o produto possui BPA ou não na composição!

Uma boa alimentação influencia na fertilidade

Se você está planejando engravidar deve ficar de olho nessas dicas e principalmente na sua alimentação, pois não podemos esquecer que uma alimentação variada, colorida e natural é essencial para aumentar a fertilidade.

Confira algumas vitaminas e minerais que são essenciais nessa fase:

Vitamina A Cenoura, gema de ovo, mamão, óleos de peixes e manga
Vitamina B Leites e derivados, carnes, oleaginosas, cereais integrais, vegetais verde escuros
Vitamina B6 Semente de girassol, banana, atum, ervilha, nozes
Vitamina B12 Peixes, carnes ovos, queijo e leites
Vitamina C Frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, ameixa
Vitamina D Luz solar e gema de ovo
Vitamina E Amendoim, semente de girassol, germe de trigo, grãos integrais
Ferro Vegetais verde escuros, carnes no geral, algas marinhas comestíveis
Ácido fólico Folhas verde escuras, como espinafre, rúcula, agrião
Selênio Arroz integral, feijão, castanha do Pará, ostras
Zinco Iogurtes, castanha de caju, amêndoas, amendoins e grão de bico

Se você tem dúvidas ou quer mais dicas para tratar da fertilidade através da alimentação consulte um nutricionista da sua confiança para te ajudar e não deixe de acessar nosso artigo sobre segurança alimentar na gestação.

Referências

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem e da mulher. Disponível em: https://www.tuasaude.com/alimentos-para-aumentar-a-fertilidade/. Acesso em 08 de setembro de 2017.

Como a alimentação pode interferir na fertilidade. Disponível em: https://www.dietadafertilidade.com.br/como-a-alimentacao-pode-interferir-na-fertilidade.html. Acesso em 27 de setembro de 2017;

Elias RF, Bourroul SC. Efeitos do Bisfenol A (BPA) na infertilidade masculina e feminina – revisão literária. Atas de Saúde Ambiental – ASA (São Paulo, Online), Vol.3 N.2, p. 119-124, Ago. 2015. ISSN: 2357-7614

Giorgi VS, Da Broi MG, Paz CC, Ferriani RA, Navarro PA. N-Acetyl-Cysteine and l-Carnitine Prevent Meiotic Oocyte Damage Induced by Follicular Fluid From Infertile Women With Mild Endometriosis. Reprod Sci. 2016; 23(3):342-51.

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

Veja todos os posts de Laís Bolela