04 . maio . 2018 Dietas  

Alimentos Low Carb: Lista dos top 15

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A low carb é uma estratégia que vem sendo muito utilizada no processo de emagrecimento! Mas você sabe ao certo quais alimentos podem ser consumidos na Low Carb? Confira os alimentos Low Carb lista Top 15 que eu preparei para você!!

Leia também: Dieta Low Carb High Fat: você sabe o que é? Na Low Carb a ideia é limitar a quantidade de carboidratos e priorizar proteínas e gordura.

Mas nutri, posso ter uma alimentação saudável e balanceada seguindo a linha Low carb?

Pode sim, isso vai depender das suas escolhas alimentares! Nesta lista dos alimentos Low Carb top 15 eu escolhi com carinho as melhores opções para você!!

Claro que eles foram selecionados por terem um baixo teor de carboidrato, mas a qualidade da alimentação muitas vezes tem mais efeito que a própria quantidade, então nosso Top 15 foi pensado de acordo com a quantidade de carboidratos, qualidade e versatilidade do alimento! Para que você possa usar a criatividade na cozinha e ter uma alimentação repleta de pratos diferentes e saborosos!

Alimentos Low Carb Lista dos Top 15

Hortaliças

alimentos low carb lista - vegetais

1. Abobrinha

Refogada, em forma de salada, recheada, ralada no arroz ou na carne, massa de macarrão, massa de lasanha, mini pizza etc. Por ter um sabor leve, cai bem para enriquecer qualquer preparação sem alterar o seu sabor!

2. Couve Flor

Sabia que dá para fazer massa de pizza com couve flor processada? E arroz de couve flor, já comeu? São ótimas opções para substituir carboidratos e aumentar a variedade de preparações, mas você também pode ficar com a tradicional salada, usar em tortas ou fazer ela gratinada!

3. Brócolis

Com uma baixíssima quantidade de carboidrato ele não pode faltar no seu prato! Pode fazer parte da sua salada de todos os dias, enriquecer tortas e cozidos, incrementar a omelete ou virar um suflê!

Frutas

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4. Morango

Morango com creme de leite ou gelatina natural pode virar sobremesa! É opção para o lanche da tarde, ou se preferir pode ser congelado e batido para virar sorvete! Dá para colocar na salada ou fazer um suco!

5. Limão

O limão pode ser usado em todas as preparações que você quiser! Suco ou raspas da casca podem acentuar o sabor dos alimentos, temperar a salada e água com limão é uma ótima pedida para matar a sede com muitos antioxidantes!

6. Abacate

O abacate pode ser consumido in natura ou em preparações salgadas! Assim como o morango pode virar um sorvetinho misturado ao creme de leite ou te acompanhar no trabalho para o lanche da tarde!

Carnes e Ovos

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7. Carne bovina

Assada, cozida, ensopada, grelhada, recheada, strogonoff, picadinha, recheio para o que você possa imaginar!

8. Carne de frango

Assim como a carne vermelha existem várias formas de preparar, e se posso dar um conselho: tenha sempre um frango desfiado na geladeira!

9. Ovos

Cozidos, poché, omelete, batido com farinha de amêndoas pode virar uma panqueca, misturados com vegetais e um pouco de fermento se transformam em deliciosos bolinhos assados.

Oleaginosas

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10. Castanha do Pará

Ótima opção de lanche! Prática para carregar, fácil para comer e também pode fazer parte de receitas mais elaboradas ou da sua salada!

11. Amendoim

Amendoim torrado ou pasta de amendoim! Podem incrementar receitas, são opções práticas para o lanche e ótimas opções de recheio!

Gorduras

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12. Azeite de oliva

Dentre as opções de gordura, uma das melhores! E pode ser utilizada para cozinhar, grelhar e refogar, ou melhor ainda: para regar os alimentos já preparados e temperar saladas.

13. Coco

Óleo de coco, farinha de coco, açúcar de coco, coco ralado, coco em pedaços. Ingredientes para fazer qualquer coisa que você possa imaginar!

Laticínios

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14. Creme de leite

O creme de leite fresco pode ser utilizado para elaborar pratos diferentes, sair um pouco da rotina, se aventurar nas sobremesas.

15. Queijo

Também serve como opção de lanche, picadinho regado com azeite e temperinhos, ou pode compor o recheio de tortas e legumes, finalizar preparações que vão ao forno, incrementar omeletes, a pizza ou a lasanha.

Coma comida de verdade!

Notou algo em comum nestes alimentos? Todos eles são naturais ou minimamente processados, ou seja, comida de verdade!! Ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras boas em sem aditivos químicos!

Mesmo assim está sem criatividade? Dá uma olhada nestas 10 receitas de marmita low carb de fazer inveja para qualquer carboidrato e nestes 10 lanches low carb práticos para levar ao trabalho, tem opções deliciosas!

Vale lembrar que a Low carb não deixa de ser uma dieta restritiva, e deve ser orientada por um nutricionista!

ATENÇÃO:

A redução de carboidratos (Low carb) é uma estratégia nutricional que pode ser benéfica para alguns casos específicos, ou seja, não significa que vai funcionar para qualquer pessoa. É importante ressaltar que a restrição de carboidrato a longo prazo pode ter efeitos contrários ao desejado, causando um estresse no metabolismo que leva a perda de massa muscular e acúmulo de gordura.

Podem surgir sintomas como fraqueza, tontura, indisposição, irritação e outros. O aumento de proteínas também pode prejudicar o funcionamento dos rins. Por isso, essa dieta não é indicada para todas as pessoas, especialmente para diabéticos, portadores de pressão alta, doenças renais, para mulheres em aleitamento materno e para a maioria dos atletas.

Consulte um nutricionista para orientar uma alimentação balanceada e equilibrada para você!

Saiba mais sobre o efeito das dietas restritivas no nosso corpo na matéria Fazer dieta desacelera o metabolismo e engorda!

Referências

15 Low Carb Fruits and Veggies <Disponível em: http://thatketokouple.com/15-low-carb-fruits-and-veggies/> Acessado em 01/005/2018 ás 22:40.

PALLERANO, Joana Angélica et al. Low carb, high fat”: comensalidade e sociabilidade em tempos de dietas restritivas. Demetra; 2015; 10(3); 493-506

CALABRESE, Jean Carlos; et al. Dietas de baixo carboidrato para o emagrecimento. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 6, n. 34, 2012.

HASHIMOTO, Y. et al. Impact of low‐ carbohydrate diet on body composition: meta‐ analysis of randomized controlled studies. Obesity Reviews, v. 17, n. 6, p. 499- 509, 2016.

michele dierka nutricionista

Michele Dierka

Nutricionista | CRN 8-9350

“A palavra que define nutrição, para mim, é equilíbrio. Sem restrições severas, sem alimentos proibidos, sem dietas da moda e respeitando a individualidade de cada um com suas preferências e limitações.”

Graduada em nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 tem experiência em nutrição empresarial, com foco na melhoria da qualidade de vida e nutrição clínica, atuando com reeducação alimentar e terapia nutricional na atenção domiciliar.

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