9 maravilhosos benefícios da exclusão do Açúcar para sua vida

benefícios da exclusão do açúcar

Garantir uma alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção do peso corporal e para garantir a ingestão ideal de nutrientes. Confira os benefícios da exclusão do açúcar para a sua saúde!

Existe uma grande preocupação de que o consumo de açúcares podem resultar em um aumento da ingestão calórica total e na redução da ingestão de alimentos contendo calorias adequadas nutricionalmente, levando a uma dieta desequilibrada, ao ganho de peso e ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a redução do consumo de açúcar para toda a vida.

Qual a quantidade diária de açúcar que eu posso consumir?

A recomendação da ingestão diária era de menos que 10% do total do valor calórico da dieta.

Porém uma nova diretriz sugere uma redução de 5% do total de calorias consumidas ao longo do dia. Essa quantidade equivale a 25 gramas de açúcar por dia, cerca de cinco colheres rasas de chá.

A redução do consumo de açúcar e de produtos que contenham açúcar em sua composição trás muitos benefícios para a saúde.

Confira 9 benefícios da exclusão do açúcar (ou redução do açúcar) para sua vida

1. Manutenção do peso corporal dentro da faixa de normalidade

Alimentos ricos em açúcar normalmente são mais calóricos, o que aumenta a ingestão diária recomendada de calorias.

2. Redução da prevalência de cáries dentárias em crianças e adultos

As doenças dentárias são as doenças não transmissíveis mais prevalentes no mundo, podendo causar dor, ansiedade, limitação funcional e desvantagem social por meio da perda de dentes.

3. Aparência de pele mais jovem

O consumo de açúcar pode interferir na produção de elastina e colágeno, podendo provocar o envelhecimento precoce.

4. Aumento da disposição, energia e auto estima

O consumo excessivo de açúcar bloqueia a capacidade do corpo para manter as reservas de energia em níveis mais altos.

5. Redução dos riscos de diabetes mellitus tipo 2

Com o aumento da ingestão de açúcar nosso organismo pode criar uma resistência à insulina ou não produzir insulina suficiente, prejudicando o transporte da glicose para a célula.

6. Redução dos riscos de doenças do coração:

O  consumo em excesso do açúcar pode levar à obesidade, que consequentemente acarreta em um maior risco cardiovascular.

7. Protege contra o câncer

Vários estudos mostram que o açúcar é a principal fonte de nutrição para a célula cancerígena, portanto sua redução evita que as célular malignas se reproduzem com maior facilidade.

8. Melhora as noites de sono e reduz sintomas da insônia

O problema com o açúcar é o pico de glicose que ele cria, seguido pela queda. Passar por isso com frequência reduz a energia, nos deixa fadigados e atrapalha os padrões de sono.

9. Redução dos riscos de doenças no fígado

O açúcar em excesso pode provocar um efeito tóxico no fígado, similar ao consumo de álcool.

Agora se você pretende reduzir o consumo de açúcar, mas está com dificuldade e não sabe por onde começar, segue algumas dicas que vão ajudar a diminuir seu consumo.

  • Reduzir o consumo de refrigerantes e sucos industrializados
  • Utilize como sobremesa frutas frescas e de época
  • Evite alimentos processados e industrializados, ou com realçadores de sabor
  • Diminua a quantidade de açúcar que você insere nos alimentos ou retire alimentos da sua rotina que necessite do açúcar
  • Priorize as refeições feitas em casa, evitando os fast-foods
  • Pratique atividade física frequentemente
  • Evite ter em casa alimentos doces, como, chocolate, paçoca, doces caseiros…
  • Consuma aproximadamente 2 litros de água por dia

Leia também: Como escolher um bom chocolate?

E você sabia que alguns alimentos tem mais açúcar do que podemos imaginar? Por esse e outros motivos o nosso consumo de açúcar pode aumentar sem percebermos! Confira o infográfico abaixo:

Benefícios da exclusão do açúcar | Quantidade de açúcar nos alimentos | Infográfico

Agora que você já conhece os benefícios da exclusão do açúcar, que tal tentar levar uma vida mais saudável?

O ideal é consumir alimentos sem o acréscimo de açúcar! Se não for possível vale optar por versões mais saudáveis, como açúcar de coco, demerara, mascavo e orgânico, que não são refinados e oferecem nutrientes ao organismo.

Adoçantes naturais, como o stévia, também são uma boa escolha, já que não contêm calorias. Porém, devem ser consumidos sem exagero, de preferência aliados à alimentação saudável e à prática de atividade física.

Referências

http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2012/10/25/tomar-um-copo-de-refrigerante-equivale-a-comer-tres-colheres-de-acucar/

http://www.who.int/nutrition/sugars_public_consultation/en/#

Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva: World Health Organization; 2015.

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

Veja todos os posts de Laís Bolela