06 . abr . 2018 Refletindo com a Nutri  

Calorias Negativas existem ou isso é só mais um disfarce?

calorias negativas existem

Você acaba de conhecer uma nutricionista e a primeira coisa que você pergunta é: “O que eu posso comer para emagrecer?” Temos um paradoxo aí… Será que calorias negativas existem de verdade?

Calorias negativas existem, nutri?

Não, não existem alimentos que contenham calorias negativas.

Toda vez que você ingere alguma coisa, ou aquilo vai fornecer calorias ou não vai fornecer calorias. Mas nenhum alimento retira calorias de você ao ser consumido. Não, isso não tem nada a ver com alimentos termogênicos. É um papo diferente!

Perguntar o que pode comer para emagrecer é tão paradoxo quanto dizer: “Qual escada posso usar para subir pra baixo?”

Precisamos entender que existem alimentos saudáveis que fazem parte de uma alimentação equilibrada e que, dependendo da quantidade ingerida, poderão fazer parte de uma rotina alimentar de emagrecimento.

Isso é muito diferente de dizer: “Tal alimento emagrece.” E é muito diferente de perguntar simplesmente o que se deve comer numa rotina de emagrecimento.

Claro que existem guidelines para iniciar uma reeducação alimentar e ir se tornando cada vez mais saudável ou até emagrecer.

Porém, o emagrecimento não deve ser atribuído somente à um alimento de maneira isolada e deve ser compreendido em um contexto geral de hábitos de vida – atividade física, saúde mental e alimentação.

Lembrem-se do post sobre o Prato de Espaguete

Saúde não é só emagrecer. Emagrecer não é só contar calorias. E alimentos não podem ser limitados somente em “calóricos e não calóricos”.

Mas independente de tudo isso, para finalizar se calorias negativas existem ou não: Existem alimentos com “ZERO kcal”, porém não existe alimentos com “menos X Kcal”!

nutricionista debora dias cabral

Débora Dias Cabral

Nutricionista | CRN 4-12100272

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2012 e Mestre em Saúde Pública na subárea de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) desde 2015.

Defende o conceito ampliado de saúde. Muito além da ausência de doenças, a saúde é o bem estar físico, social e emocional. Os alimentos são essenciais para suprir essas esferas.

Veja todos os posts de Débora Dias Cabral