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30 . ago . 2016 Dicas para o dia a dia  Rotina Alimentar  

Descubra agora porque comer maçã aumenta fome!

comer maça aumenta fome

comer maça aumenta fome
É muito frequente ouvirmos pelas ruas ou no consultório pessoas dizendo que comer maça aumenta fome, e por isso elas não consomem essa fruta. Mas isso realmente acontece? E por quê?

As frutas, no geral, fazem parte de uma dieta saudável e seu consumo em quantidade adequada pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo inadequado de frutas está entre os dez principais fatores de risco para doenças em todo o mundo. As frutas são alimentos importantes, pois são fontes de micronutrientes, fibras e de outros componentes com propriedades funcionais, porém cada fruta tem uma composição diferente da outra.
Vamos falar um pouquinho sobre a maçã?

Quando o corpo ingere carboidratos é liberado um hormônio chamado insulina, que faz diminuir a glicose no sangue. O que acontece ao comermos uma maçã, é que ela é rapidamente digerida, deixando sobrar no organismo a insulina. Essa insulina será responsável pela digestão de mais glicose, mas se não tem a glicose suficiente ela ficará “buscando” alguma fonte, e é aí que a fome surge novamente. Além disso, a maçã tem um teor de acidez um pouco mais alto do que outras frutas, o que aumenta a liberação de suco gástrico (presente no estômago), e consequentemente uma digestão mais rápida do alimento. A melhor forma de consumirmos maçã sem aumentar a fome é se ela vier acompanhada de alguma fonte de fibra, gordura boa ou proteína. Veja alguns exemplos: Maça aumenta a fome? Faça essas combinações: Maçã + oleaginosas | Maçã + aveia ou quinoa ou amaranto em flocos | Maçã + iogurte + canela | Maçã + leite + granola | Maçã + pasta de amendoim
Não vamos deixar de comer a fruta por dar fome, coloque ela acompanhada que terá bons resultados. As combinações são infinitas, precisamos apenas usar nossa imaginação!!

Por Laís Bolela Nutricionista | CRN8 – 8548

Referências: Jaime PC, et al. Fatores associados ao consumo de frutas e hortaliças no Brasil, 2006. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 43(Supl 2), p. 57-64, 2009.