Nutrição Empresarial

Já parou para pensar como a alimentação
interfere no desempenho, produtividade
e rentabilidade das empresas? Nós sim!

Conheça também nosso Blog de Nutrição Pessoal ACESSE
30 . ago . 2017 Prevenção e Saúde  

Como a nutrição pode reduzir gastos com planos de saúde?

reduzir gastos com planos de saúde

Embora não seja obrigatório, a maior parte das empresas oferece plano de saúde para seus funcionários, como uma forma de melhorar os atrativos e diferenciais para os colaboradores. No entanto, o valor que a empresa paga mensalmente pode ser responsável por uma grande fatia das despesas totais do negócio. Segundo dados da 27ª Pesquisa Anual de Benefícios da consultoria Mercer Marsh Benefícios, entre 2012 e 2016 houve um aumento de 42% nos gastos com planos de saúde por parte das empresas. O valor total gasto é equivalente a cerca de 11% das despesas com folha de pagamento. Mas como reduzir gastos com planos de saúde?

Com a maior expectativa de vida da população, o surgimento de novas doenças e o aparecimento de novas técnicas cirúrgicas, a tendência é que os custos com saúde subam a cada ano. Esses dados alertam as empresas a buscarem alternativas que ajudem a reduzir a utilização dos planos de saúde pelos funcionários. E a melhor solução é investir em promoção de saúde e na prevenção de doenças.

É possível reduzir gastos com planos de saúde através da mudança de hábitos!

A pesquisa da Mercer Marsh Benefícios investigou também a presença de programas de qualidade de vida dentro das empresas. Do total, 20% adotam algum tipo de programa focado em prevenção de doenças e manutenção de saúde, a fim de reduzir gastos com os planos.

Dessas empresas, 62% investem em programas de nutrição, com incentivo à alimentação saudável.

Por que investir em nutrição in company?

A nutrição é um ponto-chave na promoção de saúde. Em primeiro lugar, porque todo mundo se alimenta, certo? Logo, ações de promoção de alimentação saudável atingem todos os funcionários de uma empresa, e não só grupos específicos. Em segundo lugar, porque a má nutrição está relacionada com grande parte das epidemias de saúde dos últimos anos: obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer. Assim, quando uma empresa começa a perceber que investir em promoção de saúde é essencial, deve também pensar em quais ações aplicar primeiro.

A resposta pode estar em colocar em ação práticas que tenham impacto na prevenção das doenças mais comuns e que possam ser úteis para todos seus funcionários.

A curto prazo, a mudança do hábito alimentar tem impactos na disposição e concentração das pessoas. Para a empresa, isso significa mais foco e melhor produtividade das equipes.

A médio e longo prazo, os ganhos com um programa nutricional têm mais impacto nos custos da empresa. Os funcionários adoecem menos, logo, utilizam menos o plano de saúde.

Leia também: Como o acompanhamento nutricional pode diminuir o absenteísmo?

Confira outros benefícios ganhos ao optar por um programa nutricional para a empresa e seus colaboradores:

  • Manutenção de peso saudável: uma alimentação com equilíbrio entre todos os grupos alimentares, sem radicalismos, reduz os riscos de excesso de peso e de doenças associadas;
  • Melhora da disposição: saco vazio não para em pé! Quem se alimenta com a frequência adequada apresenta melhor disposição durante o dia;
  • Bom humor: consumir alimentos que auxiliem na produção de serotonina, como a banana, ajuda na melhora do humor. Bem melhor trabalhar com uma equipe alto astral, não é?
  • Imunidade alta: refeições ricas em vitaminas e minerais fazem o sistema de defesa do organismo trabalhar melhor e combater infecções, como gripes e resfriados;
  • Prevenção de deficiências nutricionais: apesar da alta prevalência de obesidade na população, é comum as pessoas apresentarem déficits nutricionais, ou seja, baixa quantidade de algum nutriente na alimentação. Essas deficiências, com o tempo, podem levar a doenças graves. O nutricionista é o profissional que ajuda a identificar e ajustar as quantidades alimentares para solucionar esses problemas.
  • Envelhecimento saudável: com o passar dos anos, é natural que apareçam doenças na população. Com uma boa alimentação desde cedo, rica em antioxidantes, a tendência é que essas doenças sejam evitadas ou apareçam mais tarde.

Todos os aspectos acima têm relação direta com a menor utilização de consultas médicas e exames e com melhora do rendimento no trabalho.

Leia também: Uma boa nutrição aumenta a produtividade nas empresas

É imprescindível que as empresas criem consciência de que investir na saúde dos colaboradores, evitando o surgimento de doenças que certamente vão aumentar a demanda por serviços de saúde é tão importante quanto tratar as doenças dos funcionários de forma econômica.

Ações de alimentação saudável realizadas por uma empresa com experiência em nutrição corporativa conseguem auxiliar de forma eficaz para reduzir gastos com planos de saúde e resultar na economia da empresa com esse o setor.

Referências

Mercer Marsh Benefícios. 27ª Pesquisa Anual de Benefícios. Disponível em https://www.marsh.com/br/press-center/custo-per-capta-do-plano-de-saude-empresarial-cresceu-42-17–nos.html. Acesso em 30/04/17

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015.

Veja todos os posts de Natali Carol Fritzen