06 . set . 2017 Bem Estar  Prevenção e Saúde  

Como aumentar a imunidade com a alimentação certa

aumentar a imunidade

Nosso corpo tem o poder de nos dar sinais através de alguns sintomas, inclusive em relação ao comprometimento da nossa imunidade. Independentemente da idade, o estado nutricional tem um importante papel na manutenção dos níveis de imunidade, que podem ser diminuídos ou aumentados por meio da alimentação.

Para a grande maioria das pessoas, uma mudança climática já é suficiente para começar as reclamações sobre gripes, resfriados, e outros sintomas.

Esses problemas de saúde, normalmente consequências de uma baixa imunidade, podem prejudicar o desempenho, a produtividade e o dia a dia.

Um sistema imune fortalecido e saudável não é resultado apenas de alguns alimentos que ingerimos em determinadas situações, mas sim de um hábito alimentar saudável e contínuo, com uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e minerais, boas noites de sono e a prática de atividade física.

Infelizmente a maioria das pessoas não se atenta ao aporte nutricional da dieta. É muito comum encontrarmos pessoas que não ingerem frutas, verduras, legumes e outros alimentos que garantam um bom aporte nutricional e, consequentemente, estão sempre doentes e vão com frequência ao médico.

Alguns alimentos devem ser prioritários se você está buscando uma boa imunidade. Entre eles podemos citar as vitaminas C, E, B6, A, D, ferro, zinco, magnésio, ácido fólico e selênio.

Alguns alimentos com esses nutrientes são fáceis de encontrar e de incluir na nossa dieta e no nosso dia a dia. Confira quais utilizar para para aumentar a imunidade!

Probióticos

Chamados de alimento vivo, os probióticos, são formados por bactérias benéficas para o organismo humano, que se instalam no intestino, mantendo-o saudável e consequentemente fortalecendo o sistema imunológico. Encontramos cepas de probióticos em iogurtes naturais de leites fermentados, mas normalmente suplementamos para que possamos chegar nas quantidades ideais.

Alho

Rico em uma substância chamada alicina, o alho tem alto poderes anti-inflamatórios, combate infecções e bactérias. Estudos mostram que pessoas que ingerem mais de seis dentes de alho por semana têm 30% menos de chance de adquirir câncer de colo retal e 50% menos de chance de adquirir câncer de estômago. Além disso essa substância ajuda a prevenir gripes e resfriados.

Cúrcuma

Também conhecido como açafrão, a cúrcuma tem coloração amarelo brilhante e é um dos mais poderosos anti-inflamatórios encontrados na natureza. Tem ação direta na prevenção de câncer, gripes, resfriados, doenças cardíacas e ajuda a reduzir inflamações e febre.

Gengibre

Um dos alimentos mais utilizados para aumentar a imunidade atualmente. É um expectorante natural, usado em forma de chás, águas aromatizadas, como tempero e em receitas doces. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, diurética e atua sobre náuseas e vômitos. Pessoas que apresentam gastrite podem sentir desconforto com seu consumo.

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas ajudam na produção de glóbulos brancos, que fortalecem o sistema imune. É importante ressaltar que o seu consumo esporádico não atinge as necessidades do organismo humano, portanto é importante o seu consumo diário, o que não é difícil. Encontramos essa vitamina em frutas como laranja, limão, abacaxi, kiwi, morango, entre outras.

Cogumelos

Durante anos muitas pessoas usaram os cogumelos para melhora da imunidade e sua explicação está no aumento da atividade das células brancas do sangue, o que ajuda no combate às infecções. Entre os mais usados na culinária podemos citar o champignon, o shiitake e o shimeji, que podem ser adicionados a risotos, massas, saladas ou acompanhado com carnes.

Portanto sintomas e problemas relacionados à imunidade estão cada vez mais simples de serem resolvidos.

Ficar gripado, resfriado, com herpes, entre outros sintomas são fáceis de reverter, só é necessário darmos mais importância aos nossos hábitos de vida e, principalmente, à nossa alimentação diária para assim aumentar a imunidade de forma saudável.

Referências

Novaes, M. R. C. G.; et al. Suplementação de micronutrientes na senescência: implicações nos mecanismos imunológicos. Rev. Nutr., Campinas, 18(3):367-376, maio/jun., 2005.

10 alimentos par aumentar a imunidade do corpo. Disponível em: http://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/nutricao/10-alimentos-para-aumentar-a-imunidade-do-corpo-11-1-70-898.html. Acesso em: 29 abr. 2017.

16 alimentos que aumentam a imunidade. Disponível em: http://www.mundoboaforma.com.br/16-alimentos-que-aumentam-a-imunidade/. Acesso em: 29 abr. 2017.

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

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