21 . jul . 2017 Drinks  Maternidade  Receitas e Delícias  

Como escolher um achocolatado saudável para meu filho?

achocolatado saudável

Até alguns anos atrás, haviam pouquíssimas opções de achocolatados no mercado. Hoje, há uma infinidade. E, por ser um produto consumido diariamente pela maior parte das crianças, muitos pais tem se mostrado preocupados em buscar marcas que tenham uma composição melhor. É por isso que fizemos esse post! Para te ajudar a identificar se o achocolatado que você costuma comprar é saudável e para te dar ideias de marcas melhores.

Olhe a Lista de Ingredientes para saber se é um achocolatado saudável ou não!

Você já parou para imaginar de que são feitos os achocolatados? Para saber isso, precisamos olhar a lista de ingredientes, sempre lembrando que, por lei, eles estão em ordem decrescente, ou seja, do que mais tem para o que menos tem no produto. Para exemplificar, selecionamos uma das marcas mais famosas que encontramos no mercado.

Olha só os ingredientes:

Lista de Ingredientes
Açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais (carbonato de cálcio e pirofosfato férrico), vitaminas (acetato de retinila, mononitrato de tiamina, riboflavina, nicotinamida, cloridrato de piridoxina, cianocobalamina, pantotenato de cálcio e D-biotina), emulsificante lecitina de soja, aromatizantes e antioxidante ácido ascórbico.

Conclusão: O ingrediente que mais tem é açúcar! E olhe o terceiro: maltodextrina, que, assim como o açúcar, é um tipo de carboidrato. Além disso, contém vários aditivos químicos, que devem ser evitados ao máximo!

Agora, vamos analizar a Tabela Nutricional!

achocolatado saudável - análise da Tabela Nutricional
Conclusão:

A cada 20 gramas do produto, 15 gramas (75%) são açúcar!!!

Por isso, se seu filho (ou você!) não vive sem achocolatado, melhor repensar esse produto na rotina alimentar. O excesso de açúcar está relacionado à obesidade infantil além de aumentar os triglicerídeos sanguíneos e o colesterol.

Confira nessa matéria a comparação entre os 4 achocolatados mais vendidos no mercado!

Uma boa ideia é preparar um achocolatado saudável em casa, com menos açúcar!

Receita de Achocolatado Saudável Caseiro

Ingredientes:

  • 100g de cacau em pó (só cacau, sem açúcar)
  • 70g de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Misture o cacau em pó com o açúcar mascavo. Pode bater no liquidificador para misturar melhor. Depois guarde em um pote de vidro e vá usando como preferir.

Outra ideia, para que as crianças não sintam uma mudança muito brusca de sabor, é misturar metade do pote de achocolatado que tem em casa com a mesma quantidade de cacau em pó. Aos poucos, aumente a proporção de cacau e reduza o achocolatado.

Selecionamos algumas marcas que contém uma composição melhor, com substituição de açúcares refinados por açúcares de maior qualidade ou por adoçantes naturais:

  • Chocoki, da Essencial
  • Achocolatado Orgânico, da Monama
  • Achocolatado Diet, da Stevita

A grande lição é que açúcares devem ser consumidos com moderação. Um docinho de vez em quando não faz mal algum, mas tanto açúcar todos os dias pode fazer mal sim! Além disso, é muito perigoso habituar o paladar das nossas crianças ao gosto excessivamente doce dos alimentos industrializados. A tendência é que queiram cada vez mais produtos açucarados e rejeitem o açúcar natural dos alimentos, como das frutas.

Por mais difícil que pareça negociar uma redução de açúcares com as crianças, acredite: o bem que estará fazendo à saúde delas é muito maior do que qualquer reclamação que você pode ouvir nesse primeiro momento.

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015.

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