Como escolher um bom chocolate gostoso e saudável?

escolher um bom chocolate

Hoje, 26 de março, é considerado o dia mundial do chocolate. E daqui menos de um mês vem outra data em que ele é mais lembrado como nunca: a Páscoa! Como lidar com tanto chocolate aparecendo de todos os lados? Porque, convenhamos, são raríssimas as pessoas que conseguem resistir a essa tentação!

Existe uma frase engraçadinha que circula por aí: “chocolate vem do cacau, que é uma planta, logo chocolate é uma salada!”, já ouviu? Obviamente chocolate não é sinônimo de salada, mas ele pode sim ser saudável, sabia?

O cacau é um fruto riquíssimo em antioxidantes, ótimo para combater envelhecimento, além de conter cafeína e teobromina, que estimulam o cérebro e auxiliam na produção de serotonina, dando aquela sensação de bem estar. Mas é claro que esses benefícios estão presentes nos chocolates mais puros, ou seja, com maior percentual de cacau.

Se você é chocólatra, a boa notícia é que dá pra comer um pedacinho por dia sem comprometer a saúde! Isso porque existem versões muito boas de chocolates, com pouca quantidade de açúcar e de gorduras ruins.

Antes de sabermos como escolher um bom chocolate, vamos entender de onde ele vem!

escolher um bom chocolate - fabricação do chocolate

Todo mundo sabe que tudo começa com o cacau, fruto do cacaueiro. O que poucos sabem é que o processo de produção é bastante complexo.
O cacau contém dentro dele cerca de 20 a 40 sementes de gosto amargo. Essas sementes ficam fermentando em caixas de madeira por cerca de 4 a 7 dias, para perder o amargor.
Depois, as sementes são secas naturalmente ou através de secadores artificiais e moídas para dar origem à massa de cacau, matéria prima das fábricas de chocolate.
Desse processamento todo, ficam dois ingredientes: a manteiga de cacau, que é a gordura das sementes, e a massa de cacau.
Aí se adiciona açúcar e leite e temos o tipo mais comum de chocolate: o ao leite. Delícia, né? Mas existem chocolates com mais, com menos e até sem açúcar! É isso que determina a qualidade nutricional dele.

Tipos de chocolate

Ao leite:

Composto por massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite.

Amargo:

Composto apenas de massa de cacau e manteiga de cacau. É bastante escuro e amargo.

Meio amargo:

Além da massa de cacau e da manteiga, leva também açúcar, mas em menor quantidade do que o ao leite. O ideal é escolher os que garantem pelo menos 70% cacau.

Branco:

Não leva massa de cacau, apenas manteiga de cacau, leite e açúcar.

Chocolate para cobertura:

Leva grandes quantidades de manteiga de cacau, o que garante derretimento fácil e brilho intenso em coberturas de bolos.

Chocolate diet:

São variações que não levam açúcar, e sim adoçantes no lugar. Muito cuidado pois nem todo mundo se beneficia desse tipo de chocolate.

E como escolher entre tantas opções no mercado?

Procure aqueles que tenham como primeiro ingrediente a massa de cacau, já que a lista de ingredientes sempre está em ordem decrescente de quantidade. Melhor ainda se em segundo lugar vier a manteiga de cacau e só então o açúcar. Evite aqueles que contenham gordura vegetal adicional, que não é nem um pouco saudável.

Os chocolates mais saudáveis são os amargos, sem adição de açúcar. Mas poucas pessoas acham esse tipo saboroso. E de que adianta comer chocolate se o sabor não for bom? Então a dica é ir aumentando o percentual de cacau até se adaptar a chocolates com 80 ou 90% cacau.

Existem algumas marcas sem açúcar que adicionam adoçantes naturais, como stévia e xilitol, que não apresentam riscos pra saúde e podem ser uma boa opção para quem gosta do sabor mais doce.

Sugestão de Chocolates Saudáveis!

  • Barras de chocolate Lindt 85% e 90% Cacao
  • Cacau Show – Tablete de chocolate amargo com 85% de cacau (5g)
  • Barras de chocolate Only4
  • Barras de chocolate Flormel
  • Barras de chocolate Chocolift – Essencial

E quanto posso consumir?

Uma quantidade que não deve causar malefícios para a maioria das pessoas é de 25 a 30g de chocolate por dia. Viu só? É possível consumir chocolate sem culpa! Aliás, se você sente culpa ao consumir algum alimento, saiba que isso não é bom. Sugiro que dê uma olhada nesse link aqui!

Agora que você sabe escolher um bom chocolate, comemore o dia do cacau com moderação, ok?

 

Referências

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tecnologia de alimentos. Processamento de chocolate. Disponível em <http://www.ufrgs.br/alimentus/disciplinas/tecnologia-de-alimentos-especiais/chocolates/processamento-de-chocolate-1>. Acesso em 21/03/2017.

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015.

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