Diferentes tipos de Aveia

energie_aveia_blog Quando vamos ao mercado, é comum nos depararmos com diversas opções de aveias dispostas nas prateleiras, certo? E aí? Bateu a dúvida em qual escolher, né? Afinal, qual a diferença entre os tipos de aveia? Confira abaixo!!
A diferença dos tipos de aveia está em seu processamento…

FLOCOS DE AVEIA

energie-linhas2-06

Os flocos são as opções mais completas que podemos encontrar, pois trata-se do grão de aveia prensado integralmente, o que faz preservar seus nutrientes e seu teor de fibras. Os flocos de aveia são vendidos em dois tipos diferentes: finos ou regulares.

Sugestão: Utilize os flocos para preparo de granolas, barras de cereais ou acrescente –os em pães, bolos, mingaus não pastosos, polvilhe em frutas mais densas ou iogurtes e vitaminas.

FARELO DE AVEIA

energie-linhas2-05

O farelo de aveia possui uma quantidade de fibras maior que as versões em flocos, pois é obtido através da parte externa do grão, da sua casca, onde se encontra a maior concentração de fibras solúveis e insolúveis, por isso sua coloração e textura são diferenciadas. É a principal fonte de beta-glucana e para quem possui colesterol alto e diabetes, essa é a melhor opção.

Sugestão: Ideal para incluir em mingaus, pães, bolos, tortas, panquecas, qualquer tipo de massa, sucos de frutas, frutas, smoothies e iogurtes. Pode ser usado também para empanados, milanesas e itens levados ao forno.

FARINHA DE AVEIA

energie-linhas2-04

A farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão, fazendo com que tenha menor teor de fibras, quando comparado com o farelo ou os flocos de aveia, além disso é a versão que mais possui carboidratos.

Sugestão: A farinha de aveia é uma ótima substituta da farinha de trigo refinada, que é menos nutritiva. Além disso, também pode ser utilizada como agente espessante para sopas e cremes, ou receitas mais elaboradas, como na massa e recheio de panquecas e em pães.

AVEIA COM SABOR OU INSTANTÂNEA

energie-linhas2-03

Além das versões acima, encontramos algumas aveias com sabores e instantâneas. De fato podem ser práticas, mas essa praticidade toda não vale muito a pena, pois apresentam elevadas quantidades de açúcares e farinha de trigo adicionados, além dos aditivos químicos, portanto devem ser consumidas com moderação.

E quais são os benefícios obtidos com a inclusão da aveia na alimentação?

Fornecimento de vitaminas e minerais – Bem-Estar: Vitaminas do complexo B, vitamina E (antioxidante) e minerais como o zinco, cálcio, ferro, magnésio, potássio, selênio, cobre e silício são alguns exemplos. Encontramos na aveia também aminoácidos, como triptofano e metionina, que são relacionados com a melhora do sono.
Potencial Antioxidante: A aveia é o único cereal na natureza que contém avenantramidas, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, auxiliando na desaceleração do envelhecimento precoce, contando também com função anti-inflamatória.
Controle da saciedade – Emagrecimento: A aveia é coadjuvante no processo de perda de peso devido ao teor elevado de fibras insolúveis e solúveis, que apresentam substâncias bioativas como as beta-glucanas, promovendo maior sensação de saciedade. As betas-glucanas, também desempenham um papel fundamental no nosso sistema imune. A aveia pode ser uma aliada também nas refeições que antecedem os exercícios.
Controle do colesterol e glicemia – Prevenção de doenças: Graças as betas-glucanas, o consumo de aveia no dia-a-dia pode ser excelente para a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e no controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo o diabetes.
Melhora no funcionamento do intestino – Para se sentir mais leve: O hábito de consumir o supergrão, rico em fibras, auxilia na função intestinal, proporcionando assim mais leveza e disposição para as tarefas do dia a dia.
O indicado é que o consumo seja em torno de 2 a 3 colheres de sopa por dia (20-30g). Curiosidade: A aveia produzida no Brasil contém Glúten, por ser cultivada e processada junto as plantações de trigo, desse modo, alérgicos ou intolerantes ao glúten, deverão evitar o consumo do grão. A aveia é muito versátil e tem sabor suave, não deixe de incluir esse cereal na sua alimentação e de sua família. Veja abaixo uma receita:
Hambúrguer de Aveia

Ingredientes

500 g de carne moída
1 gema
1 xícara (chá) de aveia em flocos ou farelo de aveia
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de molho inglês
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
6 rodelas de tomate
Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, misture todos os ingredientes com as mãos, exceto o azeite. Divida a massa em 6 partes.

Com as mãos, faça uma bola com cada parte e aperte cada uma para formar hambúrgueres redondos. Coloque o azeite de oliva numa frigideira antiaderente e leve ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque os hambúrgueres para dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira para uma assadeira e leve ao forno com uma rodela de tomate em cada hambúrguer. Pode acrescentar orégano.

Referências: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/view/944/771 http://www.treinomestre.com.br/os-diferentes-tipos-de-aveia-e-qual-e-melhor-opcao/ http://www.maisacontece.com.br/coluna/000737/diferentes-tipos-de-aveia-e-seus-beneficios https://www.jasminealimentos.com/blog/voce-sabia/farinha-farelo-ou-flocos-de-aveia/ http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-beneficios-da-aveia.htm http://vestindosaude.com.br/farinha-farelo-ou-flocos-como-deixar-as-receitas-mais-saudaveis-usando-os-diferentes-tipos-de-aveia/
Por Mirelli Dantas Andrade Nutricionista – CRN3/ 41051