19 . jul . 2016 Datas Comemorativas  Emagrecimento  Inverno  

Emagrecer no inverno é mais fácil ou mais dífícil?

Emagrecer no inverno

Emagrecer no inverno

O inverno chega e traz com ele aquela vontade de comer, principalmente aqueles alimentos mais calóricos e gordurosos como fondue, chocolate quente, massas, etc., não é mesmo? Por isso as pessoas acabam associando essa estação do ano com o aumento do peso, e de fato isso vai acontecer se exagerarmos nas guloseimas…

Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que emagrecer no inverno é mais fácil! Essa época fria do ano é ótima para dar aquela ajudinha na perda de peso!

No inverno o nosso corpo tem que trabalhar mais para manter a nossa temperatura corporal adequada e isso faz com que o nosso metabolismo fique mais acelerado e, consequentemente, nosso corpo vai gastar mais calorias.

Além disso, alguns estudos feitos na Universidade da Califórnia em San Francisco mostram que o frio ativa o sistema imunológico, causando a secreção de duas moléculas que também auxiliam na queima de gordura.

Mas então porque nós geralmente engordamos?

Nosso metabolismo ficar mais acelerado não significa que vamos perder peso. A perda de peso ocorre quando nós gastamos mais calorias do que consumimos, então seu metabolismo estar acelerado e você comer um monte de calorias não irá adiantar de nada!

O frio vai dar uma ajudinha no processo de perda de peso, mas é fundamental ter uma alimentação equilibrada associada com a prática de atividades físicas.

Então eu tenho que abrir mão do fondue e do chocolate quente?

NÃO! Como sempre a dica é a MODERAÇÃO! Numa reeducação alimentar nada é proibido, porém temos que colocar em prática nosso autocontrole para poder ter prazer através da alimentação de maneira saudável, sem exageros.

Dicas para aquecer seu corpo e evitar o ganho de peso:

Fracione suas refeições: Faça pequenos lanches nos intervalos das grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar);
Prefira caldos e sopas a base de legumes e escolha apenas um tipo de carboidrato (pão, arroz, macarrão, batata, etc);
Modifique as preparações mais gordurosas trocando ingredientes da versão original por ingredientes mais saudáveis (leite desnatado, chocolate amargo, etc);
Consuma frutas grelhadas ou cozidas;
Consuma chás de ervas naturais sem açúcar;
Utilize alimentos termogênicos (gengibre, canela, pimenta, etc), pois eles aumentam a temperatura do nosso organismo, auxiliando também na perda de peso;
Mantenha a hidratação.
Que tal experimentar algumas receitinhas tradicionais, porém menos calóricas, para aquecer seu inverno?

Chocolate quente

emagrecer-no-inverno_chocolate-quente

Ingredientes

2 copos de leite desnatado
1 colher (sobremesa) de cacau em pó
1 tablete (8 gramas) de chocolate amargo (>50% cacau)
1 lasca pequena de gengibre (opcional)
1 colher (chá) de amido de milho
Modo de Preparo

Dilua o amido de milho no leite ainda frio. Adicione o gengibre e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar. Retire os pedaços de gengibre e adicione o cacau em pó e o tablete de chocolate. Mexa até ficar homogêneo e sirva em seguida.

Se houver necessidade de adoçar utilizar um pouco de mel, açúcar (demerara ou mascavo) ou adoçante natural (stévia).

Fondue de chocolate

Emagrecer no inverno - Fondue de Chocolate

Ingredientes

1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau
1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
½ xícara (chá) de leite de coco
1 colher (café) de licor ou suco de laranja ácida
Estévia em pó (Se houver necessidade)
Modo de Preparo

Na panela própria para fondue misture o chocolate, a biomassa e o leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo até o chocolate derreter. Adicione o suco de laranja e mexa até ficar homogêneo. Sirva com frutas.

Mingau de aveia

Emagrecer no inverno - Mingau de Aveia

Ingredientes

200 ml de leite desnatado
4 colheres (sopa) de aveia em flocos
4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
1 colher (chá) de açúcar mascavo
Canela em pó
Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes (exceto a canela) numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Coloque em um prato, salpique canela por cima e sirva em seguida.

Banana Assada com Canela

Emagrecer no inverno - Banana Assada com Canela

Ingredientes

Banana
Canela
Modo de Preparo

Numa assadeira corte as bananas em rodelas e polvilhe canela em cima. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 5 minutos.

*Também pode ser feita em forno microondas (aproximadamente 1 minuto).

Não espere chegar o verão para perder aqueles quilinhos a mais! Procure seu nutricionista para adequar sua alimentação – Aprenda a utilizar o frio a seu favor!

Por Isabela Costa Feitosa
Nutricionista | CRN 6 – 12899

Referências:

NATUELIFE. Receita de fondue de chocolate fitness. Disponível em: http://www.natue.com.br/natuelife/receita-de-fondue-fitness.html. Acesso em 12/07/2016.

NUTRIÇÃO PRÁTICA E SAUDÁVEL. Para aquecer o inverno aposte nas bebidas quentes. Disponível em: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/index.php/nossa-cozinha/para-aquecer-o-inverno-aposte-nas-bebidas-quentes/. Acesso em 12/07/2016.

QIU, Yifu et al. Eosinophils and Type 2 Cytokine Signaling in Macrophages Orchestrate Development of Functional Beige Fat. Cell, San Francisco, v.157, n. 6, p. 1292-1308, June. 2014