13 . maio . 2016 Bem Estar  Dicas para o dia a dia  Produtividade  

9 dicas para manter a energia no trabalho depois do almoço

energia no trabalho depois do almoço

Todo mundo tem aqueles momentos de preguiça, porém depois do almoço é a hora que dá aquela moleza maior, aquele famoso “sono pós-almoço”, não é?  A energia no trabalho depois do almoço despenca né?

Esse é um problema para a maioria das pessoas que passam o dia fora de casa e não tem um tempinho para deitar e relaxar um pouco depois do almoço, podendo esse cansaço atrapalhar o rendimento e a concentração no trabalho.

Por isso, no artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para ajudar a lhe manter mais acordado depois dessa refeição, sem ter que ficar dependendo de diversas xícaras de café, e manter a energia alta!

9 dicas para manter a energia no trabalho depois do almoço

1. Evite comidas pesadas no almoço!

Quem não sente sono depois de comer uma feijoada, não é? Além dessa preparação, também entram nessa categoria as carnes gordurosas, lasanhas, dobradinhas, frituras em geral, etc. As gorduras levam mais tempo para serem digeridas e o processo de digestão gasta energia do nosso corpo, fazendo com que a gente fique mais sonolento.

2. Evite doces, balas, açúcares!

Aquela balinha inocente depois do almoço pode piorar a sua sonolência, isso porque quando ingerimos um produto que tem grande quantidade de açúcar ele é rapidamente absorvido, ou seja, a nossa glicemia (açúcar no sangue) aumenta muito e cai rapidamente, fazendo com que a gente fique sem energia e reduzindo nosso ânimo e disposição.

3. Dê preferência para alimentos frescos!

Saladas no almoço e frutas nos intervalos das refeições e/ou como sobremesa. As frutas, verduras e legumes possuem grande quantidade de vitaminas e minerais que ajudam nosso organismo funcionar de maneira adequada.

4. Mastigue bem os alimentos!

A mastigação é o primeiro passo para a digestão ser realizada de maneira adequada, se engolimos pedaços grandes de comida nosso organismo vai ter mais trabalho de digeri-los.

5. Faça de 5 a 6 refeições por dia!

Isso fará com que você mantenha seus níveis de açúcar no sangue equilibrados e consequentemente a sua energia também.

6. Hidrate-se!

As células precisam de água para funcionar bem, caso contrário nosso organismo vai trabalhando mais devagar para não gastar nossas reservas. O ideal é ingerir em torno de 2 litros de água por dia.

7. Consuma canela e gengibre!

Alimentos que contenham canela e gengibre podem ajudar a melhorar sua disposição, isso porque eles são termogênicos, aumentando o trabalho do seu corpo e lhe mantendo mais ativo. Além disso, a canela ajuda no controle de absorção da glicose, evitando aquele aumento rápido do açúcar no sangue, seguido de uma queda brusca.

8. Tire um cochilo!

Se você tiver oportunidade tente tirar um cochilo, após o almoço! Nesse momento seu corpo está focado no processo de digestão e um cochilo pode ajudar esse processo. Os especialistas recomendam em torno de 15 a 30 minutos.

9. Tenha uma boa noite de sono!

Essa é a hora de recarregar nossa energia para o dia seguinte. Uma noite mal dormida vai lhe deixar com mais sono, além de alterar diversos hormônios que podem levar a uma ingestão maior de alimentos no outro dia.

Lembrando que essas dicas irão ajudar a melhorar a sua disposição e energia no trabalho depois do almoço, porém não significa que vão eliminar 100% do seu sono/preguiça, ok?

Bom trabalho!

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

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