03 . out . 2017 Dicas para o dia a dia  

Você sabe escolher o melhor azeite de oliva?

escolher o melhor azeite de oliva

Você chega no mercado e fica em dúvida de como escolher o melhor azeite de oliva para levar para casa?

Se sim, esse artigo é para você! Saiba que isso é muito comum, pois há grande variedade de marcas e tipos, deixando as pessoas confusas na hora da compra. Você quer escolher o melhor azeite e desfrutar de todos os seus benefícios a sua saúde? Então continue lendo esse artigo!

O Azeite de Oliva é típico da região mediterrânea, um produto obtido do fruto da oliveira.

Dentre seus benefícios estão:

  • é antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular;
  • é anti-inflamatório;
  • auxilia no controle do colesterol;
  • contribui na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares;
  • ajuda a prevenir e combater o câncer (próstata, cólon, mama).

Então vamos lá! Siga os passos a seguir para escolher o melhor azeite de oliva para sua casa

1º. O vidro do azeite deve ser escuro

A luz pode danificar os seus compostos benéficos relacionados às atividades antioxidantes. Uma boa dica é escolher aquele azeite mais do fundo da prateleira.

2º. Observe seu tipo e percentual de acidez

Existem diversos tipos de azeite, cada um com seu percentual de acidez. O melhor é o extra virgem, pois é aquele retirado na primeira prensa das azeitonas e que, por lei, deve conter no máximo 0,8% de acidez, mas ainda existe o de acidez menor que 0,5%, sendo melhor ainda! Ou seja, quanto menor é o percentual de acidez, de mais qualidade é o azeite!

3º. Verifique a data de validade

É sempre importante conferir se o produto que o mercado oferece está dentro da validade indicada no rótulo.

Pronto! Fácil né? Agora você já pode comprar o melhor azeite para a sua saúde e de sua família!

Mas, e onde guardar o seu azeite após aberto?

Uma curiosidade é que ele deve ser armazenado dentro da geladeira e bem vedado, assim ficando protegido da temperatura e do oxigênio, mantendo suas propriedades.

Posso utilizar o azeite de oliva para cozinhar?

Sim! Ao ser esquentado, grande parte se suas propriedades benéficas são preservadas. Ele perde pequena parte das suas propriedades antioxidantes e ocorre pouca mudança em seu perfil de lipídios, tendo grande estabilidade se comparado a outros óleos. Assim, é preferível consumir cru, sobre a salada por exemplo, mas não há problemas em utilizá-lo para cozinhar. Pelo contrário, é uma ótima opção para isso.

Você gosta de comer aquele pão com manteiga pela manhã? Que tal variar e consumir com a Manteiga de Azeite? Uma ótima escolha, fácil de fazer e aromatizada com ervas, fica deliciosa. Confira a receita da Manteiga de Azeite no nosso blog, além de outras opções para substituir a margarina por opções mais saudáveis!

Agora que já você já sabe os benefícios do azeite e como escolher o melhor no mercado, adicione fios de azeite extra virgem em suas saladas, molhos e utilize-o para cozinhar no seu dia a dia. Somente cuidado com o exagero na quantidade consumida, pois ele não deixa de ser uma gordura, mesmo que de boa qualidade. Aproveite!

Referências

ALMEIDA, Carlos Alberto Nogueira-de- et al. Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura. International Journal of Nutrology, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 13-20, dec. 2015. ISSN 1984-3011. Disponível em: <http://abran.org.br/RevistaE/index.php/IJNutrology/article/view/185>. Acesso em: 22 Ago 2017.

Regulamento técnico para óleos vegetais, gorduras vegetais e creme vegetal, Resolução RDC nº 270 (2005).

Santos RD, Gagliardi ACM, Xavier HT, Magnoni CD, Cassani R, Lottenberg AMP, et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100 (1Supl.3):1-40.

Roberto de Paula do Nascimento, Beatriz Julião Vieira Aarestrup. Linhaça e azeite de oliva extra-virgem: composição nutricional e efeitos na colite ulcerativa. Nutrição Brasil. 2017;16(3):182-192. Disponível em: <http://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/nutricaobrasil/article/view/1108>. Acesso em: 22 Ago 2017.

Fabíola Natália R. e Silva

Fabíola Natália R. e Silva

Nutricionista | CRN 1-10555

Apaixonada pela nutrição e pelos benefícios que ela traz a saúde, bem estar e qualidade de vida, minha missão é auxiliar na reeducação alimentar e mudança de hábitos, fazendo com que as pessoas acreditem e comprovem que uma alimentação saudável pode sim ser saborosa, resgatando o prazer em se alimentar, sem culpa nem restrições severas, com comida de verdade, alcançando uma alimentação equilibrada. Luta por uma nutrição eficiente, sem terrorismos nutricionais, com clareza, em busca do equilíbrio de corpo e mente, resultando em uma vida saudável e prazerosa.

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) desde 2014, pós-graduanda em Nutrição Materno-infantil pela Estácio desde 2016 e atua como nutricionista clínica e em saúde coletiva.

Veja todos os posts de Fabíola Natália R. e Silva