Frango e Batata Doce: Viver dessa dupla é o caminho alimentar correto?

frango e batata doce

Frango e batata doce ganharam espaço na vida de muitas pessoas, principalmente dos praticantes de atividade física. Essa combinação é conhecida por ajudar na perda de peso e no ganho de massa muscular e com isso temos a cada dia mais adeptos dessa prática. Mas será que incluir esses alimentos diariamente no seu cardápio é o caminho certo?

Para começar, vamos entender o porquê da dupla frango e batata doce ficar tão conhecida!

► A batata doce é um tipo de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, ela vai liberando a glicose mais lentamente para o nosso organismo, impedindo os picos de açúcar no sangue e reduzindo o acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, a batata doce tem boas quantidades de vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B e fibras.

► Já o frango é uma proteína de alto valor biológico, possuindo aminoácidos essenciais para formação de proteínas e consequentemente participando da reparação muscular. Ele também contém vitaminas do complexo B e, se consumido sem a pele, possui pouca gordura.

Se eles são tão bons, qual o problema de consumir frango e batata doce?

O EXCESSO! As pessoas estão muito focadas nos benefícios e esquecem que o carboidrato da batata doce, mesmo sendo de melhor qualidade, se consumido em excesso também pode levar ao ganho de peso. Assim como o excesso de proteína, pode também ser prejudicial a longo prazo.

É muito comum encontrarmos pessoas que estão consumindo essa dupla no almoço, no jantar, antes do treino e até mesmo no café da manhã, o que foge totalmente de uma das regras básicas de uma alimentação saudável: A VARIEDADE!

A dupla frango e batata doce é sim uma boa opção para variar o cardápio, mas não deve ser um componente exclusivo na sua rotina alimentar.

Uma alimentação equilibrada e variada é muito importante para garantir a ingestão adequada de diversos tipos de nutrientes! Procure seu nutricionista para adaptar sua alimentação de acordo com suas necessidades nutricionais, hábitos e preferências alimentares!

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

Veja todos os posts de Isabela Costa Feitosa