Nutrição Pessoal

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Já ouviu falar de Kefir?

kefir

O kefir é uma bebida fermentada, de consistência cremosa, gosto azedo e sabor refrescante, semelhante ao iogurte, porém com valores nutricionais e terapêuticos superiores.

Ele é considerado um probiótico e é produzido tradicionalmente através da fermentação do leite. Seu nome vem da palavra turca “Keyif”, que significa “sentir-se bem” devido a sensação de bem estar que as pessoas sentiam após consumi-lo.

Como é feito o Kefir?

A bebida é feita através da adição de 2 colheres (sopa) de grãos de kefir em 2 xícaras de leite (pode utilizar qualquer tipo: vaca, cabra, coco, arroz, soja, etc).

Os grãos de Kefir têm aparência de uma massa branca e gelatinosa. Eles são compostos por colônias de bactérias e leveduras que são benéficas para o nosso corpo, sendo elas as responsáveis pela fermentação do leite. Durante esse processo o teor de lactose é reduzido, portanto muitas vezes o kefir é bem aceito por indivíduos que possuem intolerância à lactose.

A mistura deve ficar tampada por 24 horas em temperatura entre 20 e 25º. Após esse período, coar os grãos e consumir o leite fermentado (Caso prefira, a bebida pode ir à geladeira antes de ser consumida). Os grãos devem ser adicionados a outro leite.

Benefícios do Kefir:

  • Excelente fonte de nutrientes: rico em vitamina B1, vitamina B12, cálcio, magnésio, ácido fólico e vitamina K;
  • Rico em aminoácidos, dentre eles o triptofano (importante para produção de serotonina – “hormônio do bem estar”)
  • Propriedades antibacterianas: Algumas bactérias presentes no kefir atuam contra infecções e inibem o crescimento de bactérias prejudiciais ao nosso corpo
  • Controla os níveis de colesterol
  • Ajuda no tratamento de constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável e outros problemas digestivos
  • Auxilia na redução dos gases intestinais
  • Melhora o sistema imunológico: Já foi utilizado para pacientes que sofrem de síndrome de fadiga crônica, herpes e câncer.

Fazendo Kefir sem leite…

Para quem não gosta de leite ou tem intolerância a lactose e não quer arriscar fazer do método tradicional, pode utilizar água e açúcar mascavo no lugar do leite!

Modo de Preparo: Em um recipiente de vidro coloque 1 colher (sopa) cheia de açúcar mascavo para 3 colheres (sopa) de grãos de kefir e 250 ml de água filtrada. Tampe e deixe descansar por 24 horas em temperatura ambiente. Coe os grãos, beba todo o líquido do copo e reinicie o processo.

Os grãos de kefir podem ser adquiridos através de doação! 🙂

Dúvidas? Converse com seu nutricionista!

 

Referências

ADRIANA LAUFFER. Kefir de água com açúcar mascavo. Disponível em: < http://www.adrianalauffer.com.br/kefir-de-agua-com-acucar-mascavo/>. Acesso em: 19/04/2017.
ANITA VIECELLI KONRATH. Kefir – Alimento funcional. Disponível em: http://www.anitanutricionista.com.br/2015/11/kefir-alimento-funcional.html. Acesso em: 19/04/2017.
OTLES, S; CAGINDI, O. Kefir: A probiotic dairy-composition, nutritional and therapeutic aspects. Pakistan Journal of Nutrition, Turquia, v.2, n.2, p. 54-59, 2003.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

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