11 . out . 2017 Datas Comemorativas  Mudança de Hábitos  

Vai viajar no feriado? 7 lanches saudáveis para levar na viagem!

lanches saudáveis para levar na viagem

Feriadão chegando, verão dando as caras… a praia é destino certo de muita gente, não é? Se não é praia, é viagem para visitar a família, acertei? E aí que muitas vezes são longas horas de estrada pela frente, sem contar os possíveis atrasos por conta de engarrafamentos no meio do trajeto.

Nessa correria de arrumar malas e deixar tudo pronto para viajar, muitas vezes a alimentação fica em segundo plano. Sair da rotina no feriadão é normal: os horários das refeições mudam e os alimentos também. Você não precisa deixar de saborear a comida da mãe nem recusar uma cervejinha na beira do mar. Mas, pelo menos no dia da viagem, que tal evitar de parar na estrada e ficar refém de opções pouco saudáveis?

Ter uma boa alimentação é, na maior parte das vezes, uma questão de organização e planejamento. Por isso selecionamos algumas ideias de lanches saudáveis para levar na viagem!

lanches saudáveis para levar na viagem

1. Mix de oleaginosas e frutas secas

Castanhas do Pará, castanhas de caju, amendoins e nozes são sugestões de oleaginosas (sempre sem sal!) e damascos, uvas passas e ameixas secas são ótimas ideias de frutas secas. Coloque tudo isso em um potinho e pronto! Lanche fácil e que não estraga fácil. Dica: separe um tanto para a viagem de volta!

2. Frutas

Escolha as mais fáceis de comer, que não precisam ser descascadas, como maçã, pêra, goiaba, caqui e uvas. Mas lembre-se de lavar antes de sair de casa.

3. Palitinhos de cenoura e pepino

Descasque a cenoura e corte esses vegetais em formato de palito. Na hora da impaciência na estrada, melhor beliscar isso do que salgadinho.

4. Tomate cereja

Lave antes de sair de casa, coloque em um pote e pronto! Snack saudável e que quase todo mundo gosta!

5. Sanduíches naturais

Procure fazê-los com pão integral, queijo branco, tomate, alface e uma proteína, como atum ou frango desfiado. Esses exigem uma bolsinha térmica, pois não devem ficar muito tempo fora da refrigeração.

6. Sucos naturais

Para manter o suco fresquinho durante a viagem, programe-se um dia antes: bata a fruta com um pouquinho de água, coloque em forminhas de gelo e leve ao freezer. No dia da viagem, coloque os cubos de frutas dentro de garrafinhas com água e você terá um suco saudável e refrescante!

7. Ovos: por que não?

Você pode cozinha-los, cortar em metades, temperar com sal e orégano e levar para a viagem. Por serem fonte de proteína e gordura, saciam bastante. Só preste atenção ao tempo de cozimento: deixe de 8 a 10 minutos em água fervente para garantir que estejam bem cozidos.

E claro, leve água!

Mesmo que parar para fazer xixi durante a viagem seja um pouco chato, é melhor do que ficar desidratado ou com retenção de líquidos logo no começo da folga, né? O mais importante é ter saúde para curtir esse e todos os outros feriadões que estão por vir.

E aí, gostou dessas ideias de lanches saudáveis para levar na viagem? Qual sua preferida? Conta pra mim e boa viagem!

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015.

Veja todos os posts de Natali Carol Fritzen