Leites Vegetais: Conheça os Benefícios e aprenda a fazer em casa!

leites vegetais

Extremamente nutritivo e versátil em receitas, os leites vegetais são naturalmente sem lactose e podem ser usados como alternativa do leite animal na dieta. São indicados para enriquecer o plano alimentar como também para quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou está querendo diminuir o consumo de leite animal. E o melhor da história, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde!

Aprenda a preparar alguns Leites Vegetais

DICAS que fazem toda diferença:

  • Use sementes cruas, sem serem torradas.
  • Deixe as sementes de molho em água mineral ou filtrada por, no mínimo, 8 horas antes do preparo. Após, descarte a água.
  • Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes, de preferência em pano fino ou tecido voal (para um leite sem resíduo). Se tecido, ferva o pano umas duas vezes antes de usá-lo.
  • Armazene em geladeira por, no máximo, dois dias. Pode ser congelado.
  • Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.
  • Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.

Leite de Amêndoas

Leite de Amêndoas
Preparo: Uma xícara de amêndoas (em remolho) para 3 de água. Bata no liquidificador e coe.

Benefícios: Boas quantidades de cálcio, vitamina E, potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B e gordura insaturada.

Leite de Aveia

Leite de Aveia
Preparo: Bata no liquidificador um copo de aveia em flocos hidratada com 3 a 4 copos de água e coe. Rende um litro.

Benefícios: Boa fonte de ferro, magnésio, vitaminas do complexo B.

Leite de Arroz Integral

Leite de Arroz Integral
Preparo: Deixe 2 copos cheios de arroz de molho por 8 a 10 horas. Leve ao fogo com o dobro de água até começar a ferver, desligue e abafe. Bata e coe várias vezes seguidas. Rende meio litro.

Benefícios: Boas quantidades de vitaminas do complexo B e é rico em carboidratos.

Leite de Quinoa

Leite de Quinoa
Preparo: Coloque um copo de quinoa em grãos de molho por 8 horas. A seguir, bata no liquidificador com 3 copos de água filtrada e coe por 3 vezes. Rende meio litro.

Benefícios: Boa fonte de proteínas, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, além de vitaminas.

Leite de Castanha de Caju

Leite de Castanha de Caju
Preparo: Um copo de castanhas para 3 a 4 de água. Bata no liquidificador, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Benefícios: Boa quantidade de proteína, ácidos graxos essenciais e minerais.

Leite de Nozes

Leite de Nozes
Preparo: Bata um copo de nozes com 2 copos de água e coe. Rende de 3 a 4 copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Benefícios: Fonte de boas gorduras e de minerais.

Leite de Castanha do Pará

Leite de Castanha do Pará
Preparo: Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de 8 horas. Bata com 4 copos de água. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes. Rende 3 copos. Um dos mais saborosos!

Benefícios: Uma das melhores fontes de selênio e também de vitamina E, importantes antioxidantes.

Leite de Gergelim

Leite de Gergelim
Preparo: Bata um copo de gergelim (de molho por 8 horas) com 4 copos de água. Rende 4 copos.

Benefícios: Boa fonte de cálcio. Pode ser utilizado para enriquecer os demais leites vegetais. Duas colheres de sopa oferecem 140 mg de cálcio.

Leite de Avelã

Leite de Avelã
Deixe de molho uma xícara de avelãs cruas por 4 horas em água filtrada. Escoa e bata no liquidificador com 500 ml de água. Coe em tecido, espremendo bem.

Incremente o seu leite vegetal!

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, demerara, mel, agave, tâmaras sem caroço, damasco, uva passa. Experimente bater o leite vegetal com frutas como banana, mamão, maçã, abacate, abacaxi. E porque não fazer um mingau com leite vegetal? Dá uma olhada na receita!

Mingau de aveia com leite vegetal e biomassa

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos
  • 3/4 xícara(s) de chá de leite vegetal de sua preferência
  • 1 colher de sopa de mel ou melado de cana ou agave
  • 1 banana firme picada
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde

Modo de Preparo

Coloque a aveia e o leite vegetal numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar por 5 minutos ou até que o mingau engrosse. Retire do fogo, junte o mel e a banana. Acrescente a biomassa antes do final do preparo. Bom apetite!

Por Daniela Torralbo
Nutricionista – CRN 3/36620

Referências

http://www.melissasetubal.com.br/tag/

http://prisciladiciero.com.br/

http://www.cantinhovegetariano.com.br/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/