12 . out . 2017 Datas Comemorativas  Maternidade  

Nutri, meu filho pode comer doce?

meu filho pode comer doce

“Não dá doce pro seu filho, ele pode ficar diabético”, “Coitada da criança! Dá um docinho pra ela, ela está com vontade!”, “Meu filho sempre comeu doce e nunca morreu por isso”… Palpite é o que não falta, né? E você, mamãe? Se identificou com algumas dessas frases e está pensando o que deve ou não fazer?

Será que meu filho pode comer doce nesse dia das crianças? E nas festas infantis?

A resposta é: DEPENDE!

Em primeiro ponto devemos levar em consideração a idade da criança!

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda não ofertar doces às crianças até os DOIS ANOS DE IDADE! Portanto, se o seu filho tem idade menor que essa, a resposta é automaticamente NÃO!

Por quê crianças menores de dois anos não devem comer doce?

Os primeiros anos de vida são responsáveis por estabelecer os hábitos alimentares da criança, o que vai repercutir nas escolhas alimentares e no estado de saúde e nutrição do seu filho por muitos anos.

O consumo de alimentos inadequados (doces, refrigerantes, açúcar, etc) nos primeiros anos de vida pode favorecer o ganho de peso e levar ao risco de desenvolvimento de diversas doenças, como: hipertensão, diabetes, obesidade, alterações no colesterol e triglicerídeos sanguíneos, aparecimento de cáries, etc.

Além disso, os doces e açúcares são considerados calorias vazias, ou seja, são calóricos mas não oferecem nutrientes que são muito importantes para o desenvolvimento do seu filho. Então, para que oferecer, não é?

Meu filho é maior de 2 anos, pode comer doce?

A partir dos dois anos de idade você pode liberar um docinho, mas é muito importante que você eduque o seu filho para isso, coloque limites, estipule quantidades e momentos certos para comer!

Não deixe as guloseimas expostas e quando for dar algum doce pra ele, já dê na quantidade certa, se você deixar a barra de chocolate inteira a disposição dele, muito provavelmente ele vai comer além do que deveria. Comece desde cedo explicando que esses alimentos, quando consumidos em excesso, podem fazer mal à saúde deles.

Um ponto muito importante nessa parte da educação é a mamãe e o papai serem o exemplo! Não adianta falar que ele não pode comer doces todos os dias, se vocês consomem um chocolatinho sempre depois do jantar, né?

Também é importante não oferecer doces como forma de recompensa: “Se não terminar de comer, não vai comer a sobremesa”, “Se você comer tudo que está no prato, ganha um pirulito”, etc, se ele entender que os doces são como se fosse um presente, eles vão valorizá-los cada vez mais.

Então, nesse dia das crianças, se o seu filho tem mais de 2 anos, por que não liberar um docinho?

Além de delicioso, seu filho é uma criança e isso vai fazer parte do convívio social dele, então não proíba, apenas eduque e modere a ingestão 😉

Chama seu filho, e convida ele para fazer esse bolo de chocolate delicioso! Com certeza ele vai adorar participar!

meu filho pode comer doce? - Bolo de Chocolate Integral

Bolo integral de Chocolate

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de óleo de canola
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (50% de cacau)
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 ½ xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1 xícara (chá) de açúcar orgânico ou mascavo

Modo de preparo

Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Bata no liquidificador o leite, ovos, óleo, açúcar e chocolate. Passe a mistura do liquidificador para um recipiente e junte a aveia e a farinha. Misture! Adicione o fermento e mexa delicadamente. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Ingredientes Calda

  • 1 xícara (chá) chocolate em pó (50% cacau)
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até a calda ferver e engrossar um pouco. Agora é só desenformar o bolo, colocar a calda em cima e se deliciar, com moderação! =)

Referências

BORTOLINI, G. A; GUBERT, M. B; SANTOS, L.M.P. Consumo alimentar entre crianças brasileiras com idade de 6 e 59 meses. Caderno de Saúde Pública. 2012; 28(9): 1759-1771

EU, ELE E AS CRIANÇAS. Bolo integral de chocolate. Disponível em: https://www.eueleeascriancas.com.br/2015/03/bolo-integral-de-chocolate.html. Acesso em 10 de outubro de 2017.

MULHER. Alimentação saudável para crianças não deve proibir consumo de doces. Disponível em: http://www.mulher.com.br/mae/alimentacao-saudavel-para-criancas-nao-deve-proibir-consumo-de-doces. Acesso em: 09 de outubro de 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Departamento de nutrologia: 3ª edição. Rio de Janeiro: SBP, 2012, 148p.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

Veja todos os posts de Isabela Costa Feitosa