03 . nov . 2016 Produtividade  

5 mitos alimentares que irão acabar com a sua produtividade

Atualmente é cada dia mais normal encontrarmos pessoas que não tem ânimo no trabalho ou na hora de realizar uma atividade física. Adequar uma alimentação equilibrada com a correria do dia a dia pode ser um trabalho difícil para algumas pessoas, porém é necessário alcançar um equilíbrio.

Mesmo conseguindo dormir e descansar por um bom tempo todos os dias, ainda não é suficiente para mantermos uma boa produtividade, pois a alimentação e atividade física é a chave para o sucesso. Associando boas noites de sono, atividade física regular e alimentação balanceada, conseguimos melhorar muito nossa produtividade e disposição no dia a dia, caso contrário, é comum sentirmos dores musculares, cansaço e estresse.

Alguns fatores também podem prejudicar nossa rotina, quer saber quais são e como evitá-los? Citamos abaixo 5 mitos alimentares que irão acabar com a sua produtividade!

1. Excesso de cafeína

Algumas pessoas aumentam o consumo de café para conseguir render mais nas suas atividades, porém estudos mostram que altas doses de cafeína podem induzir a insônia, o nervosismo, a irritabilidade, a náusea, a ansiedade e o desconforto gastrointestinal.

2. Consumo de fast-food no almoço

Por ser uma alternativa mais rápida, muitas pessoas optam por fast-food, porém é um tipo de alimento que é digerido muito rápido, exigindo muito da nossa demanda energética, o que acaba deixando a pessoa mais cansada e com sono.

3. Lanches intermediários ricos em carboidratos

No lanche da manhã e lanche da tarde, algumas pessoas dão preferência para alimentos com muito carboidrato, por exemplo uma barrinha de cereal. Alimentos como esses alteram a liberação de insulina, que pode acabar trazendo um cansaço mais rápido.

4. Beber pouca água

A desidratação é um dos principais fatores para o cansaço extremo, pois ela afeta as funções cognitivas, impactando na concentração e memória recente. O ideal seria consumir água durante todo o dia em pequenas quantidades, ou seja, não tomar uma garrafinha de uma vez, pois o efeito não será o esperado.

5. Deixar de tomar o café da manhã

O café da manhã é uma das principais refeições do dia, pois passamos muito tempo em jejum até ele ser realizado, então é importante realizarmos um café da manhã rico em carboidrato, proteína e gorduras boas. Isso garantirá energia o suficiente para conseguirmos manter uma rotina mais dispostos.

Gostou dessas dicas? Colocando em prática você já conseguirá melhorar seu rendimento e produtividade, seja no trabalho, na atividade física ou na sua rotina.

Referências

ALTIMARI. L.R. et al. Cafeína: ergogênico nutricional no esporte. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília, v. 9, n. 3, p. 57-64, julho 2001.

ÉPOCA NEGÓCIOS. 6 hábitos alimentares que acabam com sua produtividade no escritório. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/colunas/Coffee-Break/noticia/2016/10/6-habitos-alimentares-que-acabam-com-sua-produtividade-no-escritorio.html. 27/10/2016

CULTURA MIX. Hábitos alimentares para manter a produtividade no trabalho. Disponível em: http://saude.culturamix.com/nutricao/habitos-alimentares-para-manter-a-produtividade-no-trabalho. 27/10/2016

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

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