25 . nov . 2016 Emagrecimento  Superalimentos  

Nutri, açaí engorda?

açaí engorda

O açaí é um fruto típico e popular da região amazônica, que nos últimos anos ganhou importância pela sua capacidade antioxidante. O Brasil é o principal produtor, consumidor e exportador do açaí.

É uma excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio. A fruta tem sido cada vez mais consumida pelos praticantes de atividade física, no entanto tem fama que engorda e é calórico.

Será que é verdade que o açaí engorda? Mas o que torna essa preparação mais calórica?

Normalmente é a adição de xarope de guaraná, granola, castanha, paçoca, entre outros alimentos. O creme de açaí, quando acrescido desses alimentos, se torna calórico.

O açaí é uma boa fonte de energia e pode ser indicado para ser consumido antes do treino por possuir inúmeras vitaminas e minerais e garantir energia suficiente durante o exercício.

O açaí quando utilizado da forma correta pode beneficiar a perda de peso, por promover saciedade. Pelo seu efeito antioxidante, reduz a produção de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular. Alguns estudos comprovam que o consumo de 100 g da polpa de açaí duas vezes ao dia pode estimular a redução da glicemia, insulina e o colesterol ruim.

Calorias

  • 100g do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico.
  • Quando consumido na forma de polpa com xarope de guaraná, o valor calórico vai para 110 calorias.
  • Se acrescido de outros ingredientes como o “açaí na tigela”, as calorias aumentam ainda mais.
  • Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias.
  • Se houver o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir 1000 calorias.

açaí engorda - calorias

Dicas de consumo!

  • O segredo é não exagerar na quantidade e nas porções! O ideal é não acrescentar na polpa o xarope de guaraná e incluir frutas por exemplo.
  • Outra dica é adicionar em 100 g de polpa, uma banana e 100 ml de água, e bater tudo no liquidificador. Se preferir acrescente uma colher de chá de mel.
  • Procure optar sempre por consumir a polpa natural da fruta. Se for comprar a polpa industrializada fique de olho nas informações nutricionais do produto para ver se é feita apenas da fruta. Essa é melhor forma de aproveitar os benefícios do açaí sem medo.
Referências

Portinho JA, et al. Efeitos Benéficos do Açaí, 2012. International Journal of Nutrology, v.5, n.1, p. 15-20, jan./abr. 2012.

Giana M. Ross Toledo

Nutricionista | CRN 8-1385

Formada em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina (UNIFIL) desde 2000 e pós-graduanda em Gestão de Qualidade de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2002.

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