02 . maio . 2018 Prevenção e Saúde  

Descubra o que os alimentos ricos em polifenóis podem fazer pela sua saúde

alimentos ricos em polifenóis

A procura cada vez maior por meios que auxiliem uma vida saudável tem favorecido pesquisas por substâncias capazes de satisfazer essas necessidades. E aqui entram os polifenóis. Vem comigo que vou explicar para você o que são essas substâncias, e quais os alimentos ricos em polifenóis.

O que são os polifenóis?

Entre essas substâncias, encontram-se os polifenóis, compostos que trazem diversos benefícios para o nosso organismo devido sua grande capacidade de combater os radicais livres, partículas que por sua vez, contribuem para danos nos tecidos no nosso corpo.

Algumas pesquisas realizadas nas últimas décadas apontaram que os polifenóis são peças chaves na prevenção de doenças e na busca de uma vida mais saudável!

Quais os alimentos ricos em Polifenóis?

Os polifenóis estão presentes nos alimentos vegetais e podem ser subdivididos em quatro categorias.

Flavonoides

Polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

São encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde.

Estilbenos

Encontrados no vinho tinto e no amendoim. Entre eles, o resveratrol é o mais conhecido.

Lignanas

Encontrados nas sementes de linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e hortaliças.

Ácidos fenólicos 

Presentes no chá, na canela, no café e em frutas como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.

O Vinho e seus benefícios

O vinho tinto é uma das bebidas mais consumidas no mundo e por sua alta concentração de polifenóis, principalmente o Resveratrol, é considerado altamente benéfico para a saúde, quando consumido com moderação.

A descoberta foi feita algumas décadas atrás, quando em um estudo, observou-se que os franceses, apesar do consumo de alimentos ricos em gorduras, eram menos propensos a doenças cardíacas quando comparados aos americanos. Assim, os cientistas associaram que o resveratrol encontrado no vinho tinto, bebida muito consumida na França, era o responsável por isso.

Leia também: Gorduras fazem bem ou mal a nossa saúde?

A partir desses estudos, a indicação do consumo diário de 1 taça de vinho tinto ou mesmo o suco de uva integral, são comprovadamente benéficas para a nossa saúde!

Um Brinde!

Referências

Rosa COB. Avaliação do efeito de compostos naturais – curcumina e hespiridina na hiperlipidemia induzida em coelhos. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa. 2009.

Polifenóis No Vinho: Resveratrol e Seus Benefícios. Pâmela Padovani Martins, Maria Aparecida Nicoletti; 10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp216-225

https://academic.oup.com/ajcn/article/79/5/727/4690182

Nutricionista Maíra Mageste

Maíra Mageste

Nutricionista | CRN 3-36654

Acredita que o atendimento nutricional individualizado e humanizado são a chave para o adequado tratamento dos seus pacientes. Atualmente a nutrição e alimentação são temas cada vez mais presentes, sendo transmitidos e captados pela população de todas as formas, já que as informações estão mais acessíveis e a ciência em constante evolução.

“Trazer o conhecimento amplo e realista sobre o comportamento alimentar em meio a um mundo de informações que muitas vezes geram terrorismos nutricionais, tem se tornado meu grande objetivo profissional”.

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