21 . mar . 2018 Refletindo com a Nutri  

O que são calorias e para que servem?

o que são calorias e para que servem

Você acha que calorias são bichinhos invisíveis que entram sorrateiramente no seu armário para apertar suas roupas? Que tudo o que importa em um alimento são as calorias que ele tem? Afinal, o que são calorias e para que servem? Venha aprender o que são calorias e dar a elas a sua devida importância.

Vamos começar lá do ensino médio, aquela super aula de físico-química que você A-D-O-R-A-V-A!

Calma, não se preocupe, você não precisa estudar tudo de novo. Só guarda o conceito que você aprendeu naquela época de que compostos químicos reagem e geram subprodutos.

Exemplo: Quando você respira, ocorre uma reação. Entra oxigênio, sai gás carbônico e água. (Acho que isso todo mundo lembra).

O que são calorias e como elas surgem?

No nosso corpo ocorrem reações desse tipo constantemente e ao longo do tempo observaram que alimentos geram calor para o nosso corpo, por isso o nome calorias. Calor é energia! Então podemos dizer que os alimentos são combustíveis que dão energia ao nosso organismo/corpo para realizar trabalho.

Também foram observando que a quantidade de energia que cada alimento fornecia dependia dos tipos de nutrientes que faziam parte dele. Então, olha aí mais um conceito para você guardar sobre calorias:

Existem 4 tipos de nutrientes que fornecem calorias para o corpo humano.

  • Carboidratos: fornecem 4kcal a cada 1g.
  • Proteínas: fornecem 4kcal a cada 1 g.
  • Gorduras: fornecem 9kcal a cada 1g.
  • Álcool: fornece 7kcal a cada 1g.

Agora que você sabe quantas calorias cada grama desses nutrientes fornece, tenho uma pergunta para você…

Você sabe a composição dos alimentos que você consome?

São poucos alimentos que só tem um nutriente que os compões, por exemplo, o azeite extra virgem é composto somente por gordura, então se você consome 1 colher de sopa (que tem mais ou menos 12g de azeite), basta multiplicar 12 por 9 e você sabe que uma colher de sopa de azeite tem 108 calorias.

Mas e um bife? Nele não existe somente proteína… Aí já começa a aparecer outro aspecto importante relacionado às calorias, a composição dessas calorias.

Como calcular calorias?

Para saber quantas calorias um alimento fornece, você tem que saber quais nutrientes fazem parte dele e quanto de cada nutriente esse alimento contém. Cada nutriente será digerido de forma diferente, então as calorias agirão de maneira diferente no seu corpo.

Uma caloria de proteína percorrerá um caminho diferente de uma caloria de carboidrato, que também age de maneira diferente de uma caloria de gordura ou álcool.

Por isso, muito mais importante do que saber quantas calorias um alimento tem, é saber de onde vêm essas calorias. De que é composto esse alimento.

Mas nutri, como eu vou saber quais tipos de calorias eu preciso?

Primeiro você precisa saber de quantas calorias você precisa. Isso está relacionado ao seu metabolismo.

Calorias para viver

O organismo precisa de um número mínimo de calorias para funcionar, para se manter vivo. E a isso damos o nome de metabolismo basal. Sua taxa de metabolismo basal será calculada dependendo de alguns fatores, como sexo, idade, composição corporal e atividade física. Cada organismo é único, portanto o cálculo será diferente para cada um. Tá aí a importância de procurar um plano alimentar individualizado e não seguir as recomendações que foram dadas para outra pessoa.

Saiba mais: Porque seguir um plano alimentar individualizado.

Calorias conforme seu objetivo

Além da quantidade de calorias que você precisa apenas para se manter vivo, também será importante saber o seu objetivo com a alimentação, exemplo ganhar massa muscular, perder gordura… Para isso haverá ainda um acréscimo de calorias no seu dia a dia que pode ser maior ou menor dependendo desse objetivo.

E o álcool, nutri?

É isso mesmo que você está pensando, é o álcool da bebida alcoólica! Cada grama fornece 7 kcal para nosso corpo. Mas, temos que levar em consideração o que mais tem nessa bebida. Por exemplo, uma cerveja não tem só álcool, ela tem carboidrato também. Então nela tem as calorias fornecidas pelo álcool e também pelos carboidratos! Já no caso da vodka, as calorias que vem dela são basicamente do álcool presente nela.

O álcool fornece energia para nosso organismo assim como os carboidratos, proteínas e gorduras, mas temos que tomar cuidado com a ingestão dele pois é um tipo de energia que não é a melhor para se fornecer para nosso corpo.

Saiba mais sobre a composição nutricional da cerveja em Nutri, cerveja pode? Como escolher uma boa cerveja

E aí, deu pra entender o que são calorias e para que servem?

Saber distribuir de onde estão vindo essas calorias fará seu corpo reagir de maneiras distintas e trabalhar melhor ao longo do dia para que você atinja seus objetivos. Por isso é muito importante que você tenha uma alimentação equilibrada e não fique simplesmente achando que cortar calorias vai resolver todos os seus problemas.

 

Referências

Shils, Maurice E. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. Manole, 2003.

Mahan, L. Kathleen, and Sylvia Escott-Stump. Krause, alimentos, nutrição & dietoterapia. editora roca, 2005.

nutricionista debora dias cabral

Débora Dias Cabral

Nutricionista | CRN 4-12100272

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2012 e Mestre em Saúde Pública na subárea de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) desde 2015.

Defende o conceito ampliado de saúde. Muito além da ausência de doenças, a saúde é o bem estar físico, social e emocional. Os alimentos são essenciais para suprir essas esferas.

Veja todos os posts de Débora Dias Cabral