08 . ago . 2017 Mindfulness  Mindfulness  

Por que praticar Mindfulness?

Por que praticar Mindfulness

Vivemos num mundo cada vez mais conectado e distraído que nos puxa e nos empurra numa infinidade de direções. Estar consciente do que acontece em nossa mente, em nosso corpo e em nossas relações, momento a momento, pode ser bastante desafiador. Entretanto, uma realidade possível.

Este é o convite que Mindfulness nos faz: o de cultivar um estado de presença em nossa experiência diária, de estar desperto e aberto ao que surge, com intenção, curiosidade e discernimento.

Trocando em miúdos, é estar atento, ciente, praticando, intencionalmente, uma qualidade de presença cognitiva e emocional em todas as nossas ações. Ser mindful é uma atitude, um meio para experimentarmos a vida em toda a sua riqueza e complexidade.

Nesse post Mindfulness: o que é e por que está se falando tanto sobre o assunto? aprofundo o conceito de Mindfulness.

E o que eu ganho ao praticar mindfulness?

O estado mental de Mindfulness tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Fortalecemos esse estado por meio da prática. Estudos de neuroimagem sugerem que com a prática mudanças estruturais e funcionais acontecem no nosso cérebro. E isso se deve a sua plasticidade, ou seja, o nosso cérebro é mutante; ele possui a capacidade de se adaptar e desenvolver novas conexões na medida em que é estimulado. Esta capacidade é fundamental para qualquer processo de aprendizagem e mudança.

E no final das contas não é isso que estamos praticando quando praticamos Mindfulness? A aprendizagem de uma nova forma de ser e estar no mundo?

E como essas mudanças se traduzem na prática? 

Fisicamente:

  • reduz a liberação do hormônio do estresse, o cortisol, no organismo;
  • reduz a pressão arterial;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • propicia um melhor manejo da dor crônica;
  • melhora a qualidade do sono;
  • alivia desconfortos gastrointestinais.

Cognitivamente:

  • reduz o estresse percebido;
  • reduz a ruminação mental;
  • aumenta a flexibilidade cognitiva;
  • desenvolve a capacidade de atenção e foco;
  • fortalece a memória.

Emocionalmente:

  • maior estabilidade emocional;
  • reduz a ansiedade;
  • melhora a resiliência;
  • fortalece a empatia e a tomada de perspectiva.

Estes são alguns dos benefícios já conhecidos e validados pela ciência. Este é o potencial de Mindfulness: um modo de ser e de “ver” que tem profundas implicações na compreensão que temos da natureza da nossa mente, do nosso corpo e das nossas relações e que contribui para uma vida mais harmoniosa e autêntica.

ingrid pena psicóloga

Ingrid Pena

Psicóloga | CRP 08/20413

Psicóloga metida à antropóloga. Residiu fora do país por 07 anos e atuou em contextos variados como hospitais, centros de acolhimento para população migrante e refugiada e empresas. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde com população Travesti e Transexual. Apaixonada pela diversidade e o florescimento humano.
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