23 . dez . 2017 Molhos  Receitas e Delícias  

Receita de Molho de Tomate Caseiro

molho de tomate caseiro

Macarrão ao sugo, macarrão à bolonhesa, um bife à parmegiana… Todas essas preparações deliciosas têm o que em comum? O molho de tomate!

O molho de tomate é utilizado em diversas preparações, pois ele agrega um sabor maravilhoso! Além disso ele é prático! A indústria nos trouxe essa praticidade. Nós já compramos pronto, basta abrir o sachê e colocar na panela!

Mas você já procurou saber quais os ingredientes têm no molho de tomate industrializado? Será que ele é saudável?

Vou te responder: não ele não é saudável e tem mais ingredientes que um molho de tomate realmente precisa!

O que mais assusta na composição nutricional dele é a quantidade de sódio que em algumas marcar, em apenas 1 sachê (340g), ultrapassa 85% da recomendação diária! Isso mesmo, apenas uma unidade tem mais de 1700mg de sódio!

molho de tomate caseiro X molho de tomate industrializado

Então, que tal aprender a fazer nosso próprio molho de tomate caseiro?

O molho de tomate caseiro é mais saudável, pois ele contém mais vitaminas, minerais, fibras e muito menos sódio, além de ser muito mais saboroso!

Molho de tomate caseiro

Ingredientes

  • 2 quilos de tomate bem maduros;
  • Duas cebolas médias;
  • 1 cenoura média.

Modo de Preparo

Lave e higienize os tomates. Em seguida corte-os em quatro partes e retire as sementes. Reserve-os. Descasque a cenoura e pique-a em cubos. Descasque as cebolas e pique-as em cubos.

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Em 15 minutos (depois que iniciar a pressão) está pronto. Não precisa colocar água porque o tomate e a cebola soltam muita água. Desligue o fogo e deixe sair a pressão para abrir a panela.

Aos poucos, coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Repita o processo com todo o conteúdo da panela.

Peneire o molho em peneira grossa. Coloque em uma panela e leve ao fogo para apurar (reduzir a quantidade de água) e engrossar o caldo. Em seguida, tempere a gosto e bom apetite!

Dica: Você pode congelar o molho!

Priscila Tomaz Nutricionista

Priscila Tomaz

Nutricionista | CRN 9-12812

Apaixonada pela nutrição. Tem um brilho no olhar em poder ajudar as pessoas a melhorar a qualidade de vida e a alcançar seus objetivos. Tem para si que alimentar-se é mais que nutrir o corpo. É, também, relacionar-se com o emocional e o comportamental. Tem como objetivo mostrar que a nutrição não é um conjunto de regras com vários tabus e sim uma ciência que leva em consideração a pessoa como um todo, sua individualidade, sua personalidade, sua cultura. Que alimentar-se bem é simples e deve ser um prazer e não uma tortura ou terrorismo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa desde 2012 e pós-graduada em “Nutrição e exercícios aplicados à prevenção e ao tratamento de doenças” pela Universidade Estácio de Sá desde 2014.

Veja todos os posts de Priscila Tomaz