Nutrição Pessoal

Alimentação saudável começa com informação. Por isso nossos conteúdos são feitos por especialistas, para te ajudar a ter uma vida mais saudável

Conheça também nosso Blog de Nutrição Empresarial ACESSE
28 . abr . 2017 Dicas para o dia a dia  

Conheça os diferentes tipos de ovos e suas características

tipos de ovos

O ovo é um dos alimentos mais completos da alimentação humana. É barato, nutritivo, composto por proteína de alto valor biológico e está presente na alimentação da população brasileira de todos os níveis sociais.

O período da postura, comercialização e preparo do ovo pode levar algum tempo, portanto é importante que o ovo seja preservado durante o período de comercialização, para que seu valor nutricional seja bem aproveitado, pois quanto maior for esse período pior será a qualidade interna dos ovos.

Com tantos tipos de ovos comercializados e com tantas informações que recebemos, fica sempre uma dúvida, qual ovo escolher? Na verdade, qual a diferença entre eles?

Primeiramente precisamos lembrar que o ovo que o brasileiro consome não é só ovo de galinha, certo? Temos a opção de ovo de codorna, ovo de pata, ovo de avestruz e ovo de galinha, por isso vamos diferenciar um pouquinho essas opções para seu conhecimento.

Ovo de Codorna

tipos de ovos - ovo de codorna

É um ovo pequeno, de aproximadamente 12 gramas, geralmente usado cozido em saladas e em conservas. Tem em média 19 calorias, seu sabor é bem próximo ao ovo de galinha e seu valor nutricional é melhor quando comparado ao de galinha por ser mais concentrado. A cada 5 ovos de codorna temos o equivalente a 1 ovo de galinha.

Ovo de Pata

tipos de ovos - ovo de pata

Foto: asthecrowsfly.co.uk

Um pouco maior que o ovo de galinha. O ovo de pata pesa em média 100g e tem aproximadamente 185 calorias. Seu teor de gordura é mais alto quando comparado ao de galinha, porém o sabor também é bem parecido. Tem uma consistência mais gelatinosa, portanto é bastante indicado para a culinária.

Ovo de Avestruz

tipos de ovos - ovo de avestruz

Foto: paleospirit.com

Esse é o maior de todos que consumimos no Brasil. Pode chegar até 1,5kg e tem em média 2000 calorias. 1 ovo de avestruz equivale a aproximadamente 10 ovos de galinha. Seu valor é mais caro por ser difícil de encontrar, já que a demanda é pequena por ser pouco consumido. Normalmente é utilizado no preparo de omeletes tamanho família.

Ovo de Galinha

É muito consumido e o mais comum entre os brasileiros. Tem em média 55g e 84 calorias aproximadamente. Temos várias opções de ovos de galinha, a diferença pode ser pela raça ou pela criação da galinha. Vamos diferenciar cada um deles para você entender melhor.

  • Ovos de granja: as galinhas de granja são galinhas criadas em gaiolas, sob temperatura e luz controlada e comem sem parar para não cessar a produção. Tem seus bicos cortados para que seus ovos não sejam bicados e não haja canibalismo entre elas. Seus ovos tem a gema menos amarela pelo fato da criação da galinha, consequentemente seu valor nutricional é mais inferior.
  • Ovos caipiras: as galinhas caipiras são criadas em locais abertos, fora da gaiola, ciscam livremente e normalmente botam em ninhos cobertos. Não podem tomar remédios que estimulem a produção do ovo e sua alimentação é na grande maioria de origem vegetal e sem pigmentação. Estudos mostram que ovos de galinhas criadas assim tem até 4 vezes mais vitamina A do que os ovos de galinhas de granja.
  • Ovos orgânicos: a criação das galinhas que produzem os ovos orgânicos é bem parecida com das galinhas caipiras, a diferença é que a galinha que produz ovos orgânicos só come alimentos de origem orgânica, ou seja, sem agrotóxico e fertilizantes. O produtor desse tipo de ovo deve receber um certificado que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.
  • Ovos brancos ou vermelhos: essa é uma outra opção de ovos encontrada nas gôndolas. Assim como alguns ovos azuis, a diferença entre eles é a raça da galinha que põe o ovo. Normalmente não tem diferença de valor nutricional.

Por último gostaria de deixar uma dica de como saber se o ovo está fresco ou velho. Ao sacudir o ovo ele não deve se mover, caso mexa significa que o ovo está velho. Ou então coloque o ovo em um copo de água com sal, se o ovo afundar está fresco, se boiar significa que está velho e pode ser descartado.

Referências

Codorna, pata, avestruz… Conheça diferentes tipos de ovos e como usar. Disponível em: https://comidasebebidas.uol.com.br/listas/codorna-pata-avestruz-conheca-diferentes-tipos-de-ovos-e-como-usar.htm. Acesso em: 19/04/2017

Diferença entre os ovos caipiras, orgânicos e de granja. Disponível em: http://socorronacozinha.com.br/diferenca-ovo-caipira-organico-granja/. Acesso em: 19/04/2017

LEANDRO, N. S. M. et al. Aspectos de qualidade interna e externa de ovos comercializados em diferentes estabelecimentos na região de Goiânia. Ciência Animal Brasileira v. 6, n. 2, p. 71-78, abr./jun. 2005

Ovos caipira, de granja, de casca branca, marrom…Saiba como diferenciá-los. Disponível em: http://www.bodytech.com.br/Blog/15-04-08/nutricao/ovos-caipira-de-granja-de-casca-branca-marrom-saiba-diferencialos. Acesso em 19/04/2017

SALVADOR, M., SANTA, P. M. Teores de macronutrientes e de colesterol em diferentes tipos de ovos. B.CEPPA, Curitiba, v. 20, n. 1, p. 133-140, jan./jun. 2002

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

Veja todos os posts de Laís Bolela