14 . abr . 2017 Dicas para o dia a dia  

Tipos de proteínas: Quais são e quais as diferenças?

tipos de proteínas

As proteínas são essenciais para o organismos humano, devendo estar presente em quantidades adequadas na alimentação. Não só as quantidades são suficientes para garantir um bom aporte proteico na dieta, mas principalmente a qualidade da proteína, que dependerá da sua composição, digestibilidade, biodisponibilidade de aminoácidos essenciais, ausência de toxicidade e de fatores antinutricionais.

Primeiramente, vamos classificar os tipos de proteínas!

Elas podem ser proteínas de origem animal ou de origem vegetal, o que diferencia as duas são os aminoácidos (estruturas que formam as proteínas). Existem ao todo 20 tipos de aminoácidos e 8 deles são obtidos através da dieta, chamados aminoácidos essenciais, os demais são produzidos pelo próprio organismo, chamados aminoácidos não essenciais.

Proteínas Animais

As proteínas animais fornecem quase todos os aminoácidos essenciais, possuindo sua composição mais próxima considerada ideal para um bom desenvolvimento e funcionamento do organismo.

Principais fontes: carnes, peixes, ovos e leite.

Proteínas Vegetais

As proteínas vegetais possuem pouco valor nutricional por oferecerem menor quantidade de aminoácidos essenciais, mas apresentam aminoácidos não essenciais na sua composição.

Principais fontes: leguminosas (feijões, ervilha, soja, lentilha, grão de bico) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, amendoim)

Suplementos Proteicos

Além das proteínas vindas da alimentação também encontramos várias formas de suplementos proteicos, como exemplo:

Proteínas vegetais Proteínas animais
Proteína da soja Caseína – proteína do leite
Proteína da ervilha Albumina – clara do ovo desidratada
Proteína do arroz Whey – soro do leite

ATENÇÃO: Antes de adicionar qualquer suplemento à sua alimentação, ou de escolher uma proteína para utilizar, é importante a orientação de um profissional nutricionista para indicar as melhores qualidades e quantidades para sua dieta, rotina e estilo de vida.

Referências

Pires, C. V. et al. Qualidade nutricional e escore químico de aminoácidos de diferentes fontes proteicas. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 26(1): 179-187, jan.-mar. 2006

Proteínas animais e vegetais: tipos e funções. Disponível em http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040557579001459880082.pdf. Acesso em: 10/04/2017

 

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

Veja todos os posts de Laís Bolela