21 . set . 2017 Emagrecimento  Mindful Eating  

Ou é TUDO ou é NADA? Você precisa saber sobre equilíbrio na alimentação!

equilíbrio na alimentação

Você já teve esse pensamento sobre sua alimentação? Muitas pessoas agem dessa maneira, e acabam por escolher um lado a ser seguido… Ou se alimenta sempre bem – sabe aquela alimentação saudável impecável ao extremo? – ou se alimenta sempre malenfia o pé na jaca e não tira de lá nunca mais.

Mas você já se perguntou: “Por que me comporto dessa maneira?”

Esse sentimento vem, muitas vezes, pela culpa em ter consumido algum alimento não tão saudável que você estava se proibindo por um tempo, como chocolate por exemplo. Quando ele é consumido, muitas vezes nesse momento a barra toda de uma vez, traz a sensação de fracasso! Você pensa: “Poxa, não consegui resistir aquele chocolate” e então desiste da alimentação saudável por completo! Passa a comer só alimentos não saudáveis e fast foods, não vai mais a feira, esquece todo o planejamento e organização da alimentação, extrapola nos doces… Porque lá no fundo você está pensando “De que adianta tentar ter uma alimentação saudável se não consigo manter ela sempre, né?”. NÃOOOOOOO!! Isso não pode fazer sentido! As falhas e dificuldades fazem parte do processo, e são importantes para saber como agir diante delas nas próximas vezes.

Se isso acontece com você, se você acabou comendo o que não devia ou comeu demais, reflita: “Comi algo que não estava planejado ou mais do que desejava, mas tudo bem. Foi só uma exceção”. E volte a sua rotina alimentar normalmente.

Isso se chama equilíbrio na alimentação e é o ponto principal para um emagrecimento saudável bem sucedido!

Perceba também como você está se sentindo após essa fugida da dieta – se se sente bem, ou se sentiu enjoo, náuseas, estômago pesado, não conseguiu dormir bem por conta da má digestão – então aceite o seu comportamento e aprenda com ele.

Novamente, uma alimentação saudável é ter equilíbrio sobre seus hábitos alimentares e as exceções que você faz. Sim, você pode comer aquele brigadeiro delicioso da festa de aniversário do seu sobrinho, pode comer aquelas fatias de pizza do aniversário do seu amigo, só não coma em exagero nem com culpa! A Dica de ouro é saborear o alimento, ter prazer em comê-lo, comer devagarinho, com atenção e assim você não precisará comer 10 brigadeiros nem todas as fatias da pizza do restaurante e deixar os amigos com fome! hehe

Comece a mudar a sua mente, faça o teste e depois comenta aqui para mim!

Lembre-se: Deixe pra lá a alimentação de “tudo ou nada”, equilíbrio na alimentação é a chave para uma reeducação alimentar com sucesso!

Fabíola Natália R. e Silva

Fabíola Natália R. e Silva

Nutricionista | CRN 1-10555

Apaixonada pela nutrição e pelos benefícios que ela traz a saúde, bem estar e qualidade de vida, minha missão é auxiliar na reeducação alimentar e mudança de hábitos, fazendo com que as pessoas acreditem e comprovem que uma alimentação saudável pode sim ser saborosa, resgatando o prazer em se alimentar, sem culpa nem restrições severas, com comida de verdade, alcançando uma alimentação equilibrada. Luta por uma nutrição eficiente, sem terrorismos nutricionais, com clareza, em busca do equilíbrio de corpo e mente, resultando em uma vida saudável e prazerosa.

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) desde 2014, pós-graduanda em Nutrição Materno-infantil pela Estácio desde 2016 e atua como nutricionista clínica e em saúde coletiva.

Veja todos os posts de Fabíola Natália R. e Silva