31 . ago . 2017 Diabetes  Prevenção e Saúde  Rotina Alimentar  

Você tem Diabetes? Inclua o brócolis na sua alimentação!

diabetes alimentação brócolis

Atualmente, 387 milhões de pessoas tem diabetes no mundo e há a previsão de que no ano de 2035 teremos 471 milhões. No Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com diabetes, ou seja, 6,9% da população. E esse número só cresce a cada ano. É muita gente com diabetes, né?!

Você é diabético? E se alimenta bem? É muito importante ter uma alimentação variada e equilibrada para evitar ou para controlar o diabetes, além de um estilo de vida saudável! Mas isso provavelmente você já sabe, né?

O que você não sabia é que incluir o brócolis na sua alimentação pode auxiliar no seu tratamento da diabetes tipo 2!

Sim! Uma pesquisa recente mostrou que o sulforafano – composto natural presente no brócolis e em outros vegetais – reduz a produção de glicose no fígado e melhora o controle da glicose em pessoas com diabetes tipo 2. Assim, melhora a glicemia de jejum em pessoas com obesidade e diabetes tipo 2 desregulada. Muito interessante, não é mesmo?

E o que é o diabetes tipo 2?

Ele está em 90 a 95% dos casos de diabetes e é uma doença crônica em que pode ocorrer duas situações: o corpo não produzir insulina ou não conseguir utilizar corretamente a insulina produzida, sendo causada pelos fatores genéticos e ambientais, ou seja, a hereditariedade e o seu dia a dia – dependendo de como é sua alimentação, se faz ou não atividade física, entre outros! 

E a insulina?

É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, pois, por meio dela, a glicose que obtivemos pela alimentação é utilizada pelo nosso corpo. Nos casos de diabetes, é comum a hiperglicemia – níveis altos de glicose no sangue -, e se assim permanecer por longo tempo, pode levar a complicações, como danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, diminuição da qualidade de vida, entre outras. Não queremos isso, certo?

Agora que você já aprendeu sobre o diabetes e que o brócolis é uma boa opção para o tratamento da diabetes tipo 2, é hora de consumi-lo no seu dia a dia para ter os seus benefícios! Inclua-o nas suas refeições e muita saúde para você!

Referências

Annika S. Axelsson, Emily Tubbs, Brig Mecham, Shaji Chacko, Hannah A. Nenonen, Yunzhao Tang, Jed W. Fahey, Jonathan M. J. Derry, Claes B. Wollheim, Nils Wierup, Morey W. Haymond, Stephen H. Friend, Hindrik Mulder e Anders H. Rosengren. Sulforaphane reduces hepatic glucose production and improves glucose control in patients with type 2 diabetes. Vol. 9, Issue 394, eaah4477. Disponível em: <http://stm.sciencemag.org/content/9/394/eaah4477> Acesso em: 09 Ago 2017.

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: AC Farmacêutica, 2016. Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/sbdonline/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf> Acesso em: 09 Ago 2017.

Fabíola Natália R. e Silva

Fabíola Natália R. e Silva

Nutricionista | CRN 1-10555

Apaixonada pela nutrição e pelos benefícios que ela traz a saúde, bem estar e qualidade de vida, minha missão é auxiliar na reeducação alimentar e mudança de hábitos, fazendo com que as pessoas acreditem e comprovem que uma alimentação saudável pode sim ser saborosa, resgatando o prazer em se alimentar, sem culpa nem restrições severas, com comida de verdade, alcançando uma alimentação equilibrada. Luta por uma nutrição eficiente, sem terrorismos nutricionais, com clareza, em busca do equilíbrio de corpo e mente, resultando em uma vida saudável e prazerosa.

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) desde 2014, pós-graduanda em Nutrição Materno-infantil pela Estácio desde 2016 e atua como nutricionista clínica e em saúde coletiva.

Veja todos os posts de Fabíola Natália R. e Silva