Retenção de talentos nas empresas é um dos benefícios dos programa de qualidade de vida no trabalho

Retenção de talentos nas empresas é um dos benefícios dos Programa de Qualidade de Vida no trabalho

Os programas de qualidade de vida no trabalho estão ganhando cada vez mais destaques no mundo corporativo, afinal, os benefícios para os colaborares e para as empresas são muitos com a implementação desses programas. E um dos objetivos principais é a retenção de talentos nas empresas.

Afinal, desafio maior do que selecionar bem os funcionários da sua empresa, é mantê-los, não é? Reter talentos é fundamental para obter melhores resultados.

Para que o seu cliente seja bem atendido e fique satisfeito, a empresa precisa dar uma atenção especial aos seus colaboradores, ou seja, é fundamental que o ambiente de trabalho seja seguro, confortável e que promova bem-estar e qualidade de vida.
Portanto, proporcionar um ambiente favorável para o colaborador é investir indiretamente no cliente.

Mas, o que é qualidade de vida no trabalho?

“Qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias gerenciais, tecnológicos e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimentismo humano para e durante a realização do trabalho. ”

Levando em consideração que as pessoas passam mais tempo do dia dentro das empresas, é necessário valorizar os colaboradores e entender que o maior capital de uma empresa são as pessoas que a integram e que os recursos materiais, nada significam sem o colaborador para operá-las.
Dessa forma, é importante repensar nas formas de gestão, conhecer melhor os seus colaboradores, buscar estratégias para identificar o nível de motivação deles e entender suas expectativas.
E para te ajudar na retenção de talentos nas empresas separei 6 ações para você começar a aplicar já!

6 ações que aumentam a retenção de talentos nas empresas

1. Estabeleça um plano de carreira

O óbvio precisa ser dito! Ao contratar um novo colaborador, apresente a ele um plano de carreira alcançável. Mostre desde o início as possibilidades, trabalhe com prazos e metas, esteja aberto a perguntas e seja flexível.
Mostre ao colaborador que crescer dentro da empresa é possível e não faça falsas promessas.

2. Melhore o clima organizacional

Como citado anteriormente, as pessoas passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho, então o clima da organização precisa ser agradável em todos os aspectos. Desde a decoração do ambiente até o modo de tratar os funcionários.
Um ambiente positivo, inspirador e motivador, fará com que a satisfação da equipe seja melhor, aumentando também a produtividade.

3. Permita a troca de ideias e experiência

Nem sempre um ambiente onde todos ficam calados é sinal de que todos estão produtivos e concentrados. Essa situação, algumas vezes, pode esconder a desmotivação e estagnação da equipe.
Por isso, promover a troca de experiências e ideias entre os funcionários é uma prática muito importante.
Além de estreitar os laços entre os colaboradores, isso permite maior engajamento e aprendizado.

4. Dê Feedbacks

Os seus colaboradores precisam saber sobre a qualidade do trabalho prestado. Eles precisam saber os pontos positivos e pontos de melhoria para implementar uma melhoria contínua e para não ficarem desmotivados.
Isso estimula o colaborador a sentir que está aprendendo constantemente e a continuar se aperfeiçoando. Estabeleça uma frequência parar dar feedbacks aos seus colaboradores.

5. Escute mais e crie oportunidades

Ouça com atenção o que os colaboradores têm a dizer e solicite a opinião deles para resolver eventuais problemas, pois às vezes um potencial talento pode não ser descoberto por falta de oportunidade de mostrar suas ideais.
Além de se surpreender, você faz com que eles se sintam essenciais para o sucesso da empresa.

6. Atente-se à remuneração

Um detalhe importante e fundamental para reter talentos é em relação à remuneração dos seus colaboradores.
Embora a valorização e reconhecimento dos colaboradores na empresa façam com que se sintam bem no trabalho, a questão financeira também pesa na hora de decidir aceitar uma outra proposta de trabalho.
De nada adianta criar o ambiente de trabalho perfeito se o salário e os benefícios não estiverem condizentes ao cargo e atividades de seus funcionários.

Viu só como promover a retenção de talentos é possível com a implementação de algumas medidas na sua empresa?

Estabeleça algumas mudanças positivas, garanta uma equipe produtiva e satisfeita e aumente a retenção de talentos nas empresas! Nós podemos te ajudar com a gestão e implementação de programas de qualidade de vida, saiba mais sobre nossa metodologia.