20 . ago . 2018 Rotina Alimentar  

8 estratégias nutricionais para controlar a vontade de comer doce toda hora

8 estratégias nutricionais para controlar a vontade de comer doce toda hora!

Quem é formiguinha aí?! Muitas pessoas são loucas por um docinho, mas ter vontade de comer doce toda hora pode ser um alerta de uma vida desequilibrada! Nesse artigo, vamos ensinar 8 estratégias nutricionais para ajudar você controlar a vontade de comer doce toda hora!

Você sabia que o excesso de açúcar, que é um carboidrato simples, possui efeitos ruins na nossa saúde?

Alguns pesquisadores constataram que a compulsão por doces pode ser considerada tão séria e tão forte quanto as drogas, o alcoolismo e o tabagismo.

Ao ingerimos doces, nosso organismo eleva os níveis de glicose e estimula o pâncreas a produzir e liberar um hormônio, chamado insulina, que transforma a glicose em energia e em estoques de gordura, e consequentemente leva ao aumento de peso.

Consequências do consumo em excesso de açúcar

Não é só o sobrepeso é preocupante quando pensamos em açúcar! O seu alto consumo também pode resultar em cáries, diabetes tipo II, hipoglicemia, doenças cardíacas, câncer, entre outras.

Alguns macetes podem ser bem úteis quando falamos em compulsão por doces, pois agem diretamente no mecanismo de controle de insulina e/ou glicose sanguínea.

Veja só:

  • Tranque o armário;
  • Escove os dentes;
  • Masque chiclete;
  • Cheire um pedaço de chocolate.

Brincadeira! Essas dicas não devem ser levadas a sério. Definitivamente, essas não são as melhores soluções para você conseguir controlar sua vontade do doce.

Não adianta tentar enganar nosso cérebro, se ele pede doce, ele quer açúcar. Não quer adoçante, nem outra coisa.

Vontade de comer doce toda hora pode ser consequência de estresse no trabalho

Antes de mais nada, você precisa saber se essa vontade é realmente uma vontade do doce! Ou será que você quer comer um docinho mais por uma recompensa ou para aliviar sentimentos, como ansiedade ou estresse?

Esse tipo de comportamento deve ser observado constantemente e se você perceber que na maioria das vezes, come doces por estar cansado ou triste ou ansioso, vale lembrar que isso não irá resolver seus problemas.

Procure outra atividade que lhe dê prazer, como ler um livro, caminhar, brincar com cachorro ou gato, etc.

Mude o modo como você encara o doce

Se você encara o doce como algo extremamente proibido, as chances de você ter mais compulsão são maiores, pois toda restrição alimentar gera um processo de compulsão alimentar.

Com equilíbrio e moderação é possível comer eventualmente um doce que goste muito sem que isso prejudique seus resultados ou sua saúde. IMPORTANTE É COMER DE MANEIRA CONSCIENTE.

Agora sim, anote essas 8 estratégias nutricionais para controlar a vontade de comer doce toda hora

  1. Troque os carboidratos refinados por carboidratos complexos, como pão branco por integral, arroz branco por integral, cereais integrais.
  2. Aumente o consumo de fibras da dieta, como legumes, verduras, frutas, farelos.
  3. Tome em média 2 litros de água por dia, pois o nosso organismo pode confundir fome com sede.
  4. Evite o consumo de refrigerante e sucos naturais ou industrializados com açúcar.
  5. Substitua os doces por alimentos adoçados naturalmente, como frutas, mel, melado, frutas secas.
  6. Cuidado ao substituir açúcar refinado por adoçantes artificiais. Vale lembrar que o adoçante artificial não ativa o nosso sistema de recompensa da mesma forma que o açúcar. Então, a vontade de comer doces se mantém. O mesmo acontece quando você tenta “enganar” a vontade de comer doce com outra coisa, como uma maçã ou um chiclete.
  7. Leia rótulos de alimentos! Muitas vezes consumimos grande quantidade de açúcar sem perceber! O açúcar pode estar “escondido” em determinados alimentos, o que leva ao aumento da necessidade dos doces.
  8. Prefira comer um docinho logo após o almoço ou jantar, pois você estará mais saciado e conseguirá controlar mais as porções. E melhor ainda, que tal dividir a sobremesa com alguém? Assim você se permite comer um doce eventualmente, porém numa porção menor.

Adapte seu paladar e dome a compulsão por doces

Se você tem o hábito de colocar muito açúcar refinado no café, por exemplo, comece a reduzir essa quantidade no seu dia-a-dia e escolha um açúcar mais saudável, como mascavo, demerara ou açúcar de coco.

O mesmo vale para o adoçante. Se você perde as contas de quantas gotas ou sachês usa de adoçante no seu dia-a-dia, novamente, reduza gradativamente até adaptar seu paladar.

Ou então se você só gosta de chocolate branco e chocolate ao leite, vá inserindo gradativamente as opções com mais cacau, que são mais benéficas, até chegar a comer naturalmente um chocolate acima de 70% cacau. É só você querer!

Com pequenas mudanças, você reeduca seu paladar! 🙂

Referências

DHERAN. Sofhie. Veja 5 dicas para diminuir a vontade de comer doce. Disponível em: <https://nutricaosemneura.blogosfera.uol.com.br/2018/01/03/veja-5-dicas-para-diminuir-a-vontade-de-comer-doce>. Acesso: 29/05/2018.

DHERAN. Sofhie. Não sabe como controlar a vontade de comer doce? Veja dicas! Disponível em: < https://www.sophiederam.com/br/blog/comportamento-alimentar/como-controlar-vontade-comer-doce>. Acesso: 29/05/2018.

HAIAT, P. D; Como se livrar da compulsão por doces. Disponível em: http://www.nutconsult.com/artigos-compulsaopordoce.htm. Acesso: 28/05/2018.

ROMANO, T. Cookies saudáveis de banana com aveia. Disponível em: http://panelaterapia.com/2013/11/cookies-saudaveis-de-banana-e-aveia.html. Acesso: 28/05/2018.

Mirelli Dantas Andrade

Nutricionista | CRN 3-41051

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2013, especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada AVM desde 2015 e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Possui aprimoramento profissional em nutrição clínica pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atua como consultora de Nutrição, oferecendo hábitos mais saudáveis para que a qualidade de vida e produtividade seja prioridade para empresários.

Veja todos os posts de Mirelli Dantas Andrade