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12 . mar . 2014 Vitaminas e Minerais  

Preciosos Benefícios do Ômega 3 para sua saúde

benefícios do ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, assim chamado pois nosso organismo não é capaz de produzi-lo. Por isso é necessário que a ingestão desta gordura boa seja diária. Vem conhecer os benefícios do ômega 3 para sua saúde e em quais alimentos você pode encontrá-lo.

Os benefícios do ômega 3

São inúmeros os benefícios do consumo de ômega 3 para nosso organismo, destacando-se entre eles a:

  • redução do LDL (colesterol ruim)
  • redução da pressão arterial
  • prevenção da aterosclerose (depósito de gordura nas artérias)
  • prevenção de eventos cardiovasculares.

Além disso o ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório, está ligado diretamente a modulação da resposta imune e participa do desenvolvimento do cérebro desde a fecundação do óvulo.

Alimentos Fonte de Ômega-3

As principais fontes deste nutrientes são:

  • peixes marinhos de água fria (sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, cavala, bacalhau, etc)
  • semente de linhaça, castanhas e nozes
  • óleos vegetais (canola, soja, linhaça)
  • e, em pequena quantidade, alguns vegetais verdes (brócolis, rúcula, couve e espinafre).

Você sabia que nem todos os ômega 3 são iguais?

As fontes vegetais citadas anteriormente contém um precursor do ômega 3, o ALA (ácido alfa-linolênico), o qual é transformado nas formas ativas (o EPA – ácido eicosapentaenóico – e o DHA – ácido docosahexaenóico) e então bsorvidas pelo corpo.

Estas formas ativas já são encontradas nas fontes animais, não necessitando portanto serem convertidas. Isso quer dizer que os ômega 3 de origem animal são melhor aproveitados pelo organismo.

Prefira comida de verdade, aproveite os benefícios do ômega 3 e evite doenças

Com a mudança no padrão alimentar mundial, onde o consumo de alimentos industrializados e fast foods é elevado, a ingestão de gorduras saturadas e trans é muito superior a ingestão das gorduras “do bem”.

Este desequilíbrio pode levar ao desenvolvimento de inúmeras doenças como:

  • Alzheimer
  • doença cardíaca coronária
  • trombose
  • hipertensão
  • dislipidemias
  • asma
  • psoríase
  • colite ulcerativa, entre outras.

Então, para obter todos os benefícios do Ômega 3, consuma os alimentos fonte, mantenha uma alimentação saudável e balanceada, e fuja dos alimentos industrializados.

Leia também: Processamento de alimentos: O que comer para emagrecer com saúde?

Por Amanda Oliveira
Nutricionista | CRN8-7460