fbpx
16 . fev . 2016 Emagrecimento  Receitas e Delícias  

Chás que auxiliam no emagrecimento

chás que auxiliam no emagrecimento

Os chás são muito utilizados há vários anos como forma de aliviar dores, desconfortos, auxiliar no sono, reduzir o inchaço, melhorar a digestão, etc. São diversos tipos que encontramos nos supermercados e lojas de produtos naturais e cada um apresenta um benefício para o nosso organismo. Porém, existem alguns chás que além de todos os seus benefícios particulares, também auxiliam no emagrecimento.

Antes de lhe apresentarmos algumas opões para ajudar na luta contra a balança, é importante lembrar que apesar de serem ótimas opções para dar uma ajudinha na perda de peso eles agem apenas como facilitadores do processo, devendo sempre estar associado com uma alimentação saudável e atividade física.

Vamos conferir quais os chás que auxiliam no emagrecimento:

Chá Verde

chás que auxiliam no emagrecimento - chá verde

É o tipo mais falado e mais utilizado quando o assunto é perda de peso. Feito a partir das folhas da Camellia sinensis, esse chá possui grandes quantidades de flavonoides, conhecidos como catequinas, que são capazes de promover a redução do peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças associadas à obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares e dislipidemias (reduzindo o colesterol total, LDL – “colesterol ruim” e triglicerídeos). Além disso, ele possui cafeína, que auxilia na perda de gordura devido ao seu efeito termogênico, aumentando o gasto de energia do organismo.

Para o preparo do chá é necessário esquentar a água (desligar antes de ferver), despejar nas folhas e abafar de 2 a 3 minutos. Para cada litro de água utilizar 4 colheres de sopa da erva fresca ou 2 colheres de sopa da erva seca. Não é recomendando o armazenamento por longo tempo, pois ocorre perda dos compostos fenólicos.

Chá Branco

chás que auxiliam no emagrecimento - chá branco

Feito a partir dos brotos da planta Camellia sinensis, possui maior ação antioxidante quando comparado ao chá verde por possuir mais catequinas em sua composição. Porém, possui menos cafeína do que o chá verde. Alguns estudos mostraram que esse chá reduziu os triglicerídeos e aumentou a quebra de gordura, indicando-o como um recurso natural auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e níveis elevados de triglicerídeos. Porém, os estudos com esse tipo de chá ainda são poucos.

Para o preparo é necessário esquentar a água (sem deixar ferver) e despejar na erva (1 ou 2 colheres para cada litro de água). Abafar de 4 a 8 minutos. Coar e tomar.

Chá Preto

chás que auxiliam no emagrecimento - chá preto

Esse chá também é produzido a partir da planta Camellia sinensis, porém ele é mais fermentado e sofre mais oxidação quando comparado ao chá verde e o chá branco. Ele possui menor ação antioxidante e uma quantidade maior de cafeína, aumentando o gasto calórico do corpo e auxiliando no processo de perda de peso.

Para o preparo esquente 1 litro de água e assim que começarem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva. Abafe de 3 a 5 minutos. Coe e tome!

Chá de Hibisco

chás que auxiliam no emagrecimento - chá de hibisco

Feito a partir da flor Hibiscus sabdariffa, é rico em flavonoides que atuam como um poderoso antioxidante, protegendo nosso corpo de algumas doenças, envelhecimento precoce e auxiliando na queima de gordura. Ajuda na prisão de ventre, no controle da pressão arterial, diminui o colesterol ruim e possui ação diurética, que ajuda no quadro de retenção líquida e celulite, contribuindo também para a perda de peso. Quando combinado com a canela, ajuda na redução da vontade por doces.

Para o preparo é necessário esquentar 1 litro de água (não deixar ferver). Desligar o fogo e acrescentar 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco. Tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar! Pode tomar quente ou gelado. Dica: Na hora do preparo pode adicionar canela em pau e/ou lascas de gengibre.

Chá de Gengibre

chás que auxiliam no emagrecimento - chá de gengibre

O gengibre é rico em vitamina B6, magnésio, cobre, potássio, entre outros minerais. Possui ação antisséptica, antiinflamatoria e antioxidante. Além disso, ele é um termogênico natural que atua acelerando o metabolismo do nosso organismo e auxiliando na perda de peso. Esse chá ajuda não somente no emagrecimento como também auxilia no funcionamento digestivo, circulatório e respiratório.

Para o preparo coloque uma colher de chá da raiz ralada para ferver com 150 ml de água. Quando ferver desligue o fogo e abafe por 5 minutos. Coe e sirva morno! Para quem não gosta do sabor forte do gengibre pode adicionar gotas de limão ou acrescentar na fervura 1 pedaço de abacaxi.

Matcha

chás que auxiliam no emagrecimento - matcha

É extraído da mesma planta que o chá verde, preto e branco, porém as folhas da planta são moídas em pedra de forma artesanal até formar um pó. Esse pó pode ser utilizado para preparar o chá ou até mesmo em receitas de bolos, pães, etc. Ele possui mais antioxidantes, mais cálcio e vitaminas do que o chá verde e é um excelente termogênico. Além disso, é rico em clorofila, que também auxilia na perda de peso.

Para preparar o chá basta colocar água quente sobre o pó e misturar até que se formem bolhinhas nas bordas da xícara.

Abaixo seguem algumas receitinhas diferentes para aproveitar os benefícios dos chás!

Chá Emagrecedor

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de hibisco
  • 1 colher de sobremesa de cascas de maça seca
  • 1 colher de café de gengibre em lascas
  • 1 fatia de limão

Modo de Preparo

Deixe tudo em infusão por 5 minutos, coe, espere esfriar e leve a geladeira. Adicione algumas fatias de limão. Sirva gelado!

Suco verde com chá de gengibre

Ingredientes

  • 200 ml de chá de gengibre
  • 1 folha de couve
  • 1 folha de hortelã
  • ½ maçã
  • 2 fatias de abacaxi

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba gelado.

Suchá de hibisco

Ingredientes

150 ml de chá de hibisco
6 morangos
Hortelã (Opcional)

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificados e coar. Servir gelado!

Chá verde gelado com laranja

Ingredientes

  • 1 litro de chá verde
  • Suco de 1 laranja pera
  • Gelo triturado a gosto
  • Rodelas finas de laranja

Modo de Preparo

Numa jarra junte o chá verde com o suco de laranja e adicione rodelas finas de laranja. Complete com o gelo triturado e sirva em seguida.

ATENÇÃO
Nenhum tipo de chá deve ser consumido por conta própria (principalmente por gestantes e lactantes), pois apesar de naturais cada tipo possui uma dosagem recomendada e suas contraindicações, podendo causar prejuízos à saúde se consumidos em excesso e sem orientação!

Procure seu nutricionista para lhe orientar sobre o melhor tipo, as doses e melhores horários para você tomá-los!

 

Referências

Freitas, HCP; Navarro, F. O chá verde induz o emagrecimento e auxilia no tratamento da obesidade e suas comorbidades. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, vol 1, n.2, p 16-23, 2007.

Lamarão, RC; Fialho, E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição; 22(2): 257-269, mar/abr 2009.

Sohle J, et al. White tea extract induces lipolytic activity and inhibits adipogenesis in human subcutaneous (pre)-adipocytes. Nutrition & Metabolism, vol 6, n. 20. 2009

http://www.clinicarevitalize.com.br/noticias/165-camellia http://www.patriciadavidson.com.br/

http://www.giovanamorbi.com.br/cha-de-hibisco-o-aliado-contra-os-excessos-de-gordura-que-teimam-em-estacionar-na-cintura/ http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/cha-preto.html

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

“O impacto que a alimentação tem na vida das pessoas é enorme, e por isso, ser nutricionista é um trabalho prazeroso e ao mesmo tempo desafiador. Acredito numa alimentação sem modismos e sem restrições, buscando o prazer em se alimentar com comida de verdade e com moderação!”

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2011), pós-graduada em Nutrição Clínica, Metabolismo e Terapia Nutricional pela Estácio de Sá (2014).

Veja todos os posts de Isabela Costa Feitosa