20 . abr . 2018 Dicas para o dia a dia  

Comparamos o iogurte grego e iogurte natural! Descubra qual a melhor opção!

Comparamos o iogurte grego e iogurte natural! Descubra qual a melhor opção!

O iogurte é uma bebida prática e fácil de levar ao trabalho, sendo ideal para incluir nos lanches intermediários. Pode ser consumido puro, batido com frutas ou misturado a cereais (aveia ou granola). Você já deve ter se deparado com uma variedade imensa de produtos lácteos nas prateleiras dos supermercados. Mas, sempre surge aquela dúvida: entre o Iogurte grego e iogurte natural, qual escolher?

O iogurte nada mais é do que um leite fermentado por bactérias que se alimentam da lactose e liberam ácido láctico. Entretanto, existem vários tipos. Hoje vamos falar sobre a composição nutricional do natural e do grego.

Pare e compare: Iogurte grego e Iogurte Natural

Porção de 100g Iogurte Grego Iogurte Natural
Calorias 134  74
Carboidratos 17g 5,3g
Proteínas 5,6g 4g
Gorduras 8g 6,7
Cálcio 177mg 145mg
Sódio 94mg 74mg

Calorias

Quando comparamos as calorias, o iogurte natural sai na frente, com menos calorias. Em 100 gramas o iogurte grego tem 134 calorias. Já o natural possui 74 calorias.

Carboidratos

Aqui, a diferença entre os dois é mais significativa, o iogurte grego tem 3x mais carboidratos que o natural. Isso porque o iogurte natural não tem açúcar de adição, como acontece com o iogurte grego. Assim, o iogurte natural só contém o açúcar natural do leite.

Proteínas

Nessa categoria, o iogurte grego tem quantidades maiores de proteína que o natural. Normalmente, os iogurtes ricos em proteínas são mais densos e mantêm a saciedade por mais tempo. Eles são bons para substituir um lanche que seria mais calórico ou rico em carboidratos, como biscoitos por exemplo.

Gorduras

O iogurte natural tem menos gordura que o grego. Se a ideia é não ingerir muita gordura, a melhor opção é ficar com o iogurte natural desnatado.

Sódio

O iogurte grego tem um teor maior de sódio em comparação ao natural.

Textura e sabor

O grego é mais consistente que os iogurtes convencionais e bebidas lácteas.

Iogurte grego e iogurte natural: afinal, qual o melhor?

Comparando todas essas questões entre o iogurte grego e iogurte natural, pode-se dizer que o iogurte natural é melhor opção para ser ingerido diariamente, já que há uma quantidade menor de calorias, de carboidratos, de gorduras e de sódio!

Você já conhece o kefir? Vem conferir como fazer iogurte com ele!

Giana M. Ross Toledo

Nutricionista | CRN 8-1385

Formada em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina (UNIFIL) desde 2000 e pós-graduanda em Gestão de Qualidade de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2002.

Veja todos os posts de Giana M. Ross Toledo