30 . jul . 2018 Rotina Alimentar  

Dicas práticas no trabalho: Garanta uma alimentação saudável em viagens mesmo saindo da rotina!

Dicas práticas no trabalho: Garanta uma alimentação saudável em viagens mesmo saindo da rotina!

Com o mundo cada vez mais conectado, podemos imaginar que a comunicação dentro das grandes empresas, que tem filiais em várias cidades, é muito mais fácil do que há alguns anos, não é? Ao mesmo tempo que temos a internet para facilitar, algumas questões ainda precisam ser resolvidas pessoalmente, o que leva milhares de funcionários a pegar o rumo do aeroporto todas as semanas por motivos de trabalho. Mas como manter uma alimentação saudável em viagens, estando longe de casa e totalmente fora da rotina a que estamos habituados?

Sua saúde paga o preço pela falta da alimentação saudável em viagens

Com certeza uma das maiores dificuldades de quem viaja sempre a trabalho é a rotina: um dia em uma cidade, outro dia em outra. Uma semana em hotel, outra em casa. Uma semana indo para a academia, outra semana correndo… para não perder o vôo!

E, como somos serem movidos a hábitos, ficamos perdidos sem ter uma rotina e quem paga o preço é a saúde.

A falta de horários fixos para comer e a falta de alimentos saudáveis à disposição certamente dificultam um pouco, mas isso não é desculpa para se atirar em fast food e doces o tempo todo, hein?

Dicas para manter uma alimentação saudável em viagens

Selecionamos aqui algumas situações comuns de quem viaja muito e diversas dicas para se virar da melhor forma possível:

Situação 1 – Cheguei com fome no aeroporto, e agora?

Se não conseguiu levar nada para comer nem fazer uma refeição antes da viagem, dê uma passeada pelos longos corredores da sala de embarque e analise as opções. Pode acreditar, sempre tem uma opção saudável para escolher!

Algumas dicas:

  • sanduíche natural (mas natural mesmo, com saladas frescas e pouca maionese, tá?)
  • salada com alguma proteína (carne, peixe, frango, ovos…)
  • salada de frutas.

Situação 2 – Café da manhã (tentador) do hotel

Ao mesmo tempo em que o café da manhã de hotel oferece pães de queijo, bolos e croissants tentadores, têm também diversas opções saudáveis, como:

  • frutas
  • pães integrais
  • alimentos fontes de proteínas, como ovos mexidos.

Então é possível fazer boas escolhas que vão te dar saciedade e bons nutrientes! Além disso, consumir frutas ao longo do dia pode ser difícil, então aproveite a oferta que existe no café da manhã e escolha pelo menos 1 tipo!

Situação 3 – Reuniões e mais reuniões…

Se você já sabe que vai ter muitas reuniões durante a viagem, vá preparado:

Leve um saquinho ou potinho com oleaginosas diversas (amendoins, nozes, castanhas…) para consumir entre um compromisso e outro.

É um lanche fácil de carregar e rápido de comer! 🙂

Aproveite e preocupe-se com a ingestão de água ao longo do dia:

Compre logo cedo uma garrafinha de água e carregue com você.

Tomar pouco líquido traz várias consequências, entre elas dores de cabeça que podem atrapalhar seu dia de trabalho.

Situação 4 – Hoje tem happy hour, e agora?

Eu sei, recusar convite para um happy hour com os colegas que te receberam tão bem na cidade deles não pega bem, não é? Saiba que não tem problema curtir a noite em outra cidade, não! Na verdade, é um ótimo momento para relaxar após um dia de trabalho.

A palavra-chave aqui é moderação: se você gosta de uma cervejinha, sem problemas, mas não precisa beber até passar mal!

E o que comer? Bem, tenho certeza que nem só de frituras vivem os barzinhos hoje em dia. Opções com carnes podem ser uma boa ideia. Ou, se não resistir à batata frita, divida com os colegas, assim você come menos.

Situação 5 – Final do dia, o que jantar?

Depois de um dia cansativo em outra cidade, você quer ir logo para a cama, não é? Mas comer é preciso! Aproveite esse momento para buscar algo leve e saudável para comer por perto do hotel, para não perder muito tempo.

Se houver um shopping no caminho, ótimo! É um local com inúmeras opções e tenho certeza de que você achará uma comida saudável e gostosa. Fuja de fast food e invista em pratos de comida mesmo.

cuidado com as quantidades: muitos vêm bem servidos, então lembre-se de respeitar sua fome e não necessariamente “raspar” o prato.

Ah, e nada de refrigerante ou sucos artificiais: prefira água ou sucos naturais.

Outra ideia é ver se o hotel oferece opções de jantar. Algumas boas ideias para um jantar leve e saudável são:

  • omelete
  • sopa
  • salada com frango ou carne.

Dica extra: às compras!

Eu sei, tempo não está sobrando. Mas, se tiver um supermercado pertinho do hotel, porque não dar uma passada lá?

Especialmente se a viagem durar vários dias, pode ser interessante comprar algumas frutas fáceis de comer, como maçã e pêra, ou alguns snacks saudáveis para não passar aperto.

Selecionamos algumas dicas de snacks industrializados saudáveis pra você fazer boas escolhas no mercado: 10 opções de snacks saudáveis para deixar na gaveta do escritório

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como manter uma alimentação saudável em viagens, compartilha com seus colegas que também vivem para lá e para cá Brasil (e mundo) afora!

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015. Tem pós-graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Positivo (2017).

Veja todos os posts de Natali Carol Fritzen