fbpx

Coma frutas! Frutas te deixam mais feliz :)

Frutas te deixam mais feliz

De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Public Health, comer oito porções de frutas e vegetais por dia pode levar as pessoas a uma maior sensação de felicidade e bem estar, equivalente à observada em pessoas desempregadas quando conseguem um emprego. Maravilha né?! Alimentos simples como verduras e frutas te deixam mais feliz!

Como foi o estudo?

Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, e da Universidade de Queensland, na Austrália, analisaram a dieta e o bem-estar de 12.385 adultos para compreender os efeitos psicológicos de comer mais frutas e legumes.

Ao longo de dois anos de acompanhamento, os participantes relataram a quantidade consumida desses alimentos e informaram seu nível de satisfação com a própria vida, em uma escala de 0 a 10.

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram seu consumo de frutas e verduras ao longo do estudo também apresentaram um aumento no nível de satisfação com a vida, de felicidade e bem-estar.

Naqueles que saíram de um consumo zero de frutas e vegetais para oito porções diárias, o aumento na satisfação de vida foi equivalente ao de pessoas que saíram do desemprego.

Por quê as verduras e frutas te deixam mais feliz?

Ainda não se sabe com certeza porque isso acontece, mas os pesquisadores acreditam estar relacionado aos antioxidantes presentes nas frutas e verduras.

Pesquisas anteriores sugerem que maiores níveis de carotenoides, encontrados em legumes como a cenoura, por exemplo, estão associados a um aumento do otimismo.

Outros estudos também sugerem que o aumento da ingestão de vitamina B12, também presente em frutas e vegetais, pode aumentar a serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do humor.

Os pesquisadores afirmam que os resultados já eram esperados, uma vez que o consumo de frutas e verduras tem sido relacionado em estudos a diversos benefícios, como um menor risco de doença cardíaca e câncer, além de auxiliar no controle do peso e na pressão arterial.

Frutas te deixam mais feliz, e se elas derem também um empurãozinho no seu emagrecimento?

Maravilha, né?! Confira as Top 10 Frutas que ajudam a emagrecer!

Aqui no Brasil, estudos mostram uma baixa prevalência da população brasileira no consumo de frutas, independente da idade ou região do país. Além disso, 90 % dos brasileiros não consomem a quantidade de frutas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde: 400 g por dia.

Fontes de vitaminas e minerais, vegetais e frutas devem ser consumidos todos os dias em pelo menos cinco porções.

Se essa regra ainda não faz parte da sua rotina, confira algumas dicas para incluir:

  • Prefira sucos naturais: No lugar do refrigerante tome suco natural. Você pode misturar com couve ou espinafre, por exemplo. Crie receitas misturando frutas + legumes + verduras.
  • Tenha sempre frutas na bolsa: Transportar frutas ou pequenos legumes para o trabalho pode ser uma excelente alternativa. Invista na maçã ou nas cenouras do tipo mini, que são muito resistentes.
  • Inclua frutas no café da manhã: Tente começar a primeira refeição do dia com uma porção de frutas. Não é preciso deixar de comer o pão para comer uma fruta. Coma de tudo sem exageros!
  • Invista nas sopas: Que tal tomar uma sopa bem gostosa? Você pode incluir uma proteína (frango desfiado, carne moída) e vários tipos de verduras e legumes. Aprenda a fazer uma sopa saudável e cheia de felicidade clicando aqui!
  • Inclua frutas, verduras e legumes nas suas receitas: Vai fazer um macarrão? Rale cenoura ou abobrinha e coloque no molho. Já comeu farofa com pedaços de maçã? Ou, que tal, salada com pedaços de frutas? Misture couve ou espinafre picados ao feijão. Inclua o espinafre no omelete.
  • Coma salada pelo menos uma vez ao dia: Comer salada é uma ótima maneira de adicionar nutrientes ao seu dia. Especialmente nos dias de calor, este prato leve e pouco calórico pode ser uma boa opção de almoço ou jantar. Misture os alimentos corretos para criar uma salada saborosa e nutritiva que valem por uma refeição completa. Confira aqui como montar uma salada saudável!
Referências

Are fruit and vegetables good for our mental and physical health? Panel data evidence from Australia Redzo Mujcic The University of Queensland 8. October 2014

Comer frutas e vegetais aumenta a felicidade. Disponível em: http://veja.abril.com.br/saude/comer-frutas-e-vegetais-aumenta-a-felicidade/. 17/10/2016

Giana M. Ross Toledo Nutricionista

Giana M. Ross Toledo

Nutricionista | CRN 8-1385

Formada em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina (UNIFIL) desde 2000 e pós-graduanda em Gestão de Qualidade de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2002.

Veja todos os posts de Giana M. Ross Toledo