fbpx

Equipe saudável e produtiva: Hábitos alimentares dos colaboradores influenciam a produtividade da empresa

Equipe saudável e produtiva: Hábitos alimentares dos colaboradores influenciam a produtividade da empresa

Hoje em dia, a maioria das pessoas possui uma alimentação inadequada e desbalanceada nutricionalmente. A rotina alimentar, por muitas vezes, é composta por inúmeros produtos industrializados e junk food, e a ingestão de frutas, legumes e verduras é praticamente nula. E os hábitos alimentares dos colaboradores na maioria das vezes não fogem disso… Eles chegam a passar horas e horas sem se alimentar, pouco se hidratam e essas atitudes acabam impactando diretamente na qualidade do sono, nível de atenção, irritabilidade, disposição e na produtividade.

Saúde dos colaboradores X Vantagens para empresa

Aspectos como alimentação, sedentarismo, tabagismo, qualidade do sono, bem-estar físico e emocional podem impactar positivamente ou negativamente na saúde dos colaboradores

Para garantir as melhores condições de saúde, a melhor estratégia é a prevenção.

O setor de RH deve trabalhar com enfoque na saúde e não na doença. Isso porque uma atitude preventiva reduz consideravelmente os custos nas empresas, pois muitas vezes evitam que o colaborador busque especialistas de forma desnecessária, assim como reduz a busca por atendimentos mais complexos e de alto custo.

E se eu te contar que existem ações que podem contribuir positivamente com esse cenário, além de ajudar a melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores e consequentemente gerar benefícios para a empresa?

Exatamente, investir na qualidade de vida dos colaboradores é fundamental para prevenção de doenças.

Devemos levar em consideração que o que mais determina a saúde de uma pessoa é o aspecto comportamental e que é possível melhorar a saúde e bem-estar físico, mental e emocional das pessoas através de uma boa alimentação.

Quais ações tomar?

No ambiente corporativo, ações de reeducação alimentar e mudança do comportamento alimentar são muito eficazes para estimular a melhoria do padrão alimentar de uma equipe e os resultados para a empresa são incríveis.

Eu, por exemplo, realizo atendimento nutricional em empresa e também atendo como autônoma em consultório particular. E é nítida a diferença no quesito motivação, quando atendo várias pessoas de uma mesma área ou uma mesma equipe da empresa, pois estas pessoas estão sempre juntas. Os colaboradores normalmente almoçam nos mesmos locais ou estão perto um dos outros em algumas refeições como: café da manhã e lanches intermediários.

Dessa forma, ao adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, essa mudança gera o aumento de interação entre os colaboradores, que se espelham nos colegas que estão se alimentando bem, tendo bons resultados e acabam se incentivando entre si. Além disso, juntos, acabam corrigindo e alertando sobre alguns comportamentos inadequados.

Como estimular uma alimentação saudável no ambiente de trabalho?

Com a rotina de trabalho, boa parte das refeições dos colaboradores são realizadas fora de casa. Dados apontam que em média 70% dos trabalhadores almoçam fora de casa todos os dias. O hábito de comer em restaurantes, principalmente os que oferecem uma grande variedade de opções, pode influenciar nas escolhas das pessoas, já que poucas pessoas consideram a oferta de pratos saudáveis como fator prioritário na hora de escolher o local da refeição.

Além disso, as pessoas relatam muita sonolência, indisposição e cansaço após as refeições, muitas vezes, em função de escolhas alimentares inadequadas, como ingestão elevada de comidas gordurosas, frituras e pratos com poucos nutrientes, como vitaminas e minerais.

Isso nos mostra que melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores é uma estratégia muito importante.

Para promover a mudança de comportamento alimentar, é fundamental que os colaboradores realizem um acompanhamento nutricional ou participem de ações voltadas para reeducação alimentar com a participação de nutricionistas capacitados. Eles irão conduzir um acompanhamento efetivo, estimulando uma relação saudável com a comida e também ajudando na prevenção e tratamento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Leia mais: O gigante impacto das doenças crônicas para as empresas

Investir em programas de reeducação alimentar e qualidade de vida garantem:

  • Bem-estar dos colaboradores
  • Aumento da produtividade
  • Diminuição no número de faltas ou atrasos por motivos de saúde
  • A melhor forma de prevenir doenças
  • Diminuição da sinistralidade dos planos de saúde
  • Redução de custos para a empresa

A Energié pode ajudar a sua empresa! Oferecemos um serviço diferenciado para cuidar da nutrição da sua equipe. Nos preocupamos com a alimentação e saúde das pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho.

O atendimento nutricional dentro das empresas permite um conhecimento mais amplo da rotina e dos hábitos dos colaboradores e o nutricionista pode contribuir com a mudança de hábitos dos colaboradores, atuando como um guia ou facilitador da mudança de comportamento. Dessa forma, é possível promover mudanças tanto individuais quanto coletivas na empresa, de acordo com a realidade da sua empresa.

Quer saber mais sobre os serviços da Energié? Clique aqui!

E conte conosco para promover mais saúde e qualidade de vida para sua empresa.

Referências

ABQV. Jornada de Qualidade de Vida abordou o papel das Empresas na Promoção da Saúde. Disponível em: <http://www.abqv.org.br/Noticias/NoticiaDetalhe?idNoticia=478>. Data de acesso: 30/04/2019

Ogata.AJN. Temas Avançados em Qualidade de Vida: Enfrentamento dos Fatores de Risco Para Doenças Crônicas no Brasil. Londrina: Midiograf, 2018.

Mirelli Dantas Andrade

Nutricionista | CRN 3-41051

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2013, especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada AVM desde 2015 e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Possui aprimoramento profissional em nutrição clínica pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Possui aprimoramento profissional em Nutrição Clínica pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e formação em Coaching de Saúde e Coaching Nutricional pela Nutrition Coaching. Atua como consultora de Nutrição, oferecendo hábitos mais saudáveis para que a qualidade de vida e produtividade seja prioridade para empresários.

Veja todos os posts de Mirelli Dantas Andrade