26 de Março – Dia do Cacau

energie_diacacau-blog O cacaueiro é uma planta nativa das florestas quentes e úmidas americanas. Seus frutos são bastante variados quanto à forma, aparência e coloração e pendem ao longo de todo o tronco da árvore. É comercialmente explorado para a produção de sementes destinadas ao preparo de derivados e subprodutos do cacau, podendo ser transformado em cosméticos, bebidas finas, geléias, sorvetes, sucos e, sobretudo na sua forma mais popular, o chocolate.
Conheça as substâncias benéficas para saúde:

Manteiga de cacau: obtida das sementes da fruta, é uma gordura vegetal que contém antioxidantes. Além disso, a manteiga de cacau é rica em ácidos graxos saturados e insaturados, que servem para diminuir o colesterol total e os triglicerídeos e aumentar o colesterol bom (HDL). Polifenóis: são substâncias antioxidantes e vasodilatadoras, que ajudam na redução da arteriosclerose. Alcaloides (cafeína e teobromina): são substâncias que estimulam o sistema nervoso, melhoram a concentração e proporcionam energia. Flavonoide: essa substância presente na semente do cacau age como protetor cardiovascular. O flavonoide diminui a incidência e o desenvolvimento da arteriosclerose, endurecimento e espessamento da parede das artérias. Ela funciona como um filtro sanguíneo, que ajuda na redução da formação de placas de gordura e estimula os receptores do fígado na captação do colesterol ruim (LDL), transformando-o em substâncias benéficas para o bom funcionamento do coração. Confira abaixo um infográfico sobre os Chocolates: info-chocolate Agora que você já sabe os benefícios que o cacau proporciona, corre lá fazer essa receita deliciosa:
Tortinha de Cacau

Ingredientes Massa
1/2 xícara (chá) de avelãs torradas;
1 colher (sopa) de cacau em pó;
1 colher (sopa) de óleo de coco;
1 colher (sopa) de mel;
Recheio
4 colheres (sopa) de cacau em pó;
3 colheres (sopa) de mel;
2 colheres (sopa) de óleo de coco.
Modo de fazer Bata todos os ingredientes da massa em um processador ou liquidificador para triturar levemente as avelãs. Modele a massa em forminhas de silicone (ou com fundo removível). Leve ao congelador por 15 minutos. Misture todos os ingredientes do recheio em uma tigela com uma colher. Retire as tortinhas do congelador e recheie-as imediatamente. Podem ser servidas na hora ou mantidas na geladeira. Outras opções de recheio são geleias ou iogurte com frutas frescas.
Texto por Amanda Duarte Nutricionista – CRN 9098/P

Fonte da Imagem: G1.com.br