fbpx

Vai viajar? 8 lanches saudáveis para levar à praia!

lanches saudáveis para levar para a praia

Passar o dia na praia durante um dia de sol, relaxando na companhia dos amigos ou da família é uma ótima pedida no verão! E quando bate aquela fominha, raramente temos opções saudáveis a nossa volta, não é mesmo? E além de serem mais calóricas, gordurosas e menos nutritivas, quase sempre as refeições oferecidas na praia são bem mais caras.

Levar a sua própria comida pode garantir energia e disposição sem pesar no bolso e na balança. Por isso, separamos 8 lanches saudáveis para levar à praia e matar a fome de forma prática!

1. Frutas

As possibilidades são diversas: maçã, banana, pêssego, uvas, cerejas, mexerica… As frutas podem ser levadas já picadas em recipientes fechados, e se for esse o caso, pingue um pouco de limão nas frutas como a maçã e banana para evitar que escureçam. Uvas sem caroço congeladas são uma opção refrescante e nutritiva!

2. Milho cozido

Muitas vezes na praia encontramos milho cozido para vender, mas não temos certeza da segurança alimentar desse alimento, principalmente da manteiga utilizada, que pode ter ficado horas fora de refrigeração. Para não correr risco de contaminação, você pode levar o milho cozido da sua própria casa. Para dar mais sabor, azeite, sal e ervas desidratadas são boas opções.

3. Legumes fatiados

Outra opção leve, refrescante e prática são a cenoura e o pepino cortados em palito, e o tomate cereja. É só lavar, colocar em um recipiente fechado e guardar no cooler, para mantê-los frescos. Para temperar, sal marinho, sal rosa ou flor de sal. Você também pode preparar chips de forno com batatas, abobrinha, cenoura, beterraba… É só fatiar os legumes bem fininhos e levar ao forno por cerca de 40 minutos.

4. Sanduíches naturais

Dependendo de como são montados, os lanches podem substituir uma refeição. Seguem algumas opções deliciosas:

  • Pão sírio integral + homus + tomate;
  • Pão de milho + creme de ricota light;
  • Pão de batata light + queijo cottage;
  • Pão de forma integral + requeijão light + tomate cereja + manjericão;
  • Pão de forma multi grãos + tahine (pasta de gergelim integral) + cenoura ralada;
  • Pão de forma integral + atum light + gotinhas de limão + pepino japonês;
  • Pão integral + molho pesto + rúcula + tomate.

5. Biscoitos integrais

Por serem alimentos secos, que não necessitam de refrigeração, os biscoitos integrais podem ser uma boa opção. Fique sempre de olho na lista de ingredientes, se a farinha integral ou cereais integrais não estiverem na primeira posição da lista não se trata de um produto realmente integral!

6. Castanhas e frutas secas

Você pode fazer seu próprio mix: basta misturar 1 xícara de café de cranberry ou goji berry desidratado com 1 xícara de café de uva-passa (opcional, muita gente não gosta) + 2 damascos secos picados + um punhado de semente de abóbora + um punhado de semente de girassol + 1 punhado de amêndoas sem sal + um punhado de castanha de caju (de preferência cruas e sem sal) + duas castanhas do Pará picadas.

7. Torta de liquidificador

Essa receita é muito prática e versátil. Depois de pronta e fria, é só cortar a torta em pedaços e colocar em um recipiente bem fechado ou embrulhar no papel-alumínio.

Ingredientes da Massa:

  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Deixe separada a assadeira untada com óleo e farinha de trigo; Bata todos os ingredientes da massa no liquidificado. Para o recheio, use a imaginação, pode ser frango, atum, carne desfiada, queijo. E para incrementar o recheio, use cenoura ralada, milho, azeitona, ervilha. A dica para o recheio ficar delicioso é refogá-lo em cebola e alho, fritos no azeite. Na montagem, coloque metade da massa na assadeira untada, depois despeje o recheio por cima e mais uma camada de massa. Para finalizar, salpique parmesão ralado por cima da torta antes de assar. Coloque para assar no forno preaquecido a 200º durante 45 minutos ou até dourar.

8. Petisco de tapioca

Mais um dos lanches saudáveis para levar à praia, os Dadinhos de Takioca são saborosos, douradinhos e super práticos.

Ingredientes:

  • 250 g de queijo de coalho ralado
  • 250 g de tapioca granulada
  • 500 ml de leite fervendo
  • Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, junte o queijo de coalho e a tapioca. Despeje o leite fervendo, misture bem e tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano. Deixe esfriar um pouco. Transfira a mistura para um refratário e cubra com filme plástico, apertando bem. Leve à geladeira para endurecer, por aproximadamente três horas. Corte em cubos e grelhe de todos os lados, em uma frigideira antiaderente.

Confira essas dicas importantes para os lanches na praia!

  • Para evitar os beliscos, leve porções pequenas em saquinhos tipo Ziplock ou mesmo potinhos menores, o que também protege os alimentos da areia.
  • Fique atento a conservação dos alimentos! Opções como lanches naturais com frios ou maionese, queijos, outros laticínios e frutas picadas precisam ser armazenados em coolers, sacolas térmicas ou isopores e serem consumidos o quanto antes, pois podem estragar.
  • Hidrate-se! Seja com água mineral ou uma água de coco geladinha, é importante se hidratar várias vezes no calor. Deixar a garrafinha com água no freezer no dia anterior para que ela vá descongelando ao longo do dia pode mantê-la fresca por mais tempo.
Referências

http://www.giovanamorbi.com.br/veja-14-opcoes-de-lanches-saudaveis-na-praia-para-voce-manter-forma-nas-ferias/ http://receitas.ig.com.br/2014-01-17/lanches-para-comer-na-praia.html

Letícia Watanabe Ribeiro

Nutricionista | CRN 3-41511

Formada em nutrição pela Universidade de São Paulo desde 2014 e coleta mais de três anos de experiência na área, atuando na reeducação alimentar em empresas que procuram aumentar seu desempenho com a mudança de cultura.

Veja todos os posts de Letícia Watanabe Ribeiro