O que é o BCAA?
É um suplemento formado por três aminoácidos essenciais de cadeia ramificada e por isso BCAA é a abreviação de Branched-Chain Amino Acids. Eles são considerados essenciais porque não são produzidos pelo nosso organismo e por este motivo devem ser inseridos por meio da alimentação. A suplementação precisa ser orientada por um profissional nutricionista.
São eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Estes três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular.
Fontes alimentares: carne vermelha, frango, laticínios e ovos, queijos e nas proteínas vegetais.
Para quem é indicado?
Sabemos que a ingestão de proteínas é fundamental para otimizar os resultados em relação ao ganho de massa muscular, assim como a realização correta dos exercícios é fundamental para esse processo. As proteínas são quebradas em aminoácidos no nosso organismo, por isso tem se tornado relevante a suplementação de alguns aminoácidos, como os BCAA, ou até mesmo somente da leucina para evitar a perda de massa magra ou sarcopenia, que é definida como redução de massa muscular e força associada à idade.
BCAA para ganho de massa muscular
Os BCAA são os principais reguladores da síntese proteica muscular, pois servem como transportadores de nitrogênio, nutriente que atua na síntese de outros aminoácidos necessários para a produção de novas fibras musculares. Contudo, o efeito do BCAA sobre a síntese proteica muscular pode ser atribuído, especificamente ao aminoácido leucina, uma vez que, segundo estudos o fornecimento de leucina isoladamente estimulou a síntese proteica muscular na mesma intensidade dos BCAA. Isso porque a leucina exerce os seus efeitos anabólicos através da ativação de uma proteína quinase denominada mTOR (mammalian Target of Rapamycin – mTOR).
Atherton e colaboradores desenvolveram um estudo que avaliou que a ingestão de uma bebida com baixa concentração de proteína (<10g) enriquecida com leucina após uma sessão de exercício de resistência poderia potencializar a resposta anabólica em indivíduos idosos, ativando os componentes da via mTOR.
Quais os benefícios do BCAA?
Os principais benefícios dos BCAA são: diminuir os danos musculares resultantes da prática esportiva, acelerar a recuperação muscular, estimular a síntese de proteínas e reduzir a fadiga.