Intercalar pequenos lanches entre as refeições é um hábito saudável, que ajuda a manter o metabolismo funcionando e a controlar a fome nas refeições principais. Pensando em resolver a dificuldade do consumidor de levar lanches de casa para o trabalho, vem surgindo no mercado inúmeros produtos que prometem praticidade aliada a um apelo “fit”, como é o caso dos biscoitos integrais.
Mas a questão é: será que realmente é um biscoito integral de verdade?
Como explicamos na matéria sobre como escolher pães realmente integrais, o segredo está em ler o rótulo e procurar opções que sigam as seguintes descrições:
- Não contém farinha branca na Lista de Ingredientes (“farinha enriquecida com ferro e ácido fólico”)
- É rico em fibras, segundo as Informações Nutricionais (≥ 3g a cada 50g do produto)
- Não contém açúcar na Lista de Ingredientes, ou contém no máximo um dos seguintes tipos: açúcar mascavo, mel ou edulcorantes
- Contém baixo teor de sódio, segundo as Informações Nutricionais (próximo de 5% do VD)
- Não tem uma lista longa de conservantes e outros aditivos químicos dentre os Ingredientes
E analisando tudo isso, será que todos podem ser chamados de biscoito integral de verdade? Veja um resumo abaixo e depois a explicação detalhada dos rótulos e ingredientes!
Então, vamos analisar abaixo os rótulos desses biscoitos:
INGREDIENTES: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal hidrogenada, farinha de trigo integral, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos: fosfato monocálcico, bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio. CONTÉM GLÚTEN.
É um biscoito integral de verdade? O único quesito desse produto que vai de acordo com nosso Checklist é a pequena lista de aditivos químicos, não se tratando de um biscoito integral de verdade. Além disso, contém gordura vegetal hidrogenada, que é um tipo de gordura trans, muito maléfica à saúde.
O que acontece é que a Resolução RDC nº 360/2003 da ANVISA permite que os produtos que têm menos de 0,2g desse tipo de gordura por porção tragam no rótulo a declaração 0% gordura trans, pois é considerada uma quantidade não significativa. Mas de pouco em pouco é fácil atingir o limite seguro máximo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de até 2g por dia.
INGREDIENTES: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, gordura vegetal, açúcar, açúcar invertido, farinha de centeio integral, sal, farinha de cevada integral, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico, corante caramelo, emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE CENTEIO, CEVADA, LEITE, SOJA E TRIGO. PODE CONTER AVEIA E GERGELIM.
É um biscoito integral de verdade? Esse biscoito, apesar de ser rico em fibras (1,5g de fibra em 21g de produto), não pode ser considerado um biscoito realmente integral, pois o primeiro ingrediente da lista é a farinha refinada! Além disso, contém mais de um tipo de açúcar e aditivos químicos como corante, emulsificante e melhorador de farinha.
INGREDIENTES: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar invertido, polidextrose, gordura vegetal, farinha de trigo integral, farinha de castanha de caju, chia, aveia, sal, linhaça marrom, quinoa vermelha, farinha de centeio integral, farinha de castanha-do-pará, fibra de aveia, fermentos químicos: bicarbonato de amônio (ins 503ii), bicarbonato de sódio (ins 500ii) e fosfato monocalcico (ins 341 i), aromatizante, realçador de sabor: glutamato monossódico (ins 621), emulsificante: lecitina de soja (ins 322) e melhorador de farinha: metabissulfito de sódio (ins 223). CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM CASTANHA DE CAJU, CENTEIO, CASTANHA DO PARÁ, AVEIA E DERIVADOS, DERIVADOS DE TRIGO E DE SOJA. PODE CONTER CEVADA, AMENDOIM, AMÊNDOA, AVELÃS, GERGELIM, LEITE, NOZES E OVOS.
É um biscoito integral de verdade? Essa opção é bastante rica em fibras, o que é interessante, mas também não pode ser considerado realmente integral, já que a farinha refinada aparece em primeiro lugar! E a lista de aditivos químicos desse produto é ainda maior, bem como a quantidade de sódio, que são critérios igualmente importantes para escolhas mais saudáveis.
INGREDIENTES: Farinha de Trigo Fortificada com Ferro e Ácido Fólico, Creme de Milho, Farinha de Arroz, Açúcar, Farelo de Trigo, Amido, Composto Lácteo (leite em pó desnatado, concentrado protéico de soro de leite e leite em pó integral), Farinha de Aveia, Sal, Regulador de Acidez Carbonato de Cálcio (INS 170i) e Fermento Químico Bicarbonato de Sódio (INS 500ii).
CONTÉM GLÚTEN. Contém leite ou derivados. Contém traços de nozes, amendoim e coco.
É um biscoito integral de verdade? Essa opção não traz a farinha de trigo integral na composição e, mais uma vez, a farinha refinada é a primeira na lista de ingredientes, não sendo um biscoito realmente integral! Apesar disso, é rica em fibras e tem baixo teor de gorduras e de sódio.
INGREDIENTES: Farinha de Trigo Fortificada com Ferro e Ácido Fólico, Gordura Vegetal, Açúcar, Farelo de Trigo, Açúcar Invertido, Sal, Fermentos Químicos Bicarbonato de Amônio (INS 503ii) e Bicarbonato de Sódio (INS 500ii), Acidulante Ácido Láctico (INS 270), Melhoradores de Farinha Protease (INS 1101 i) e Metabissulfito de Sódio (INS 223); e Enzima Xilanase. CONTÉM GLÚTEN. Contém traços de leite ou derivados, nozes, amendoim e coco.
É um biscoito integral de verdade? Além de ter a farinha refinada como primeiro ingrediente da lista, a quantidade de gorduras totais e saturadas é a maior encontrada entre os produtos que avaliamos, e a quantidade de fibras é a segunda menor. Portanto não pode ser considerado realmente integral.
INGREDIENTES: Cereais 70% [farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e cereais integrais 25% (aveia em flocos, farinha de trigo integral, farinha de centeio e farinha de cevada)], açúcar, óleo vegetal, leite em pó integral, minerais: cálcio, magnésio e ferro, sal, soro de leite em pó, leite em pó desnatado, vitaminas: vitamina E, vitamina B3 e vitamina B1, aromatizantes, fermentos químicos: bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico e emulsificantes: ésteres de ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos e lecitina de soja. Contém trigo e leite. CONTÉM GLÚTEN.
É um biscoito integral de verdade? Nesse caso, a quantidade de farinha integral ou cereais está explícita na lista de ingredientes: apenas 25% do total de cereais. Ou seja, mais um biscoito que não é integral!
INGREDIENTES: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, aveia em flocos, gordura vegetal, margarina, cacau em pó, flocos de arroz, açúcar invertido, leite integral, farinha de trigo integral, polidextrose, extrato de malte, sal, mel, aromatizantes, emulsificante: lecitina de soja (ins 322) e fermentos químicos: bicarbonato de amônio (ins 503ii) e bicarbonato de sódio (ins 500ii). CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE: AMENDOIM, AMÊNDOAS, AVELÃ, CASTANHA DE CAJU, CENTEIO, GERGELIM, NOZES E OVO E DERIVADOS.
É um biscoito integral de verdade? Mais uma vez, a farinha refinada em primeiro lugar. E o açúcar em segundo! Além disso, há uma associação de quatro tipos de açúcar: açúcar, açúcar invertido, extrato de malte (maltose) e mel. Apesar de conter cereais e fibra adicionada (polidextrose) que conferem ao produto um bom aporte de fibras, não é um biscoito integral de verdade!
Integrais, só que não! Mas POR QUÊ?
Segundo especialistas, a principal razão para a indústria continuar se utilizando de farinhas refinadas é econômica. Além de serem mais palatáveis para o consumidor pouco acostumado com alimentos integrais, os produtos refinados têm maior tempo de prateleira, já que a diminuição de nutrientes pelo processo de refinamento prolonga a duração do produto, o que acaba por reduzir os custos operacionais.
A verdade é que a Resolução nº 263/2005 da ANVISA, que regulamenta os produtos feitos à base de farinhas, cereais e farelos, não traz nenhuma orientação a respeito do assunto. O uso de alegações como “integral” por parte dos fabricantes é voluntário, e não configura ilegalidade. Em resposta oficial ao Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a ANVISA informou que está iniciando um processo regulatório neste ano, para revisar a norma em questão.
O jeito é cobrar das autoridades e continuar de olho nos rótulos!
Veja Exemplos de Biscoitos Realmente Integrais!
INGREDIENTES: Farinha de trigo integral rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, malte, leite em pó, sal, fermento biológico e fermentos químicos: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico. CONTÉM GLÚTEN.
INGREDIENTES: Farinha de trigo integral rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, malte, leite em pó, sal, fermento biológico e fermentos químicos: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico. CONTÉM GLÚTEN.
INGREDIENTES: Aveia em flocos, farinha de trigo integral, açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, mel, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio e bicarbonato de sódio, emulsificante lecitina de soja e antioxidante TBHQ. CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA E DERIVADOS DE SOJA E TRIGO. PODE CONTER CENTEIO, CEVADA E LEITE.
INGREDIENTES: arroz integral, sal. NÃO CONTÉM GLÚTEN
INGREDIENTES: farinha de trigo integral, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, óleos vegetais (milho e ou girassol e ou algodão), melado de cana, gergelim, amido, linhaça, extrato de malte, sal light, vitaminas (C, E, A e D), agentes de crescimento (fosfato monocálcico, bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio) e emulsificante natural lecitina de soja. CONTÉM GLÚTEN.
As Vantagens dos Integrais DE VERDADE!
- Por conter mais fibras, o alimento integral é absorvido mais lentamente pelo organismo, aumentando a sensação de saciedade. Isso ajuda a controlar a ingestão de calorias e, assim, a prevenir o ganho de peso.
- As fibras do tipo insolúvel (presentes em farelo de trigo, frutas, legumes e verduras) auxiliam no trânsito intestinal. Elas favorecem um tipo de fermentação que diminui o pH do intestino, o que ajuda na digestão.
- O consumo de fibras também favorece a redução da pressão arterial (prevenindo a hipertensão), do nível de glicemia no sangue e auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares.
- Alimentos integrais contêm micronutrientes (como vitaminas e minerais) que seriam eliminados no processo de refinamento. O arroz integral, por exemplo, tem vitamina A, enquanto o branco não tem.