No dia 1 de Fevereiro é comemorado o Dia do Tomate, alimento considerado essencial para uma dieta equilibrada. A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo à civilização Inca do antigo Peru, por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade do fruto. Atualmente, o tomate é consumido no mundo todo e agrada ao paladar em forma de tortas, sucos, saladas, cremes, molhos e sopas. Mas além do sabor marcante e gostoso, apresenta uma composição nutritiva muito especial. O tomate é um alimento rico em vitaminas do complexo A, vitamina C e minerais importantes, como o potássio, magnésio, ácido fólico e cálcio. Para completar a lista dos nutrientes, há ainda o licopeno, um carotenóide que confere a cor vermelha ao fruto e é um importante antioxidante. O licopeno atua retardando o envelhecimento, prevenindo alguns tipos de câncer e combatendo radicais livres. Também auxilia nos cuidados com o sistema cardiovascular e melhorando a circulação sanguínea. Como esta substância é absorvida melhor na presença de gorduras saudáveis, a adição de uma pequena dose de gordura monoinsaturada (como o azeite de oliva) facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Outra característica que aumenta a biodisponibilidade do licopeno é preparar o alimento cozido. No tomate cru a biodisponibilidade é em torno de 13%, enquanto que este mesmo, cozido, sobe para 70%. Conheça os quatro tipos mais consumidos pelos brasileiros:
Santa Clara: conhecido também como híbrido do Santa Cruz ou Débora, essa é variedade mais comum e de baixo custo. Na culinária, é usado para saladas e molhos.
Caqui: de tamanho maior e consistência mais firme, é ideal para uso em saladas e lanches.
Italiano ou Saladette: de formato mais comprido, é comercializado bem maduro e utilizado principalmente em molhos.
Cereja: essa variedade é pequenina e ideal para saladas e aperitivos.
Para aproveitar todos os benefícios do tomate, consuma uma unidade média do fruto ou uma concha de molho diariamente. É possível variar nas preparações e manter sua dieta equilibrada.
Por Amanda Duarte – CRN 9098/P