A Cranberry é uma fruta vermelha, de sabor azedo, cultivada em alguns países da América do Norte. É pouco conhecida no Brasil, mas que vem sendo alvo de inúmeras pesquisas na prevenção de infecções urinárias.
Assim como as outras “frutas vermelhas”, é rica em vitaminas A, C e D, além de antioxidantes, que têm como principal função estabilizar e combater radicais livres, ajudando na prevenção de câncer e doenças do coração.
No Brasil, a cranberry é encontrada na forma de sucos, frutas secas, geleias, comprimidos manipulados e em cápsulas gelatinosas.
Cranberry no combate à Infecção urinária
A crescente popularização da cranberry começou por aqui quando estudiosos americanos mostraram que uma de suas substâncias (proantocianidina) ajuda a impedir a adesão de bactérias na parede da bexiga, principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.
Acredita-se que 30 a 50% das mulheres já tiveram algum problema de infecção urinária depois do início da vida sexual. As pesquisas vêm demonstrando que mulheres com infecções urinárias que passaram a tomar o suco desta fruta regularmente, têm menos infecções urinárias de repetição.
Outros estudos mostraram, ainda, que a cranberry pode exercer propriedades antimicrobianas, combatendo agentes como o H. pylori (bactéria que pode habitar as paredes do estômago), prevenindo úlceras no estômago e doenças periodontais (cáries). Porém os trabalhos ainda divergem sobre a dosagem diária necessária do suco para efetivamente surtir efeito.
Aproveite os benefícios da cranberry!
- Ajuda na prevenção do câncer
- Previne as doenças do coração
- Previne e auxilia no tratamento de infecções urinárias
- Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL)
- Combate o envelhecimento precoce
- Fortalece o sistema imunológico
- Possui propriedades antimicrobianas: Previne úlceras de estômago e cáries.
Quanto consumir?
Uma porção de 40 a 60 gramas já traz benefícios à saúde. Esse consumo pode ser feito na forma de fruta seca, sucos ou molhos.
Mas atenção: o excesso no consumo de cranberry assim como de outras frutas, pode causar desarranjo intestinal, pois contém grandes quantidades de fibras, o que acelera o trânsito intestinal.
O consumo regular de cranberry, pode ser um grande aliado à alimentação saudável e na prevenção de algumas doenças, como a infecção urinária.
Para maiores informações e orientações mais específicas, procure sempre um nutricionista.
Confira abaixo algumas receitas deliciosas feitas com a cranberry!
Geléia de Cranberry
Ingredientes:
- 250 gramas de cranberry
- 200 ml de suco de laranja
- Raspas de 1 laranja
- 1 colher de sobremesa de gelatina natural incolor
Modo de Preparo
Aqueça a fruta com o suco de laranja e adoçante de forno e fogão. Acrescente a gelatina e mexa até dissolver a fruta e a gelatina. Leve ao fogo até levantar fervura. Deixe cozinhar por 10 minutos. Leve à geladeira por 2 horas.
Suco de Cranberry
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 1 litro de suco de cranberry
- 200 ml de suco de laranja
- ½ abacaxi cortado em cubos
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Bolo de Coco e Cranberry
Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de coco ralado médio
- 1 xícara de cranberry desidratado
- 1/2 xícara de açúcar cristal ou demerara
- 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
- 2 a 2 1/2 xícaras de água em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos)
- 1 pitada de sal
Modo de Preparo
Em uma vasilha grande coloque as farinhas, o açúcar, o sal e o coco ralado. Misture bem e em seguida adicione a água aos poucos alternando com o óleo. Continue misturando bem os ingredientes, até formar uma massa homogênea e firme. Acrescente a xícara de cranberry misturando delicadamente na massa. Por último acrescente o fermento em pó apenas misturando sem bater. Coloque a massa em uma forma de buraco no meio untada e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura de 180C. Deixe assando por 30 minutos ou até que esteja douradinho por cima. Faça o teste do palito para ver se a massa esta bem assada.