A cada semana surgem novos produtos e tratamentos nos salões de beleza que prometem cabelos tão lindos quanto os da Gisele Bundchen, não é? Se você usa todos esses artifícios para deixá-los brilhantes e sedosos e mesmo assim não consegue, o que fazer?
Um dos motivos pode ser bem simples de resolver: melhorar a alimentação. Muitas vezes cuidamos demais dos cabelos de “fora pra dentro”, esquecendo que o “de dentro pra fora” conta muito.
Vamos ver alguns nutrientes relacionados à saúde capilar?
1. Proteínas
Alguns aminoácidos (elementos que compõem as proteínas), como a cisteína e metionina, são essenciais para a formação estrutural dos fios de cabelo.
Fontes: proteínas animais, como carnes, ovos e laticínios.
2. Ácidos graxos poli-insaturados
A deficiência de ômega 3 e ômega 6 na alimentação pode levar à queda e despigmentação do cabelo.
Fontes: peixes de água fria e seus óleos (atum, sardinha, arenque), óleo de semente de linhaça e óleos de cozinha (soja, milho, girassol).
3. Vitamina A
Atua no crescimento do cabelo e na síntese do colágeno, que deixa os fios hidratados.
Fontes: fígado, manteiga, leite integral.
4. Vitamina C
Auxilia na formação de colágeno e sua deficiência está associada à perda de cabelo.
Fontes: frutas cítricas (acerola, laranja, goiaba, kiwi, abacaxi) e folhas cruas de brócolis, couve e repolho.
5. Biotina
É uma vitamina do complexo B que previne queda de cabelo. Raramente temos deficiência de biotina, mas claro que investir em alimentos ricos nessa vitamina sempre é uma boa ideia.
Fontes: fígado, carnes, levedura de cerveja, germe de trigo e gema de ovo.
6. Zinco
É um dos minerais mais abundantes nos cabelos devido à sua importância na síntese de ácidos graxos e ceratina, substâncias que protegem o folículo piloso.
Fontes: castanhas, amêndoas, amendoim, frutos do mar e carne vermelha.
7. Catequinas
Substâncias que estimulam a circulação de sangue na raiz dos cabelos.
Fontes: chá verde, branco, vermelho, vinho tinto e frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo).
8. Silício
Também participa da formação de colágeno. Alguns estudos mostram que o consumo de silício pode aumentar o brilho e hidratação de cabelos e pele.
Fontes: alimentos ricos em fibras, como vegetais e cereais integrais.
9. Água
Essencial para o bom funcionamento do corpo inteiro, a adequada ingestão de água é primordial para cabelos bem hidratados! Vale água pura, água de coco ou chás sem açúcar. Fuja de bebidas gaseificadas e adoçadas.
10. Seu intestino funciona bem?
De nada adianta consumir os nutrientes acima em quantidades adequadas se o seu intestino não estiver saudável o suficiente para absorvê-los, não é? Se você não vai ao banheiro regularmente ou suas fezes apresentam variações de consistência e/ou frequência, você pode precisar de um tratamento para melhorar o funcionamento intestinal. Nesse caso, procure logo um nutricionista para te ajudar nessa questão.
As dicas acima são para a população em geral. Se você tem algum problema específico de saúde ou não come algum grupo de alimentos (como veganos, que não comem alimentos de origem animal, por exemplo), é necessário avaliar com um nutricionista o que pode estar deficiente na sua alimentação, ok?