Até alguns anos atrás, haviam pouquíssimas opções de achocolatados no mercado. Hoje, há uma infinidade. E, por ser um produto consumido diariamente pela maior parte das crianças, muitos pais tem se mostrado preocupados em buscar marcas que tenham uma composição melhor. É por isso que fizemos esse post! Para te ajudar a identificar se o achocolatado que você costuma comprar é saudável e para te dar ideias de marcas melhores.
Olhe a Lista de Ingredientes para saber se é um achocolatado saudável ou não!
Você já parou para imaginar de que são feitos os achocolatados? Para saber isso, precisamos olhar a lista de ingredientes, sempre lembrando que, por lei, eles estão em ordem decrescente, ou seja, do que mais tem para o que menos tem no produto. Para exemplificar, selecionamos uma das marcas mais famosas que encontramos no mercado.
Olha só os ingredientes:
Agora, vamos analizar a Tabela Nutricional!
Conclusão: A cada 20 gramas do produto, 15 gramas (75%) são açúcar!!! |
Confira nessa matéria a comparação entre os 4 achocolatados mais vendidos no mercado!
Uma boa ideia é preparar um achocolatado saudável em casa, com menos açúcar!
Receita de Achocolatado Saudável Caseiro
Ingredientes:
- 100g de cacau em pó (só cacau, sem açúcar)
- 70g de açúcar mascavo
Modo de preparo:
Misture o cacau em pó com o açúcar mascavo. Pode bater no liquidificador para misturar melhor. Depois guarde em um pote de vidro e vá usando como preferir.
Selecionamos algumas marcas que contém uma composição melhor, com substituição de açúcares refinados por açúcares de maior qualidade ou por adoçantes naturais:
- Chocoki, da Essencial
- Achocolatado Orgânico, da Monama
- Achocolatado Diet, da Stevita
A grande lição é que açúcares devem ser consumidos com moderação. Um docinho de vez em quando não faz mal algum, mas tanto açúcar todos os dias pode fazer mal sim! Além disso, é muito perigoso habituar o paladar das nossas crianças ao gosto excessivamente doce dos alimentos industrializados. A tendência é que queiram cada vez mais produtos açucarados e rejeitem o açúcar natural dos alimentos, como das frutas.
Por mais difícil que pareça negociar uma redução de açúcares com as crianças, acredite: o bem que estará fazendo à saúde delas é muito maior do que qualquer reclamação que você pode ouvir nesse primeiro momento.